Análise descritiva: como os dados impulsionam estratégias?

SCROLL DOWN

A análise descritiva é uma estratégia fundamental para as empresas que desejam extrair conhecimento dos dados, descobrir padrões, tendências e oportunidades.

Organizações dos mais diversos setores estão investindo em soluções como Big Data, que as permite tratar grandes volumes de informações e transformá-las em conhecimento e estratégias acionáveis.

Nesse sentido, a análise descritiva ajuda na compreensão do que acontece na empresa, e com o apoio da tecnologia, isso pode ser feito, inclusive, em tempo real. A seguir, saiba mais sobre o conceito da análise descritiva e descubra como ela pode ser utilizada para garantir o crescimento e a expansão do seu negócio. 

O que é análise descritiva?

Análise descritiva é a etapa inicial do processo de estudo dos dados coletados por uma empresa. Com ela, busca-se reduzir, organizar e descrever essas informações com base em métricas estatísticas, identificando características para agrupá-las e/ou relacioná-las a fim de apontar tendências, anomalias e padrões.

Geralmente representado em tabelas e gráficos, esse processo consegue facilitar a compreensão dos dados. Assim, ele contribui para uma avaliação mais precisa e simples da situação em que a empresa se encontra.

A análise descritiva é muito utilizada, por exemplo, em instituições financeiras, sobretudo para o processo de análise de crédito, ajudando a entender os riscos de cada operação de acordo com o perfil do cliente. Esse conhecimento é usado para, entre outras coisas, definir os valores e os juros que serão cobrados.

Como a análise descritiva funciona?

A ferramentas mais utilizadas para a análise descritiva são tabelas e gráficos. Via de regra, eles buscam representar médias, variações (em porcentagem) e índices, condensando as principais informações em um único lugar.

Importante destacar que gráficos e tabelas são apenas a forma de representação dos dados. Toda a coleta, organização e estruturação dessas informações é, atualmente, feita com auxílio de ferramentas como Big Data e Inteligência Artificial.

A ideia de representar os dados dessa forma é facilitar sua interpretação. Por mais que, dessa forma, algumas poucas informações possam se perder, a possibilidade de contar com uma descrição resumida dos dados traz ganhos que compensam qualquer perda.

Essa maior clareza em relação às informações facilita a identificação de quaisquer anomalias no negócio. A partir da análise descritiva, é possível encontrar falhas, gargalos e registros incorretos de valores que podem indicar a necessidade de correções e melhorias.

Para que esse trabalho seja mais eficaz, além da organização dos dados, são definidas variáveis (qualitativas e quantitativas) que têm o papel de auxiliar os gestores na elaboração de respostas mais assertivas e embasar a tomada de decisão.

Isso otimiza o tempo dos líderes, uma vez que eles não precisam se debruçar sobre extensos relatórios. Em vez disso, eles têm acesso às informações mais relevantes para a organização em um único lugar.

Leia mais: Análise avançada de dados: o que é e como funciona

Quais as vantagens que traz para os negócios

Como comentamos, a análise descritiva é fundamental para o processo de Business Analytics. É ela que firma os alicerces para análises posteriores (preditiva e prescritiva), colaborando para um diagnóstico mais preciso e confiável sobre o contexto em que a empresa se encontra.

Ela serve como base para as outras formas de análise, sendo a primeira fase no processo de avaliação de informações e a etapa sobre a qual serão desenvolvidos outros métodos estatísticos e analíticos.

Ou seja, trata-se da fase mais primordial do Business Analytics, em que os dados são organizados e relacionados com base em métricas e variáveis para ajudar no mapeamento e na identificação de fenômenos relacionados ao negócio.

Ao facilitar a interpretação dos dados, esse tipo de análise torna mais fácil a obtenção de insights e a transformação dessas informações em conhecimentos acionáveis. E isso é fundamental para o planejamento estratégico do negócio.

Vale ressaltar que esse processo é altamente imparcial, o que permite obter insights com alto grau de objetividade e praticamente sem vieses. Assim, o conhecimento obtido a partir da análise descritiva ajuda a compreender e interpretar um fenômeno de forma simples e confiável.

Leia mais: Por que os dados são essenciais aos negócios?

Como a análise descritiva pode ser utilizada pelas empresas

Análise descritiva: como os dados impulsionam estratégias?

Quando falamos do ambiente corporativo, a análise descritiva de dados é utilizada, em grande parte, para que as empresas entendam melhor o mercado em que estão inseridas, o nicho que atuam e mapear oportunidades e tendências de mercado e até mesmo o comportamento dos consumidores.

O processo de estruturação da análise descritiva envolve os seguintes passos:

  • Identificação do problema: geralmente, esse tipo de análise é motivada pela necessidade de se entender um fenômeno. Assim, a primeira etapa é identificar um problema, dúvida ou hipótese para se investigar.
  • Coleta dos dados: é preciso definir as fontes das quais serão extraídos os dados que ajudarão a entender o fenômeno a ser investigado. Isso inclui pesquisas de mercado e entrevistas/questionários com consumidores, por exemplo.
  • Tratamento dos dados: não basta coletar enormes quantidade de dados, é preciso estruturá-los de forma a permitir sua análise e a extração de conteúdo útil. Para isso, ferramentas de Analytics são fundamentais, ajudando a limpá-los, priorizá-los e organizá-los.
  • Apresentação dos dados: uma vez que foram tratadas, as informações devem ser apresentadas de forma a facilitar sua interpretação e permitir conclusões – ou novos questionamentos.
  • Análise e interpretação: a análise dos dados vai levar a descobertas, que podem comprovar ou não um problema ou hipótese levantados no começo do processo. Esse conhecimento deve ser capaz de levar a decisões mais eficientes.

A análise descritiva de dados é uma excelente forma de introduzir uma cultura data-drive na empresa. Afinal, ela traz dados relevantes e que podem fundamentar as decisões e orientar os processos da organização. Dessa forma, deixam-se de lado decisões intuitivas e “achismos” e volta-se o negócio totalmente para dados reais.

O Big Data segue sendo fundamental para as análises das empresas. No entanto, diante da grande competitividade, outras formas de dados têm ganhado espaço nas organizações. Acesse Wide Data: o que é e qual a diferença entre Small Data? e conheça suas vantagens e aplicações.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura