O que é análise preliminar de risco e como funciona essa metodologia?

SCROLL DOWN

A análise preliminar de risco é fundamental para a antecipação de problemas nas empresas.Com esse tipo de documentação, é possível realizar uma gestão eficiente de riscos por meio de identificação, avaliação e planejamento de ações preditivas. 

Como consequência, é possível economizar recursos financeiros e promover um ambiente de trabalho mais seguro. Se você quer saber o que é a análise preliminar de risco, qual sua importância para os negócios e os principais objetivos, continue a leitura.

O que é a análise preliminar de risco (APR)?

Análise preliminar de risco (APR) é um método que visa levantar, identificar e avaliar ameaças e vulnerabilidades de um negócio. Estes pontos podem estar relacionados a atividades, processos, operações, negociações ou até mesmo à segurança no trabalho. 

Como consequência, evita complicações jurídicas, administrativas, financeiras, fiscais, reputacionais ou patrimoniais. Para instituições financeiras, por exemplo, que possuem uma série de obrigações relacionadas a compliance, a APR representa a possibilidade de minimizar qualquer tipo de risco que possa gerar danos, sejam eles financeiros ou reputacionais.

O mesmo vale na construção civil, quando é feito o mapeamento de atividades, reduzindo riscos para o meio ambiente, aos trabalhadores e ao maquinário da organização. Nessa etapa, realizada antes do início de projetos, é possível prever potenciais problemas e implementar medidas adequadas para mitigá-los.

Qual é a importância da análise preliminar de risco?

A análise preliminar de risco permite especificar, em índices quantitativos e qualitativos, todos os possíveis riscos e áreas problemáticas. Como consequência, são planejados e colocados em prática planos para enfrentar esses potenciais desafios. 

Em outras palavras, leva em conta a probabilidade de ocorrência de acidentes, fraudes e outros pontos de fragilidade nas operações. Por meio de sua implementação, é possível apontar medidas necessárias para controlar riscos e tomar decisões estratégicas que não comprometam o negócio. 

Em quais setores essa prática é comum?

A análise preliminar de risco é aplicada em diversos setores. Vejamos alguns exemplos:

  • instituições financeiras – análise de risco de fraude e diligência prévia;
  • construção civil – análise de risco de acidentes;
  • saúde – análise de riscos de procedimentos e substâncias;
  • transporte – análise de riscos de carregamento de cargas, mercadorias pesadas e translado de passageiros.

Quais são os objetivos da análise preliminar de riscos?

Os objetivos da análise preliminar de riscos podem variar de acordo com as prioridades da empresa, setor ou atividade envolvida. Contudo, é consenso que seu principal objetivo é a elaboração de um plano de mitigação de riscos

Como é feita a análise preliminar de risco?

Identificação de riscos

A identificação de riscos é característico de uma atividade específica. Portanto, pode ser variável. 

No compliance bancário, boa parte deles são relacionados a stakeholders, como clientes, fornecedores e parceiros, com o intuito de evitar ilegalidades como fraudes, lavagem de dinheiro, sonegação de impostos, violação de dados e sonegação de impostos. 

Já na construção civil, para citar outro exemplo, os riscos podem ser relacionados a maquinário, produtos químicos e danos ao meio ambiente.

Avaliação de probabilidade

A seguir, é realizada uma avaliação de probabilidade. Isso quer dizer que é feito um cálculo para prever quais são os problemas com maior e menor chance de ocorrer. Esse registro é muito importante para a composição de ações preventivas.

Análise de impacto

A análise de impacto é simplesmente a hierarquização das consequências de cada risco. Afinal, alguns deles podem ter efeitos catastróficos, enquanto outros geram problemas mais brandos. Tal prática, juntamente com a avaliação de probabilidade, auxilia na priorização de ações, que serão descritas no tópico a seguir. 

Definição de práticas preventivas e corretivas

A etapa de definição de práticas preventivas e corretivas é, possivelmente, a mais importante de toda a análise preliminar de risco. É o momento em que é criado um plano de ações para evitar que as ameaças se tornem realidade. 

Nesse documento também são apontados elementos – envolvidos e suas responsabilidades –, processos preventivos, equipamentos de segurança, metodologias, ferramentas, prazos e qualquer outro item para que tudo ocorra conforme o planejado.

Em casos em que já há um projeto em andamento, são listadas também as necessidades de correção.

Implementação

É chegada a hora de implementar todas as ações descritas na etapa anterior. Com as informações adquiridas e documentadas, é possível executar o plano de ações. 

Normalmente, é dada prioridade às atividades com maior probabilidade de ocorrência e maior impacto. A seguir, é seguida uma lógica decrescente, até que todos os riscos sejam reduzidos.

Treinamento para conscientização

As práticas de mitigação de riscos não são ações pontuais. Elas devem partir de um processo de conscientização de todos os colaboradores e parceiros da empresa. Ou seja, é preciso estabelecer coletivamente uma cultura preventiva. 

Isso ocorre por meio de treinamentos, palestras, aulas, eventos e incentivo contínuo a práticas de transparência. Muitas vezes são criados códigos de conduta e canais de denúncia internos para alimentar ainda mais esse tipo de hábito.

Monitoramento e revisão

É um grande erro acreditar que a análise preliminar de risco deve ser realizada somente uma vez. Esse deve ser um processo contínuo, dinâmico e corretivo. Assim, é preciso reavaliar a situação periodicamente, pois novos riscos podem surgir. 

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura