4 motivos para sua empresa utilizar ecossistemas de Data Analytics

SCROLL DOWN

Gilson Finkelsztain, CEO da B3

A rápida evolução do setor de Data Analytics tem provocado uma verdadeira transformação no mundo dos negócios. Com novas tecnologias e soluções surgindo dia a dia, é cada vez maior o número de companhias, dos mais diversos tamanhos e setores, que buscam entender como o processo de gerenciamento e análise de dados pode ajudar na construção de estratégias de aceleração dos negócios. 

Para contribuir com este tema, a B3 e a Neoway têm promovido nas últimas semanas uma série de conversas sobre a importância e o futuro do Data Analytics. Nesses diálogos, uma mensagem ficou especialmente clara: a colaboração de dados vai turbinar e mudar por completo a capacidade das empresas de obter e prover soluções a partir de dados. 

Por meio da utilização de alta tecnologia, será possível evoluir de parcerias pontuais para ecossistemas de colaboração. Nesse modelo, um consórcio de empresas trabalha em conjunto para desenvolver a aplicação ou serviço que uma organização contratante venha a demandar.

O exemplo mais evidente no Brasil é o CX.1 (Connecting Experiences in One Place), lançado oficialmente no último mês, durante a realização da edição de 2022 do DDB – Data Driven Business — o maior evento de Data Analytics do país.

A iniciativa tem como idealizadores a B3, principal infraestrutura do mercado financeiro brasileiro, e a Neoway, maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios.

Criado como um grande ecossistema tecnológico, o CX.1 tem como missão acelerar o desenvolvimento de soluções solicitadas por empresas dos mais diferentes setores. 

A estrutura de tecnologia e os processos de compliance criados para a formatação do CX.1 trazem diversas vantagens para quem utiliza o sistema, seja como um fornecedor de dados, seja um desenvolvedor de soluções, seja um cliente que precisa de uma aplicação específica para seu negócio.

Veja abaixo quatro motivos para usar Data Analytics:

1) Facilidade na homologação

Quando uma empresa contrata um novo fornecedor, é fundamental realizar o processo de homologação, que garante o cumprimento de uma série de questões legais e de compliance, reduzindo eventuais riscos ligados a aspectos fiscais, tributários, trabalhistas e financeiros. Este é um procedimento complexo e que exige muita atenção. Por isso, demanda tempo e esforço para todas as validações necessárias.

Agora, imagine se o desenvolvimento de uma solução de dados envolver diversas empresas fornecedoras, de grande e pequeno porte, de diferentes regiões do país. Já pensou na complexidade e no tempo que isso pode tomar?

Esta é uma questão que o CX.1 soluciona de forma simples e eficiente. No ecossistema, a entrada de qualquer empresa fornecedora precisa ser previamente homologada, seguindo critérios rigorosos. Assim, quando o contratante busca uma solução de dados, ele precisa homologar somente o próprio CX.1. Este é um bom motivo para usar Data Analytics, ganhar tempo e praticidade, com a garantia de que está trabalhando com empresas idôneas.

2) Capacidade ampliada de resolver problemas

O CX.1 funciona a partir do conceito de trabalho colaborativo, no qual várias empresas atuam conjuntamente para solucionar os problemas trazidos pelos clientes. Isso permite somar diferentes expertises para oferecer soluções customizadas, desenvolvidas sob medida para cada necessidade.

Neste modelo, quando uma empresa procura o ecossistema com um problema em mãos,  toda a rede de fornecedores pode se apresentar para dar sua contribuição. Com mais gente trabalhando na demanda apresentada, maior é a capacidade de resolver os problemas. Além disso, o processo de desenvolvimento da solução se torna mais rápido, agregando valor para toda a rede.

3) Acesso facilitado a uma seleção de especialistas 

Quando uma empresa faz uma busca aberta no mercado para encontrar um fornecedor de soluções de dados, é muito provável que encontre uma lista incontável de opções disponíveis (mas nem sempre adequadas), o que pode tornar o processo de escolha longo, cansativo e improdutivo.

No CX.1, o cliente tem acesso rápido a uma seleção de especialistas criteriosamente homologados, que podem fornecer respostas aos problemas apresentados de forma ágil e precisa. Ou seja, outro bom motivo para usar Data Analytics, fica muito mais fácil encontrar um parceiro qualificado, que já passou por um longo filtro de seleção. 

4) Segurança de dados

Quem trabalha com dados sabe que a segurança desempenha um papel fundamental e estratégico para o funcionamento e sobrevivência dos negócios. Afinal, vivemos em uma era em que informação é poder. Ao mesmo tempo, é importante que os dados  possam ser acessados de forma rápida e eficiente por múltiplas equipes, para que seja possível extrair máximo valor desses ativos.

Para endereçar esta questão, o CX.1  trabalha com o conceito de Data Mesh. Neste modelo, a arquitetura de dados é descentralizada – ao contrário dos Data Warehouses, onde tudo fica reunido no mesmo lugar. Isso permite que as informações sejam utilizadas onde elas estão armazenadas (na própria empresa, por exemplo), sem precisar baixar as informação em um ambiente único. Este é outro motivo para usar Data Analytics, temos uma melhoria no fluxo de trabalho, potencializando a escalabilidade das parcerias e reduzindo custos do processo.

É importante destacar que a governança dos dados é um ponto fundamental no funcionamento do ecossistema. Os rígidos processos adotados garantem total segurança e precisão dos dados, evitando que sejam utilizados de maneira indevida. Assim, é possível assegurar confiabilidade, integridade e disponibilidade para todos os participantes.

Em outras palavras, temos dados mais acessíveis, com maior qualidade, rapidez e segurança. Desta forma, fica mais fácil desenvolver análises melhores e mais eficientes.

Democratizando a comercialização de dados

Os ecossistemas de dados já são uma realidade no mundo dos negócios e sua utilização tem trazidos resultados comprovados para empresas de diversos setores. Ao oferecer um ambiente idôneo, imparcial e com critérios rígidos de participação, contribuem de forma ativa para democratizar a comercialização de dados e abrem portas para cada vez mais clientes se beneficiarem de sua estrutura.

Seu modelo de trabalho colaborativo ajuda empresas a resolver problemas reais, com a participação de especialistas no desenvolvimento de soluções, gerando oportunidades crescentes de novos negócios. 

Além disso, usar Data Analytics pode ajudar até mesmo empresas que não sabem como tirar valor dos seus dados. Nesses casos, basta o cliente entrar no CX.1, disponibilizar os dados e, se algum parceiro conseguir modelar e monetizar essas informações, a empresa ganha um “fee” pelo seu uso.

Por 

Gilson Finkelsztain

Presidente e CEO da B3, a bolsa do Brasil, desde de 2017. Finkelsztain possui mais de 20 anos de experiência em instituições financeiras internacionais como Cetip, Citibank, JP Morgan, Bank of America Merrill Lynch e Santander. Graduado em Engenharia Civil de Produção pela PUC RJ com extensão pelo INSEAD em Advanced Management Program.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura