Compliance inteligente: como o Santander CACEIS obteve 78% de ganho de eficiência operacional

SCROLL DOWN

Uma das missões das empresas que trabalham com administração e custódia de ativos é cuidar de todas as etapas e responsabilidades inerentes aos fundos de investimento, seus cotistas, órgãos fiscalizadores e reguladores. 

Quem trabalha na área de compliance dessas instituições precisa realizar diligências constantes, analisar e mitigar conflitos de interesse e fazer um monitoramento contínuo para evitar riscos financeiros e reputacionais. Essa era a realidade do Santander CACEIS quando buscou as tecnologias e serviços da Neoway. 

Considerada uma das maiores administradoras de investimentos do país, a empresa é resultado de uma fusão realizada em 2019 entre o Santander e o banco francês Crédit Agricole. Com foco em custódia de ativos e administração fiduciária, o Santander CACEIS lida com grandes investidores institucionais e gestores de fundo e é referência no mercado de capitais.

Cenário – Case Santander CACEI

conheça o case santander CACEIS cenário

Após a fusão em 2019, o banco de custódia e administração fiduciária tinha o desafio de atender e se adequar às normas instituídas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Em decorrência do grande aumento da base de dados devido à incorporação de novos clientes oriundos da fusão, era preciso adaptar alguns processos para estar em conformidade com as obrigações exigidas pela Instrução 356 do órgão regulador.

De acordo com o Coordenador de Compliance AMLCFT (Anti-Money Laundering/Combating the Financing of Terrorism), Bruno Lajarin Garcia, até 2019, quando a marca era só Santander,  não havia a necessidade de se trabalhar com ferramentas externas, pois a instituição não lidava com contratações e conseguia realizar as diligências internamente e de forma manual. Até porque o volume de informações para analisar era muito menor. 

No entanto, a partir da fusão com o banco francês, o time percebeu que era necessário ter uma visão completa de todo o negócio, além dos cenários e riscos e que, portanto, não fazia mais sentido trabalhar sem tecnologia. “Caso contrário, seria preciso contratar cerca de 30 pessoas para dar conta de fazer tudo de forma manual”.

Na área de PLD, no momento de entrada de cedentes de FDIC, a equipe já realizava procedimentos de KYC (Know Your Partner) e KYC (Know Your Customer), mas sentia a necessidade de estruturar um processo contínuo. 

Ao iniciar o projeto com a Neoway no início de 2020, o principal desafio era identificar e mapear possíveis conflitos de interesse (partes relacionadas) exigidos pela CVM 365, mitigar os riscos envolvidos nas operações e monitorar os participantes das mesmas. Era preciso estruturar um processo ágil, com resposta rápida e definir prioridades para a tomada de decisão.

O que foi feito com a Neoway?

 time de compliance da Santander CACEIS utiliza Neoway Pathfinder

“Quem trabalha com administração fiduciária sabe que existe uma grande responsabilidade frente aos cotistas, que são os investidores e detentores do dinheiro”, destaca o Coordenador de Compliance. Afinal, eles confiam a instituições como o Santander CACEIS o dever de manter a vida saudável dos seus investimentos.

Neste contexto, a área responsável pela prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento ao terrorismo é encarregada de fazer a diligência de todos os participantes de mercado que compoem um fundo de investimento. Além disso, deve mitigar conflitos de interesse para que os cotistas não se sintam lesados. 

Sendo assim, o Santander CACEIS tinha o desafio de implantar um sistema de monitoramento de vínculos que identificasse possíveis conflitos de interesse acerca das entidades envolvidas nas operações com fundos. Foi quando a empresa procurou a Neoway.

Antes da parceria, as consultas desses vínculos e relações eram feitas de forma artesanal pelo time de Compliance, com validações manuais. Na maioria das vezes, o processo de diligência acontecia de forma reativa, e os profissionais só analisavam detalhadamente um caso quando havia alguma indicação de red flag ou ponto de atenção.

“Na nossa estrutura, trabalhamos com empresas que fazem negócios no mercado, que acabam impactando diretamente no fundo de investimento. Elas podem fazer alterações no quadro societário do dia para a noite e precisamos analisar esses casos”, explica Garcia.

No início do projeto, o time de Compliance utilizou a aplicação Pathfinder da Plataforma Neoway, para fazer a avaliação inicial no momento de entrada de cedentes de FDIC ou de sacados. A partir da ferramenta, foi possível identificar relações entre empresas, indivíduos, ativos, grupos econômicos, além de destacar beneficiários finais, ligações com grupos de risco e outros indicadores.

No entanto, a empresa percebeu que seria preciso ampliar o escopo do projeto para conseguir trabalhar com monitoramento contínuo, além de realizar apenas uma diligência inicial a partir do Pathfinder.  Assim, Neoway e Santander CACEIS construíram a quatro mãos um processo que permite cruzar toda a base de dados periodicamente e fazer as análises necessárias. 

Diante do desafio de investigar relacionamentos entre os envolvidos em operações de fundo de investimentos que não são saudáveis e podem gerar manipulação do mercado, o projeto possibilitou uma análise completa de vínculos e registros entre:

  • Cedentes de FDIC (empresas que estão na base do Santander CACEIS) X Gestor de investimento (que tem o poder de decidir sobre aportar recursos e contratar) X Consultoria Especializada;
  • Emissor de crédito (debêntures, notas, títulos de crédito) X Gestor de investimento.

Ao longo dos últimos meses, o time de Compliance apoiado pelas tecnologias e consultoria da Neoway, criou e aprimorou o processo de cruzamento de dados, painel de monitoramento de vínculos críticos e plataforma de consultas e diligências.

Resultados do projeto de compliance inteligente

Como a solução de Risk & compliance da Neoway ajudou o Santander CACEIS

Quantitativos

Apesar de o projeto ser recente, seus resultados mensurados trimestralmente já são expressivos. Esses são os principais ganhos percebidos ao longo do último ano: 

Cenário: Cedente X Gestor X Consultor

Identificação de: 

  • 48 vínculos na linha direta
  • + 2.500 vínculos na linha secundária
  • 26 vínculos em registros em comum

Cenário: Emissor X Gestor:

Identificação de: 

  • 465 vínculos na linha direta
  • + 5.600 vínculos na linha secundária
  • 48 vínculos em registros em comum
  • 78% de ganho de eficiência operacional. Antes, o time de Compliance só realizava diligência em casos críticos, com pontos de atenção. Hoje, é possível analisar a base toda, pois há capacidade operacional com as tecnologias da Neoway.

Qualitativos

  • Otimização na consultas: com a rotina automatizada, o processo como um todo ganha eficiência;
  • Maior capacidade analítica: com o monitoramento constante dos vínculos, a informação é disponibilizada de forma proativa. Assim, a tomada de decisão é facilitada;
  • Abrangência: capacidade para abranger e monitorar os vínculos entre todas as entidades envolvidas;
  •  Confiabilidade na decisão: A Neoway disponibiliza dados precisos coletados de fontes públicas e oficiais.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura