O relatório de vendas é um recurso importante para que a empresa avalie seu time comercial e suas estratégias. Este documento tem o poder de influenciar no planejamento estratégico e na tomada de decisões, podendo redirecionar os rumos da companhia no mercado.
Para isso, no entanto, é preciso saber o que é um relatório de vendas e como fazê-lo. Acompanhe e descubra!
O que é relatório de vendas?
O relatório de vendas é um documento que traz dados sobre tudo o que envolve as vendas da empresa: time comercial, canais de vendas, marketing, atendimento, entre outras áreas e indicadores que ajudam a avaliar o desempenho das estratégias colocadas em prática.
O objetivo do relatório de vendas é ir além da simples análise de métricas isoladas. Na verdade, ele ajuda a avaliar os resultados de todo o conjunto de ações (e pessoas) que a organização adota para crescer mais.
A elaboração do documento vai oferecer insights para não só identificar o que deu certo e o que precisa de ajustes, mas também para embasar a tomada de decisão.
Qual a sua importância?
O relatório de vendas pode trazer benefícios interessantes para as empresas. Entre eles:
Alinhamento entre as equipes
Manter as metas de vendas e marketing alinhadas é um passo fundamental para se alcançar melhores resultados. Afinal, a definição dos objetivos do time comercial depende, em parte, do trabalho do time de marketing.
Mais transparência
Os líderes dos times de vendas devem conhecer profundamente os vendedores da equipe, seu desempenho e o que pode ser feito para melhorá-lo. O relatório de vendas permite, entre outras coisas, acompanhar a performance de cada profissional, indicando para o gestor quem está impulsionando (e quem está atrasando) a equipe.
Essa identificação é importante para alinhar e motivar a equipe, fazer correções e aumentar sua produtividade.
Cultura colaborativa
O relatório de vendas ajuda a promover a cultura da colaboração entre o time de vendas — equipe muito marcada pela competição. Isso é importante, uma vez que todos têm, no final das contas, o mesmo objetivo: vender mais.
O documento possibilita o compartilhamento de dados de toda a equipe, aumentando sua motivação e o senso de colaboração.
Previsões mais precisas
Ter mais previsibilidade em vendas é um objetivo de toda empresa, pois isso é essencial para o seu planejamento estratégico. Por meio da confecção do relatório de vendas, tem-se acesso a dados reais e concretos sobre a atuação da companhia, o desempenho das suas estratégias de vendas e muito mais
Assim, torna-se mais fácil definir ações, fazer estimativas e priorizar as ações que de fato contribuam para o atingimento das metas.
Como fazer um relatório de vendas?
Existem alguns passos essenciais para confeccionar um relatório de vendas. Destacamos:
Defina as informações necessárias
É claro que o primeiro passo para a elaboração de um relatório de vendas é selecionar as informações que se deseja avaliar e que sejam mais relevantes para a empresa.
Os dados vão variar de negócios para negócios, mas algumas informações importantes são: número e valor das vendas, produtos mais vendidos, contatos, Custo de Aquisição de Clientes (CAC), entre outros.
Reúna dados sobre o faturamento
O faturamento é o indicador que todos querem e devem conhecer. Portanto, o documento deve trazer o valor e a quantidade total de vendas realizadas no período analisado.
O ideal é que, em seguida, isso seja apresentado com mais detalhes sobre o tipo de produto ou serviço vendido e sua colaboração para o faturamento total.
Escolha a data de avaliação
O relatório de vendas precisa ser feito com base em um recorte de tempo. E isso deve ser muito bem pensado. Aqui, não há regras; cada empresa vai se dar melhor com um formato.
Seja semanal, mensal, trimestral ou semestral, o importante é que o relatório mantenha a mesma periodicidade, pois isso vai criar uma base para comparação com o passar do tempo — não adianta comparar um trimestre com um mês.
Analise o ticket médio de vendas
É importante definir o ticket médio das vendas totais. Se possível, separando-o de acordo com cada tipo de produto ou serviço comercializado.
Avalie as métricas de desempenho dos vendedores
Como vimos, o relatório de vendas ajuda a avaliar o desempenho de cada vendedor. E isso também tem impacto direto nas comissões. Por isso, devem ser apresentados os valores vendidos por cada profissional, bem como o total de vendas feitas.
Outras métricas de performance, como e-mail enviados, reuniões agendadas, negócios fechados, entre outros, também podem entrar aqui.
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