A personalização é um dos elementos mais valiosos no relacionamento B2B (empresa para empresa). Como o Fabricio Medeiros explicou no texto sobre a área de professional services da Neoway, a capacidade de desenvolver projetos complexos de inteligência de dados é um diferencial competitivo porque agrega valor. E uma das peças que faz a nossa engrenagem de serviços “fora da caixa” girar é a área de análise de negócios.
Esse setor foi criado em 2018 para aproximar as áreas de desenvolvimento de soluções e de definição do escopo de negócios. Desde então, a equipe se dedica a traduzir necessidades específicas de clientes baseadas em problemas identificados por eles. Atuamos, portanto, como um elo entre as visões técnica e comercial.
A premissa da área é oferecer consultoria especializada capaz de se debruçar sobre os detalhes. É papel do time investigar a fundo para ir além do óbvio e das soluções padronizadas. Isso porque queremos propor não apenas o melhor caminho, mas aquele que seja viável e que faça sentido no contexto de cada empresa.
Que “dores” resolvemos?
A área de análise de negócios pode atuar em finalidades variadas dentro dos pilares da Neoway: vender mais (sales & marketing); diminuir riscos de inadimplência (credit management); reduzir riscos de compliance e fraudes (compliance e fraud prevention); integrar bases de dados jurídicas (legal analysis), entre outras infinitas possibilidades. Como fazemos isso? Com uma boa dose de ousadia e senso analítico.
Utilizamos estratégias variadas a fim de buscar as respostas adequadas. Uma das principais é a análise exploratória, que funciona assim: coletamos uma amostra de dados do cliente, cruzamos com os dados fornecidos pela Neoway e, dessa forma, geramos insights valiosos que os tomadores de decisão podem utilizar para definir o que deve ser feito com base em dados e fatos. É dessa forma que descobrimos quais clientes da base analisada são potenciais fraudadores ou indicamos a melhor estratégia para expansão dos negócios, por exemplo.
E muito mais pode ser feito. Com base nos na inteligência gerada, automatizamos decisões por meio de modelos estatísticos, visões estratégicas disponibilizadas por BIs e também motores de decisão, entre outras soluções que julgamos aderentes, sempre considerando as dores do cliente.
Estilo CSI de trabalho
Por isso, o espírito investigativo é fundamental para o bom desempenho da área de análise de negócios. Aliás, quem trabalha nesse mercado sabe bem que ter acesso a dados é uma coisa; traduzi-los em conhecimento e informação relevante é outra. Curiosa que sou por natureza, vejo na prática a diferença que faz refletir, questionar, testar e descartar hipóteses antes de sugerir a implementação de soluções para os clientes.
Não à toa a área de análise de negócios é formada por um time multidisciplinar. Ter um perfil analítico é primordial, mas o conhecimento agregado de habilidades específicas é super enriquecedor. Esses são essenciais na compreensão de demandas pontuais como, por exemplo, no caso de advogados dedicados a projetos na área jurídica ou de compliance. Independentemente das características, acima de tudo buscamos ter uma equipe inovadora, diversificada e aberta a desafios.
Afinal, o nosso mantra na área de análise de negócios deixa claro onde queremos chegar: na nossa visão, todos os problemas são solucionáveis. Seja por meio de abordagens mais simples ou sofisticadas, o importante é resolver a dor do cliente. Só precisamos fazer as perguntas certas e utilizar a inteligência dos dados a nosso favor para desvendar os caminhos.