Tendência no mercado: inteligência artificial e marketing, o uso de IA para ajudar na geração de conteúdo deve passar a casa dos 30% de todo conteúdo produzido na internet em 2022.
Os resultados de competições de arte não costumam figurar nas manchetes de sites e jornais por aí, mas o concurso de arte da feira estadual do Colorado (EUA) conseguiu “furar essa bolha”. O motivo foi peculiar: o primeiro prêmio foi dado para uma peça criada usando um software que usa inteligência artificial para gerar conteúdo. A imagem Théâtre D’opéra Spatial, de Jason Allen de Pueblo, foi premiada na categoria de arte digital, concorrendo com outros artistas “de verdade”.
A autoria de uma peça de arte totalmente imaginada por um computador ainda é chamativa o suficiente para virar notícia, mas ilustra uma tendência em expansão: o uso cada dia mais comum de ferramentas de inteligência artificial, inclusive, nos departamentos de marketing e publicidade.
Um relatório do Gartner aponta que, até o final deste ano, mais de 30% do conteúdo online será criado com algum tipo de ajuda de IA. Um dos nichos para uso de inteligência artificial é o de marketing e de publicidade — um mercado avaliado globalmente em US$ 12 bilhões, segundo pesquisa da consultoria Research and Markets.
À medida que a capacidade de processamento de dados aumenta e que companhias criam data lakes com os mais diversos dados de seus usuários, a influência da IA nas tomadas de decisão deve se tornar inerente aos processos de marketing e publicidade.
Trocando em miúdos: seria um desperdício de vantagem competitiva ignorar essa combinação de tecnologia e dados, seja para gerar conteúdo, personalizar interações ou prever cenários.
Inteligência Artificial e marketing de conteúdo: oportunidades e desafios
Confira algumas das situações em que a inteligência artificial já está presente nesse mercado com potencial de movimentar US$ 107 bilhões em 2028:
1. Previsão com base em dados
Um dos usos mais comuns no dia a dia de quem trabalha com marketing digital é usar inteligência artificial para obter análises mais aprofundadas sobre um público-alvo. Assim, é possível prever comportamentos e traçar estratégias para o lançamento de novos produtos, campanhas e soluções.
2. Comunicação com consumidores
Outro uso de inteligência artificial que vem se intensificando no marketing é no setor de comunicação com os consumidores. Aqui, a tecnologia pode ser utilizada tanto para o atendimento e resposta à dúvidas (chatbots) quanto em formatos individualizados de mensagens para um determinado público.
3. Anúncios mais eficientes
A publicidade programática combina inteligência artificial para determinar qual a distribuição de anúncios produz os resultados desejados e relevantes para os usuários. Além de ampliar a visualização dos conteúdos, essa inteligência de marketing garante algoritmos capazes de ajudar consumidores a encontrarem o que desejam com base na análise de dados de navegação e engajamento.
Inteligência artificial e marketing: o futuro
De acordo com a consultoria Gartner, apesar de promissora, a realidade da implementação da IA ainda é limitada. A pesquisa da Gartner descobriu que as organizações geralmente experimentam soluções com a tecnologia, mas ainda têm dificuldade para tornar essas soluções parte de suas operações.
O grupo prevê que levará até 2025 para metade das organizações em todo o mundo atingir o chamado modelo de maturidade de IA. O que torna o conhecimento e adoção desse tipo de soluções ainda mais estratégico no momento.
Para saber mais sobre o poder dos dados para tomada de decisões e o uso de inteligência artificial para potencializar os negócios, assine nossa newsletter: