Small Data: o que é e como utilizar nos negócios?

SCROLL DOWN

Muito se fala de Big Data e sua importância para as empresas em um mercado que é cada vez mais pautado por dados, em que é necessário lidar com grandes volumes de informações diariamente. Porém, diante desse mesmo cenário, surge a tendência do Small Data.

Hoje, as organizações precisam de um cultura data driven, isto é, orientada aos dados. O mercado já não tem espaço para decisões e estratégias tomadas e criadas com base em intuições e achismos. Tudo precisa ser definido com base em informações concretas, seguras e reais coletadas junto a clientes, parceiros, concorrentes, etc.

O Small Data surge em um contexto em que as empresas se voltam mais para a qualidade dos dados do que para a sua quantidade. Afinal, diante de tantas informações disponíveis, é preciso refletir sobre quais são realmente importantes para construir estratégias eficazes.

Um estudo da Gartner prevê que, até 2025, 70% das organizações vão mudar seu foco do Big Data para o Small Data, dando mais importância para ferramentas de análise e tornando as soluções de Inteligência Artificial menos dependentes de grandes volumes de dados. A seguir, vamos entender melhor sobre o conceito de Small Data, sua relação com o Big Data e seu uso. Acompanhe!

O que é Small Data?

Small Data é a estratégia que foca na qualidade dos dados coletados, e não no volume. O objetivo é trazer somente aquelas informações que sejam realmente relevantes para a criação de estratégias, ações e campanhas.

Hoje, no mercado, existem muitas ferramentas capazes de lidar com grandes volumes de dados, coletando-os, armazenando-os e interpretando-os. No entanto, é preciso ter em mente que nem todos serão úteis para a orientar a tomada de decisão.

É importante, sim, ter uma visão mais abrangente dos dados do mercado. O que o Small Data se propõe, porém, é uma filtragem mais apurada das informações. Caso contrário, excessos sempre geram perdas, isto é, sem um processo qualitativo aliado ao quantitativo, as empresas perdem insights valiosos e deixam de tomar decisões tão rapidamente quanto poderiam.

Quais são as diferenças entre Small Data e Big Data?

Infográfico: Quais As Diferenças Entre Small Data é Big Data

Big Data é o nome dado às grandes quantidades de dados — estruturados ou não. As ferramentas de Big Data são aquelas capazes de coletar, armazenar e interpretar essas informações. Para isso, elas se baseiam em 5 características: volume, variedade, velocidade, veracidade e valor.

E claro que, para lidar com tamanha quantidade de informação, o Big Data exige uma estrutura tecnológica — hardware e software — mais robusta, geralmente acompanhada de soluções mais avançadas como Inteligência Artificial e Machine Learning.

Por outro lado, o Small Data, como vimos, foca em pequenos volumes de informações (já estruturadas), buscando trazer respostas precisas para demandas específicas. A ideia é que os dados apresentados sejam acessíveis e mais facilmente compreensíveis. E, para isso, geralmente não é necessária uma estrutura tão potente quanto à do Big Data.

Dito isso, é importante deixar claro que não se trata de estratégias excludentes ou concorrentes, pelo contrário: elas são complementares. Como comentamos, é preciso aliar uma abordagem quantitativa (Big Data) com uma qualitativa (Small Data).

Assim, se o Big Data ajuda a entender mercados inteiros, tendências e variações, quando se trata de compreender comportamentos ou fenômenos em menor escala, é preciso uma estratégia mais focada e enxuta. É por isso que o Small Data é tão importante do ponto de vista das pessoas e ajuda a entender melhor o consumidor, seus interesses e comportamentos.

Como analisar Small Data

A análise do Small Data acontece de forma diferente do que é feito com o Big Data. Como estamos tratando de uma abordagem mais concentrada e uma análise de menor escalada e de fatores mais humanos, a presença de uma pessoa por trás dessa análise é mais importante.

Se o Big Data pode ser deixado a cargo de ferramentas automatizadas, o Small Data exige uma integração maior entre a inteligência tecnológica e as habilidades dos profissionais da equipe.

Nesse sentido, ferramentas utilizadas no dia a dia, sobretudo na área de Customer Success, por exemplo, são excelentes fontes de informações para entender melhor a persona do negócio. 

Essa análise deve focar em dados que sejam mais simples e concretos, que ajudem a identificar oportunidades, dar mais eficiência aos processos e melhorar o relacionamento com os clientes.

Como se dá a aplicação de Small Data nos negócios?

Infográfico: Como se dá a Aplicação de Small Data nos Negócios

No livro Small Data: Como Poucas Pistas Indicam Grandes Tendências, o autor Martin Lindstrom traz exemplos de empresas que superaram momentos de dificuldade utilizando-se dessa estratégia.

Uma das organizações citadas é a Lego. Segundo Lindstrom, a empresa viu como suas vendas caíram drasticamente por conta, especialmente, das novas tecnologias e opções de entretenimento mais atraentes para as crianças e adolescentes.

Para superar a crise, a Lego, então, buscou conhecer melhor o seu público e entender quem eram as pessoas que ainda consomem seus produtos.

Por meio de pesquisas e entrevistas, a empresa identificou características em comum a essas pessoas e, a partir das respostas obtidas, extraiu insights que direcionaram as estratégias da organização, incluindo o redesign das peças de Lego. O resultado foi o aumento das vendas e a retomada de um lugar de destaque na fabricação de brinquedos.

O caso da Lego é emblemático. De acordo com o autor, ao tentar analisar o comportamento dos seus consumidores com o Big Data, a empresa recebia dados que não necessariamente refletiam a realidade e os gostos das crianças que realmente gostavam de legos. Sem o Small Data, provavelmente ela teria ido à falência.

Foi o foco em dados qualitativos, em uma perspectiva micro, que proporcionou à organização entender o que ela havia feito de errado e redirecionar suas estratégias.

Saiba como usar dados para aperfeiçoar os processos de sua empresa. Acesse nosso Guia Data Driven e veja a importância da análise de dados e como utilizá-los para melhorar o desempenho do seu negócio.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura