Genial Investimentos usa data analytics em busca de inovação

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O mercado consolidado dos grandes bancos foi “chacoalhado” nos últimos anos com a abertura do setor e o surgimento de diversas fintechs que prometeram desburocratizar a relação com os clientes e tornar mais simples o consumo dos produtos bancários.  

Conversamos com o CEO da Genial Investimentos, Rodolfo Riechert, para entender como a companhia vem atuando para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.

Entender o cliente é essencial

Rodolfo destaca que a automação de marketing precisa de um cuidado especial para garantir que a mensagem certa seja enviada para a pessoa correta, no momento ideal. “Hoje, recebo diversos e-mails que claramente não deveriam ser direcionados a mim. Isso mostra que a segmentação é extremamente importante na hora de se comunicar com os leads. Falar com quem não tem interesse pelo seu produto pode prejudicar o relacionamento e até mesmo manchar a reputação da empresa.”

Essa afirmação faz todo sentido! Em uma pesquisa realizada com 2 mil consumidores brasileiros de diversas regiões do país, 70% dos entrevistados afirmaram que não voltariam a comprar de uma marca depois de vivenciar uma experiência ruim, e enviar e-mails sem contexto é a receita certa para desagradar sua base de contatos. 

Quanto à segmentação, Riechert destaca que dados demográficos são essenciais, mas também é muito importante ficar atendo aos dados comportamentais. “Muitas vezes, pessoas com as mesmas características demográficas (gênero, idade, patrimônio) terão comportamentos e atitudes diferentes.”

Desafios da análise de dados 

Apesar de ser de conhecimento geral que a análise de dados contribui imensamente para a tomada de decisão eficaz, a aplicação de data analytics ainda não é uma realidade em todas as empresas. Isso porque existem entraves que precisam ser superados.  

“Os maiores desafios que enfrentamos para extrair valor dos dados é, primeiro, atrair bons engenheiros de dados que consigam construir um data lake; depois, entender como formular melhor as hipóteses que queremos testar, porque os dados também podem dar falsos sinais.” 

Para exemplificar isso, Rodolfo conta que nem sempre uma campanha que gera alta conversão mostra-se rentável. “Não adianta performar bem se trouxer um cliente com Lifetime Value (LTV) baixo. Isso pode significar que nossa segmentação está errada, por exemplo. Não podemos olhar apenas para uma parte da jornada.”

Experiência no metaverso 

Recentemente, a Genial Investimentos adquiriu um terreno e inaugurou um escritório no metaverso da Decentraland. O propósito não é fechar negócios, pelo menos por enquanto. “Queremos atingir um novo canal, testar e experimentar para estar cada vez mais próximos dos potenciais clientes. O objetivo é nos preparar para quando o metaverso estiver mais consolidado.” 

Testar e aprender são duas palavras-chave importantes para as empresas que pretendem liderar o processo de transformação digital e obter ganhos reais em um ambiente de negócios dinâmico e inconstante como o atual. “As mídias sociais são um exemplo de canal que começou incipiente e hoje é o principal meio de comunicação, de atração e de engajamento com o público.” 

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Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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