Carregando...

Market share de seguradoras: você conhece bem o seu mercado?

Scroll Down

Ferramentas de inteligência de dados ajudam a identificar o market share de seguradoras e a ampliar a atuação no mercado. Saiba mais neste artigo.

O setor de seguros vem se reinventando nos últimos anos, impulsionado pelo crescimento de transações de fusão e aquisição (M&A), por parcerias entre bancos e seguradoras independentes e pela necessidade de investimento em inteligência de dados. Uma “revolução silenciosa” que tem exigido reposicionamento estratégico para conhecimento do market share de seguradoras, aberto novas oportunidades e já se reflete em números.

Os últimos anos foram de bons negócios para o mercado de seguros, que cresce acima dos 10% por ano, segundo a CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização). Para a entidade, mesmo com a instabilidade econômica, a expectativa é de seguir com bons números e com um crescimento robusto

Dentro desse cenário, é importante entender com precisão qual o market share da seguradora em que você atua para poder definir suas estratégias comerciais.

Qual o tamanho do seu mercado?

A relevância de conhecer e monitorar a participação de mercado é ter um termômetro da eficiência do planejamento de marketing, desde a fase de prospecção até a fidelização de clientes. Esse tipo de análise ajuda a entender o desempenho comercial como um todo.

Indicadores internos são um norte, mas a noção do contexto e ecossistema de atuação ajuda a identificar – e atacar – fraquezas e descobrir novas oportunidades. Além disso, quanto maior sua “fatia” de mercado, maiores são as vantagens competitivas, como credibilidade e poder de negociação.

Vale lembrar que um cálculo básico de market share consiste na divisão do número de clientes pela quantidade de clientes em potencial do universo de atuação. Esse tamanho de mercado pode ser encontrado em três conceitos (TAM, SAM e SOM) que ajudam a situar seu negócio e indicar o planejamento ideal. Relembre a definição de cada um deles:

  • TAM (Total Available Market) é o mercado total, isto é, a demanda máxima para um produto ou serviço. Em resumo, é onde atuam as grandes corporações.
  • SAM (Serviceable Available Market) é o mercado endereçável, uma segmentação do TAM voltada para uma região alcançável para prospecção e atuação. Um universo ainda amplo, mas que deve ser mirado, mesmo que a médio ou longo prazo.
  • SOM (Serviceable Obtainable Market) é o mercado acessível, fatia do SAM que pode ser conquistada a curto prazo, focando em [segmentação]({{< ref “/blog/pesquisa-de-segmentacao-de-mercado-como-o-big-data-pode-ajudar/index.pt.md” >}}), concorrência direta e quaisquer particularidades que aproximem sua empresa do cliente ideal.

Ações para expandir o market share de seguradoras

Listamos algumas ações importantes que podem ajudar seguradoras a expandir sua participação de mercado. Veja quais são:

  • Mapear a área de atuação: identificado o tamanho de mercado, deve-se mapear cada região alvo e conhecer quantas empresas estão instaladas, de qual porte, qual o faturamento estimado e a quantidade de colaboradores. Indicadores que ajudam, principalmente, num movimento de expansão, de abertura de novas filiais.
  • Redirecionar o time comercial: o conhecimento do market share também facilita a tomada de decisão para designar mais corretores para onde há potencial de crescimento — ou maior demanda por um produto específico.
  • Oferecer produtos por região e público-alvo: ao conhecer o perfil do cliente em cada área, é possível investir em segmentação, agrupando os leads por personas ou região, e oferecer produtos direcionados a determinado perfil — incluindo empresas de interesse, com oportunidades para seguros corporativos e benefícios para funcionários.

Como a inteligência de dados pode aumentar o market share de seguradoras

A otimização de processos por meios digitais já é uma realidade e também uma exigência no mercado de seguros. Nesse contexto, a tecnologia do Big Data Analytics vai além da eficiência na gestão dos dados, pois indica o que deve ser feito com eles. A verificação de informações por sistemas inteligentes resulta em uma tomada de decisão mais segura, incluindo a análise de risk & compliance.

Confira as principais vantagens de contar com plataforma de Big Data Analytics:

  • Dados confiáveis e atualizados: é analisado um grande volume de dados de fontes externas pertinentes ao mercado de seguros – constantemente atualizadas – que junto às informações internas da empresa, acrescentam novas variáveis para inteligência de mercado e análise de risco. Tudo reunido em uma única plataforma inteligente e intuitiva.
  • Velocidade: em poucos segundos é possível definir o perfil de uma carteira de clientes, suas particularidades e eventuais irregularidades (para prevenção de fraudes). A plataforma traz resultados de busca que ajudam a entender público, renda, região potencial, concorrentes e onde há mais corretores registrados, por exemplo.
  • Segmentação eficiente: quanto mais familiarizado o time comercial estiver com a ferramenta, melhor será sua sua análise, a partir de diferentes parâmetros de busca , estabelecendo mais variáveis para a pesquisa de mercado, com foco em seu market share.

Quer saber mais sobre market share? Confira o artigo Participação de mercado: Como saber se estou calculando corretamente. E para conhecer mais sobre as soluções de Big Data Analytics da Neoway, sugerimos a leitura do artigo “Por que a Plataforma Neoway é muito mais do que uma base de dados?” e “Análise preditiva: o que considerar numa plataforma de Big Data?

Se tiver dúvidas, fale com nossos especialistas.