Serviços bancários: Através de dados Santander amplia o trabalho de prospecção de clientes

SCROLL DOWN

Um incremento de mais de 2.200 clientes em um ano, e um payback do contrato do investimento anual da Plataforma Neoway já no primeiro mês. Estes foram os principais resultados alcançados pelo Santander a partir da decisão de utilizar dados na prospecção de clientes para seus serviços bancários.

O case foi vencedor do prêmio do Neoway Advisor, entregue durante o Data Driven Business 2018, em Florianópolis nos dias 8 e 9 de março. Além do Santander, outros três cases de clientes da Neoway foram premiados: Göedert, Tigre e Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.

Resultados com adaptação para a área de serviços bancários

Dentro do Santander, a Plataforma Neoway foi usada como ferramenta de apoio a prospecção de clientes de alto potencial e oportunidade de negócio para correntistas, com o objetivo de identificar e fechar grandes negócios. A ferramenta, conforme o material apresentado no DBB, começou sendo usada para clusterização e segmentação.

Foram mapeados dados como faixa de faturamento, raio de atuação por agência e clientes pré-aprovados. “A área de modelo de atendimento que implantou o projeto para toda a estrutura comercial de gerentes”, contou Caroline Lopes, da equipe responsável pelo projeto e que apresentou o case no DDB.

A implantação da ferramenta para serviços bancários teve como foco clientes de alto potencial. “Empresas classificadas como médio porte e alto potencial de varejo é o que a gente busca para trazer para dentro de casa, para nosso atendimento”, explicou a executiva. Caroline contou ainda que através das várias formas de utilizar a plataforma de dados da Neoway, o Santander faz prospecção de clientes e identificação de novas oportunidades para já correntistas. “Também desenvolvemos o módulo de indicadores financeiros”, disse.

Entre janeiro de 2017 e fevereiro de 2018, além da captação dos mais de 2.200 novos clientes de Conta Corrente, outros resultados demonstram o acerto da estratégia de dados do Santander. As taxas de conversão, conforme o tamanho das empresas, foram de 1% (pequenas), 5% (médias) e 17% (grandes).

De acordo com o case apresentado, houve uma maior vinculação das contas originadas pelo uso da Plataforma Neoway. Na comparação, as contas de alto potencial tiveram maior origem via Neoway (73%), enquanto o “mar aberto” somou 27%. E também todas as curvas de abertura apresentam rentabilidade maior na Neoway, com receita prevista anual de R$ 19,4 milhões.

Em termos de oportunidade de negócio, entre os CNPJs consultados (correntistas) houve uma maior vinculação pelo uso da ferramenta da Neoway.

A maior diferença foi entre grandes empresas com 28% de vinculação ao banco e 55% com vinculação via Plataforma Neoway. Em termos de evolução do legado, foi registrado crescimento médio de 6% em aquisição e receita.

Em sua apresentação, Caroline Lopes compartilhou com a plateia como o Santander personalizou a plataforma para enquadrar com o ramo de serviços bancários. Ela também apontou qual é a estratégia de utilização da ferramenta em rede.

“Afinal, a gente tem uma estrutura muito grande e precisa educar todo mundo”, disse. Os desafios para implantação e as formas de engajar toda a equipe também foram destacados por ela. “Tivemos que mostrar e incentivar como trocar uma rotina antiga por uma mais eficaz”, disse.

Para o futuro, a intenção do Santander é potencializar cada vez mais a plataforma da Neoway dentro da instituição financeira. “Por parte da Neoway queremos enriquecer a plataforma com informações e explorá-las da melhor forma possível”, afirmou Caroline.

O que reforça este encaminhamento é o fato de que, entre janeiro e setembro de 2017, foram abertas 960 contas que tiveram origem no trabalho realizado a partir do uso da Plataforma Neoway.

Outro ponto destacado na apresentação do case do Santander foi o indicador de performance também aponta a perda menor nas contas geradas pela plataforma da Neoway.

“Por isso, o principal ponto e o mais gratificante para mim ao contar o case do Santander é poder interagir e ajudar outras empresas sobre como adaptar também a plataforma para diferentes tipos de negócio, como fizemos com serviços bancários“.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura