Dados, Branding e Performance: o marketing impulsionado pela tecnologia

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Pensar nas atribuições da área de marketing é pensar, principalmente, em dados. São eles que esclarecem cenários, apontam caminhos, sugerem revisões de estratégias e, no final do dia, trazem respostas para as perguntas que nos tiram o sono. Como definir o cliente certo? 

Qual o momento mais adequado para impactá-lo? Onde alocar a verba diante de tantas opções? Se os desafios do marketing estão cada vez mais complexos, são eles, os dados, nossos fiéis companheiros na busca por planejamentos mais eficientes.

A chamada mentalidade data driven avança a passos largos. Segundo pesquisa da Adobe, 78% dos profissionais de marketing consideram estratégicas as decisões orientadas por dados. Para o público consultado no estudo, o acesso e o uso inteligente de informações no dia a dia resultam em mais segurança e velocidade para a tomada de decisão. Ou seja, dados geram resultados.   

E é fácil entender o porquê: em mercados acirrados, essas são vantagens competitivas importantes porque permitem às empresas ganhar mais (com aumento de vendas) ou perder menos (com redução de riscos), duas premissas que norteiam o nosso posicionamento aqui na Neoway.

Como a automatização do fluxo e geração de leads se relacionam?

No último ano, promovemos mudanças relevantes na área de marketing para endereçar os desafios de um mercado em transformação. Sendo uma empresa de tecnologia, com DNA inovador, aproveitamos todo o nosso potencial para aprimorar processos internos. Agora atuamos de forma 100% digital e priorizamos a automatização em todo o fluxo de vendas. 

Significa dizer que temos uma visão completa da geração de leads (Inbound e Outbound), com números atualizados em tempo real e otimização via SDR. Mas, não paramos por aí.

Mergulhamos de cabeça em uma estratégia para unir branding e performance. 

Por muito tempo, as empresas viram a geração de negócios e a construção de posicionamento de marca como áreas desconexas. A nossa experiência tem mostrado que quando unidas em um projeto sólido, é possível continuar gerando leads para resultados de curto prazo, enquanto investe-se no valor e na reputação da marca com visão de longo prazo. 

Isso sem falar que uma boa reputação é capaz de promover engajamento e, consequentemente, gerar vendas, impactando positivamente toda a organização. Na nossa visão, essas qualidades estão conectadas, e não separadas.

Colocar esse discurso em prática: como isso é possível?

Para colocar o discurso em prática, o caminho passa pelo uso da tecnologia. Sabemos como as equipes de vendas pressionam o marketing pela geração de mais oportunidades, então não abrimos mão do suporte do Big Data e da Inteligência Artificial. 

Se utilizadas da maneira correta, com informações qualificadas, consistentes e análises precisas, essas tecnologias são aliadas imprescindíveis na prospecção de negócios. Para tangibilizar o que estou falando, gostaria de compartilhar alguns dos problemas que as soluções digitais da Neoway ajudam a resolver nas áreas de Vendas e Marketing.

Se o seu desafio é segmentação, por exemplo, saiba que é possível identificar empresas por tipo de estabelecimento para oferecer atendimentos, produtos e serviços direcionados para cada perfil. Agora, se o objetivo é tornar a carteira de clientes mais saudável, conte também com o suporte da tecnologia. As soluções digitais permitem a realização de estudos para identificação de empresas com o perfil desejado e, assim, contribuem para o aumento do volume de potenciais cadastros. 

Como a tecnologia atua a favor do time de Marketing?

É interessante notar como as tecnologias próprias de Big Data Analytics da Neoway são usadas na nossa própria área de Marketing para o alcance de melhores resultados comerciais.  Quer um exemplo? No caso de listas de leads inativos, que “esfriaram”, usamos dados gerados pela plataforma para reativá-los e descobrir quais contatos têm maior aderência às soluções. 

O mesmo processo de geração, qualificação e ativação de leads oferecido aos clientes alimenta a nossa estratégia em todas as etapas. Seguimos os caminhos apontados pelos dados e investimos na interpretação adequada dos insights.

Defendemos tanto o uso de inteligência analítica que a implementamos no nosso cotidiano para garantir o máximo de eficiência. No caso da definição de público-alvo e novos mercados, por exemplo, recorremos às análises TAM (Total Addressable Market) e SAM (Serviceable Available Market) para identificar as melhores oportunidades.

 A partir de variáveis como porte, faturamento, pagamentos de tributos e número de funcionários, direcionamos a força de vendas para os mercados com maior potencial de compra.

Viu como não dá para pensar em marketing sem pensar em dados e tecnologia? Para vender mais, não basta intensificar a divulgação nem aumentar a equipe de vendas. É preciso adotar uma cultura analítica para conhecer a fundo o cliente, o mercado de atuação e fazer análises preditivas. 

Quem não quer identificar tendências previamente e aproveitar o timing das oportunidades? Profissionais bem informados tomam as melhores decisões, sem palpites ou achismos. Eficiência é a palavra de ordem. E se o consumidor é digital e tem comportamento multicanal, a sua empresa não pode ficar fora do jogo

Por 

Fernanda Baggio

Com vasta experiência em MKT e vendas, Fernanda tem experiência em grandes empresas multinacionais do setor de tecnologia. Hoje, ela é VP de Marketing da Neoway.

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