Comunicação Inteligente: o que é e como implementar?

SCROLL DOWN

Empresas que buscam uma comunicação inteligente precisam explorar o potencial da conexão entre online e offline, afinal, o mundo é um só e está conectado. Dessa forma, será possível obter redução de custos e aumento de vendas. 

Porém, obter uma visão analítica e voltada à mensuração, essencial para desenvolver uma comunicação inteligente, ainda é um desafio para muitas empresas – e a adaptação à nova realidade precisa ser o mais rápida possível.

O que é comunicação inteligente?

Um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas, é lidar com a complexidade do mercado, sobretudo sua volatilidade. E isso envolve também seus esforços de comunicação.

Com a consolidação das mídias sociais digitais, passamos a viver em uma nova dinâmica que trouxe uma celeridade sem precedentes para a produção e distribuição de conteúdos. E essas mudanças impactaram também a forma como consumimos e nos relacionamos com as marcas.

As organizações precisam buscar formas para utilizar as informações e os dados disponíveis para engajar e conquistar sua audiência a partir dessas plataformas. E é exatamente disso que se trata a comunicação inteligente.

Como a comunicação inteligente funciona?

Como fazer isso em um universo digital em que foram gerados 40 trilhões de gigabytes de dados no último ano? A resposta está na inovação e no uso da tecnologia; em construir uma cultura data-driven, em que os dados ganham papel central em torno dos quais gravitam todas as frentes de atuação da empresa.

A comunicação inteligente se utiliza de metodologias e ferramentas para coletar e utilizar informações reais e seguras para a criação de estratégias mais eficientes. Isso envolve, entre outras coisas, Inteligência de Dados, Big Data e Inteligência Artificial.

Por meio dessas soluções e abordagens, as organizações deixam de lado as incertezas que esse volume gigantesco de dados poderia gerar e passam a contar com insumos fundamentais para aprimorar suas estratégias.

Isso porque as tecnologias permitem lidar com essas informações de maneira organizada. A Inteligência Artificial, por exemplo, organiza e extrai dos dados o conhecimento necessário para embasar decisões e ações voltadas para uma comunicação inteligente.

Com isso, os negócios aprofundam o conhecimento que tem acerca do seu público, podendo se comunicar de uma forma mais alinhada à sua persona e criar estratégias personalizadas de atendimento. E esse tipo de medida tem impacto direto na reputação da empresa, no crescimento das vendas e na fidelização dos clientes.

Como implementar a comunicação inteligente?

Comunicação Inteligente: o que é e como implementar?

A comunicação inteligente passa pela junção de metodologias, tecnologias e cultura organizacional. Ou seja, não basta ter dados, é preciso se certificar de que eles são seguros, saber o que fazer com eles e tê-los como cerne das estratégias.

Sem uma comunicação que seja inteligente e eficiente, o negócio não cresce de forma sustentável. Para que isso seja possível, porém, é importante que todas as áreas da empresas atuem de forma integrada, com um discurso alinhado e com objetivos em comum.

É essa integração que vai permitir uma comunicação ao mesmo tempo mais ágil e mais empática (e, claro, inteligente), atendendo as demandas das pessoas em todas as suas frentes. A seguir, damos algumas dicas para implementar a comunicação inteligente na sua empresa:

Entregue uma mensagem eficaz

A comunicação inteligente funciona por meio de dados reais e atualizados e, por conta disso, permite um conhecimento maior sobre o público-alvo da empresa. A partir das informações coletadas, torna-se mais fácil construir a persona do negócio.

Essa medida é muito importante para acertar o tom das mensagens compartilhadas pela organização e torná-las mais eficazes, distribuindo-as nas plataformas certas e com as abordagens mais adequadas.

Aliás, quando falamos em vendas, a comunicação inteligente relaciona-se diretamente com o chamado data storytelling. Como o nome sugere, trata-se do uso de dados para aumentar o poder de persuasão da mensagem da empresa e engajar os interlocutores.

Tenha cuidado com o posicionamento de marca

As estratégias de marketing precisam ser bastante robustas. Afinal, o que se deseja é educar o público em relação não somente às soluções que a empresa tem a oferecer, mas também ao setor em que ela atua.

Pratique a escuta ativa

A escuta ativa refere-se a, verdadeiramente, ouvir as demandas e necessidades do público. A ideia é utilizar as informações obtidas diretamente dos consumidores para desenvolver soluções que os atendam e que estejam mais alinhadas às suas expectativas.

Em um contexto digital, a escuta ativa demanda um monitoramento contínuo das menções à marca nas principais plataformas e canais de comunicação. Cada citação pode trazer insights valiosos, além de ajudar a identificar possíveis focos de crise.

Tenha o hábito de monitorar para aprender

A comunicação inteligente baseia-se em dados e exige uma cultura data-driven, então é natural que a empresa precise manter-se atenta às principais métricas e indicadores de performance.

De fato, é essencial monitorar essas informações para saber o que tem funcionado e o que precisa ser ajustado. Isso faz parte do processo de aprendizado contínuo a partir dos erros e acertos. O objetivo dessa medida é trazer mais eficiência à tomada de decisões e otimizar os processos internos.

Você precisa de ajuda para entender melhor o seu mercado e os seus consumidores? As soluções de Sales & Marketing da Neoway centralizam, organizam e entregam todos os dados que as empresas precisam para aplicar inteligência comercial aos negócios e criar estratégias mais eficientes. Acesse nosso site e conheça as ferramentas!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura