Análise de negócios: a ponte entre as visões técnica e comercial

SCROLL DOWN

A personalização é um dos elementos mais valiosos no relacionamento B2B (empresa para empresa). Como o Fabricio Medeiros explicou no texto sobre a área de professional services da Neoway, a capacidade de desenvolver projetos complexos de inteligência de dados é um diferencial competitivo porque agrega valor. E uma das peças que faz a nossa engrenagem de serviços “fora da caixa” girar é a área de análise de negócios.

Esse setor foi criado em 2018 para aproximar as áreas de desenvolvimento de soluções e de definição do escopo de negócios. Desde então, a equipe se dedica a traduzir necessidades específicas de clientes baseadas em problemas identificados por eles. Atuamos, portanto, como um elo entre as visões técnica e comercial.

A premissa da área é oferecer consultoria especializada capaz de se debruçar sobre os detalhes. É papel do time investigar a fundo para ir além do óbvio e das soluções padronizadas. Isso porque queremos propor não apenas o melhor caminho, mas aquele que seja viável e que faça sentido no contexto de cada empresa.

Que “dores” resolvemos?

A área de análise de negócios pode atuar em finalidades variadas dentro dos pilares da Neoway: vender mais (sales & marketing); diminuir riscos de inadimplência (credit management); reduzir riscos de compliance e fraudes (compliance e fraud prevention); integrar bases de dados jurídicas (legal analysis), entre outras infinitas possibilidades. Como fazemos isso? Com uma boa dose de ousadia e senso analítico.

Utilizamos estratégias variadas a fim de buscar as respostas adequadas. Uma das principais é a análise exploratória, que funciona assim: coletamos uma amostra de dados do cliente, cruzamos com os dados fornecidos pela Neoway e, dessa forma, geramos insights valiosos que os tomadores de decisão podem utilizar para definir o que deve ser feito com base em dados e fatos. É dessa forma que descobrimos quais clientes da base analisada são potenciais fraudadores ou indicamos a melhor estratégia para expansão dos negócios, por exemplo.

E muito mais pode ser feito. Com base nos na inteligência gerada, automatizamos decisões por meio de modelos estatísticos, visões estratégicas disponibilizadas por BIs e também motores de decisão, entre outras soluções que julgamos aderentes, sempre considerando as dores do cliente.

Estilo CSI de trabalho

Por isso, o espírito investigativo é fundamental para o bom desempenho da área de análise de negócios. Aliás, quem trabalha nesse mercado sabe bem que ter acesso a dados é uma coisa; traduzi-los em conhecimento e informação relevante é outra. Curiosa que sou por natureza, vejo na prática a diferença que faz refletir, questionar, testar e descartar hipóteses antes de sugerir a implementação de soluções para os clientes.

Não à toa a área de análise de negócios é formada por um time multidisciplinar. Ter um perfil analítico é primordial, mas o conhecimento agregado de habilidades específicas é super enriquecedor. Esses são essenciais na compreensão de demandas pontuais como, por exemplo, no caso de advogados dedicados a projetos na área jurídica ou de compliance. Independentemente das características, acima de tudo buscamos ter uma equipe inovadora, diversificada e aberta a desafios.

Afinal, o nosso mantra na área de análise de negócios deixa claro onde queremos chegar: na nossa visão, todos os problemas são solucionáveis. Seja por meio de abordagens mais simples ou sofisticadas, o importante é resolver a dor do cliente. Só precisamos fazer as perguntas certas e utilizar a inteligência dos dados a nosso favor para desvendar os caminhos.

Por 

Keiti Baggio

Profissional com vasta experiência em análise de dados, inteligência e estratégia de mercado. Engajada em utilizar dados para auxiliar na tomada de decisões. Atualmente, é Business & Data Analytics Manager na Neoway.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura