O que é governança de dados e por que ela é relevante

SCROLL DOWN

Recentemente, os dados ganharam ainda mais espaço nas agendas das empresas e no vocabulário dos executivos. Não é de hoje que as vantagens do uso do Big Data Analytics nos negócios são evidentes, mas foi em 2020 que o tema entrou de vez no radar dos tomadores de decisão.

O motivo? A vigência da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a partir de setembro do ano passado, que inaugurou uma nova era de responsabilidades na coleta, no tratamento e, especialmente, no uso de dados. Os holofotes, então, destacaram a necessidade de adequação à LGPD. Porém, falar de dados é ir muito além na nova lei.

A responsável por todo o universo de informações que transitam dentro de um ambiente corporativo tem nome e sobrenome: governança de dados. Toda e qualquer atividade que faça referência ao tema, como a própria LGPD, se enquadra dentro desse amplo guarda-chuva que responde por uma tarefa importante em um mundo cada vez mais digital.

O que é governança de dados

A governança de dados pode ser definida como uma disciplina que apoia o gerenciamento de dados corporativos. 

Uma de suas funções é alinhar pessoas, processos e tecnologias sob a ótica dos dados. Nesse sentido, o objetivo é determinar papéis, responsabilidades e projetos necessários para a devida gestão das informações estratégicas que transitam por determinada empresa.

É de esperar, portanto, que a governança de dados atue como uma autoridade articuladora a fim de estabelecer diretrizes da gestão de dados, liderar iniciativas de melhorias e orquestrar todo esse trabalho.

Em outras palavras, trata-se de uma disciplina-mãe que gere várias outras disciplinas e age como uma espécie de guardiã das informações. Essa estrutura serve de referência para todas as áreas da empresa em caso de necessidades desse tipo.

É seu papel, por exemplo, estipular requisitos a respeito dos dados coletados – e que podem ser muitos! No caso da Neoway, o processo de coleta considera centenas de fontes de informação publicamente acessíveis. É preciso determinar regras, validar juridicamente os dados e sua qualidade, definir quem pode utilizá-los e em quais situações, entre outras coisas.

Veja abaixo uma imagem ilustrativa que dá a dimensão das atribuições da governança de dados. Perceba como todas as atividades secundárias orbitam em torno da disciplina principal.

Governança de dados: Entenda suas atribuições

O que não é governança de dados

A palavra governança pode ter várias aplicações no mundo empresarial; ela pode ser corporativa ou relacionada à privacidade de dados pessoais, por exemplo. Seu escopo varia de acordo com cada situação, sendo a governança de dados única no que se propõe a fazer.

Além disso, uma incompreensão relativamente comum no mercado é a de que essa disciplina está a serviço de uma área específica. Na verdade, sua atuação é holística e contribui para o desempenho da empresa como um todo.

Ao contrário do que se pode pensar, a finalidade da governança de dados não está na execução, e sim na orquestração de todas as necessidades relacionadas à gestão dos dados, como vimos anteriormente, tais como responsabilidades, normas e processos. 

É como se fosse a gestão da gestão dos dados, por meio de funções como monitoramento e auditorias.

Por que o assunto é relevante?

A governança de dados não tem apenas objetivos técnicos. Seu maior valor está na capacidade de geração de melhores resultados, por exemplo a alta nas vendas, o aumento da confiança nas relações comerciais e a maior transparência no fluxo das informações.

Portanto, os principais indicadores de desempenho da disciplina estão vinculados às áreas de negócios. Consequentemente, a missão da governança de dados muda de acordo com o modelo e o setor de atuação de cada empresa. Normalmente, organizações que lidam diretamente com o tratamento de dados têm maturidade mais elevada no tema.

Por outro lado, engana-se quem pensa que a governança de dados é restrita a empresas de tecnologia. Por ser uma disciplina eficiente, ela pode ser aplicada a qualquer instituição que tenha interesse em se tornar data driven, isto é, cujas decisões são orientadas por análises de dados.

Essa cultura analítica é um diferencial competitivo para nortear caminhos baseados em cenários realistas. Segundo o site CIODive, empresas com esse perfil são 58% mais propensas a bater suas metas de receitas. Tanto que uma das principais atribuições da governança de dados é fazer a conexão dos departamentos de tecnologia e de negócios.

Case Neoway

Vantagens práticas da governança de dados

Melhora a estratégia

A geração de valor em uma economia digital está na transformação de conhecimento em insights que levam a melhores decisões. Para que a governança de dados entregue os resultados esperados, é necessário primeiramente acessar todas as informações que circulam na empresa. Posteriormente, é imprescindível garantir a qualidade e a validade dos ativos em questão.

Melhora a organização

Diante do aumento exponencial da geração de dados, empresas desorganizadas podem sofrer um “apagão” digital. A governança evita que essa massa de informações vire um problema e a transforma em solução. Por exemplo, uma estrutura adequada é capaz de esclarecer dúvidas e determinar responsabilidades a todos os agentes envolvidos, promovendo eficiência operacional.  

Melhora a confiança

Um dos diferenciais competitivos de empresas com governança de dados é a possibilidade de traçar um raio x do caminho dos dados e de sua utilização. Na era da LGPD, em que a privacidade centraliza discussões empresariais, a transparência tem um peso ainda maior.

Aprimora a tomada de decisão

Organizações precisam de respostas que muitas vezes ainda não existem. Qual será a demanda por determinado novo produto? Qual a melhor época do ano para promover tal serviço? Onde lançar novas filiais? Os dados, embora não prevejam o futuro, oferecem condições para a tomada de decisões mais conscientes baseadas em padrões do passado.

Permite a gestão de riscos

Riscos existem e devem ser mapeados constantemente. A única forma de realizar esse trabalho é conhecer todos os ativos que circulam no ambiente corporativo. Do contrário, é inviável elaborar estratégias de prevenção e remediação junto ao time de segurança da informação. 

Conclusão

Uma empresa sem governança de dados equivale a um mercado que não faz a avaliação do estoque de produtos. Ou seja, ela não consegue gerir seu inventário, não garante a qualidade dos dados e não consegue medir os riscos envolvidos na operação. Consequentemente, o ciclo de vida dos ativos fica comprometido. Assim como o mercado precisa descartar produtos fora do prazo de validade, o mesmo acontece com dados que perdem qualidade e razão de existir.

Com isso, é como se as lideranças operassem “no escuro”. A falta de monitoramento dos dados dificulta o entendimento do que acontece na empresa e compromete avaliações. No dia a dia, esse cenário abre espaço para desentendimentos e vulnerabilidades que podem prejudicar os negócios.  Isso porque não basta apenas ter informações, é preciso tratá-las e organizá-las adequadamente para alavancar todas as outras ações de negócios.

*Michel Avila e Fernanda Garcia são, respectivamente, Chief Data Officer e Head de Governança de Dados da Neoway.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura