Behavior Scoring: o que é e como ajuda na análise de crédito?

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Para realizar a análise e concessão de crédito, as empresas devem se precaver e criar mecanismos que tornem esses processos mais seguros.

O behavior scoring é um sistema de pontuação que, assim como outras metodologias, como o score de crédito, ajudam as organizações a compreender o nível de risco de se conceder crédito para cada cliente.

Além de mitigar ameaças, a ideia é dar mais flexibilidade às condições apresentadas aos consumidores, protegendo o caixa da empresa e os próprios clientes. A seguir, vamos entender melhor o behavior scoring e seu uso. Acompanhe!

O que é Behavior Scoring?

Behavior Scoring (pontuação de comportamento, em tradução livre) é uma metodologia que confere uma pontuação a clientes com base no seu histórico de compras/transações e no seu relacionamento com a empresa.

Os pontos são utilizados, principalmente, para a concessão de crédito. Basicamente, quanto maior for o behavior scoring de um cliente (pessoa física ou jurídica), melhores condições ele recebe, uma vez que se trata de alguém em quem a empresa pode confiar para arcar com os compromissos assumidos.

Embora o comportamento de consumo desse cliente ao longo do seu ciclo de vida junto à empresa seja o principal fator, o behavior scoring também considera outros elementos, como dados demográficos e a situação financeira em que a pessoa ou empresa se encontra.

Até mesmo fatores como manter suas informações cadastrais sempre atualizadas são levados em consideração. Esses dados são essenciais para uma compreensão do risco de inadimplência que o tomador de crédito representa. 

Organizando os candidatos em grupos de risco, a empresa consegue se proteger de possíveis perdas e consegue adaptar os valores, as condições e os prazos para cada segmento, garantindo uma maior flexibilidade. Portanto, o behavior scoring é um recurso importantíssimo para auxiliar as políticas de crédito e as estratégias de cobrança.

A importância dos dados para entender o comportamento do consumidor

A coleta, cruzamento e análise de dados são processos fundamentais para a adoção do behavior scoring. Entender o comportamento e a relação do cliente junto à empresa não pode ser uma tarefa baseada em empirismo.

A concessão de crédito é uma decisão crítica e, como tal, deve ser a mais precisa e segura possível. E isso se dá por meio dos dados.

Com auxílio de soluções especializadas, é possível analisar os principais indicadores sobre o comportamento de consumo do cliente e cruzá-los com outros dados relevantes, como aqueles dos órgãos de proteção ao crédito.

Analisando fatores como histórico de pedidos junto à empresa, a pontualidade ou o atraso nos pagamentos, valor pedido e quantidade de parcelas, é possível compreender o risco de cada cliente e as condições que melhor se encaixam para cada perfil.

Assim, na hora da concessão do crédito, os dados conseguem dar mais assertividade e segurança, resguardando a empresa de maus pagadores e protegendo os próprios consumidores da inadimplência.

Leia mais: Como funciona o Deep Learning para análise de crédito

O uso do Behavior Scoring na concessão de crédito

Colocar o relacionamento do cliente no centro do processo de concessão de crédito pode ser benéfico para ambas as partes. Isso porque, ao fazer isso, o behavior scoring permite uma visão mais ampla sobre o cliente do que outros métodos de pontuação.

Em vez de se pautar apenas pelo histórico de pagamento, analisam-se outros elementos que podem oferecer ao consumidor a possibilidade de pagar suas contas em dia. Assim, a empresa reduz os riscos e o consumidor evita tomar crédito ou fazer compras que não é capaz de pagar.

Como se baseia nessa relação, a pontuação de comportamento depende muito mais de informações internas, do próprio negócio, do que de dados adquiridos junto aos órgãos de proteção de crédito.

A pontuação de comportamento também tem papel importante na otimização de processos e na tomada de decisões. Ao contar com esses dados em mãos, a empresa consegue ganhar tempo no atendimento e realizar a análise de crédito de maneira mais rápida. Como resultado, aumenta a produtividade do time, que pode realizar mais tarefas por dia.

Por fim, como é óbvio, o behavior scoring não pode ser utilizado com clientes novos. Por isso, é muito importante que ele não seja a única forma de análise de perfil para concessão de crédito. Pelo contrário: é imprescindível combiná-lo com outros métodos.Para realizar a gestão completa da carteira de crédito com segurança e agilidade, é preciso contar com o auxílio da tecnologia. As soluções de Credit Management da Neoway atuam desde a análise de crédito à cobrança e recuperação de ativos. Conheça e otimize sua gestão!

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A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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