Influencie a Decisão de Compra de seus Clientes com o ZMOT

SCROLL DOWN

O termo Momento Zero da Verdade, ou simplesmente ZMOT (Zero Moment of Truth), está ganhando cada vez mais atenção. Isso porque ele se preocupa com uma fase da jornada de compra que costumava ser esquecida.

O processo de tomada de decisão que antecede qualquer compra é o local perfeito para se explorar e influenciar os consumidores. E para isso, os 4 pilares do Momento Zero irão te ajudar.

Mas caso ainda não tenha ficado claro e você esteja se perguntando o que é ZMOT, deixa que eu explico.

Em pesquisa realizada pelo Google, com mais de 5 mil empresas, foi descoberto que o processo de escolha dos consumidores possui similaridades.

Essas constâncias foram organizadas em quatro frentes distintas que te ajudam a influenciar e convencer o público a realizar uma compra. A esse processo de pesquisa e decisão damos o nome de ZMOT.

4 Pilares do ZMOT

Saber da existência do ZMOT e de como ele pode interferir na jornada de compra é essencial para que possamos convencer nosso consumidor de que ele deve comprar, e comprar com a sua marca de preferência.

Para que você possa colocar essa dinâmica em prática vamos te mostrar o funcionamento dos 4 pilares que sustentam o ZMOT e explicar, em detalhes, como eles afetam a tomada de decisão.

São eles:

  • Ranqueamento
  • Tabelas Comparativas
  • Avaliações
  • Cupons

Ranqueamento

Qual a sua posição no ranqueamento orgânico do Google?

O lugar em que você se encontra nos mecanismos de pesquisa é essencial, afinal apenas os primeiros links recebem cliques.

Isso significa que ser bem colocado é sinônimo de maiores conversões, pois a partir do link de número 15 os cliques dos internautas são tão poucos que é quase como se você não existisse.

Ser encontrado pelos seus clientes é o primeiro passo para convencê-los, por isso foque em estratégias de SEO. Elas irão te ajudar a se tornar mais visível e atraente para o público.

Tabelas Comparativa

Pense em um momento de indecisão pessoal, sobre qualquer assunto. Devemos concordar que colocar lado a lado as vantagens e desvantagens de uma situação, produto ou serviço é a melhor forma de se decidir, certo?

Pois é para isso que servem as tabelas comparativas!

Elas irão mostrar para o seu cliente que você se preocupou com a experiência dele na hora da escolha e ainda vai ajudá-lo a se decidir.

As listas de comparação são aquele empurrãozinho essencial para que o consumidor avance na jornada de compra.

Avaliações

Outro ponto crucial são as avaliações!

Pessoas entre 18 e 34 anos, conforme Consumer Research Report, afirmam que confiam na opinião de estranhos na internet tanto quanto na de colegas. E uma vez que 90% delas procuram por avaliações antes de realizar uma compra, é preciso ficar atento a isso.

Oferecer bons produtos, serviços, atendimento e experiência para o cliente faz com que ele se sinta confortável e influenciado a fazer boas avaliações online.

Pense nisso como uma forma de fazer propaganda gratuita. Afinal, como mostramos acima, demonstrar uma boa reputação é essencial para convencer qualquer um.

Cupons

Quando falamos que o ZMOT se atém ao processo que antecede a tomada de decisão, algumas pessoas podem achar que ele não inclui a questão dos preços. Mas na verdade esse é o 4º pilar.

As pessoas têm o costume de se dedicarem à busca de cupons e promoções online antes de realizar compras online ou físicas.

Isso porque, como consumidores, estamos sempre buscando vantagens na hora de fazer o melhor negócio!

E uma vez que 80% dos clientes afirmam já terem comprado com cupons pelo menos uma vez, oferecer esse diferencial é o último passo para convencê-lo de vez a comprar.

Conclusão

Podemos dizer que o ZMOT é o momento mais propício para influenciar um cliente. Afinal, ele está buscando por essa influência.

Saber como estruturar seu site e o que oferecer para ajudá-lo na tomada de decisão é o que fará com que sua marca gere cada vez mais conversões.

O ZMOT está aí, e cada vez mais ganha espaço na jornada de compra, então fique atento a ele!

**Este artigo foi escrito pela equipe do ZMOT Institute**

Sobre o ZMOT Institute: Ajudamos pessoas e empresas a entender o comportamento do consumidor. Estamos aqui para ajudar você a entender o ZMOT e aplicá-lo no seu dia a dia. Não importa o tamanho do seu bolso, ou disponibilidade de tempo, teremos sempre uma solução para ajudá-lo.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura