Professional services: por dentro dos serviços inovadores da Neoway

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Imagine uma área responsável por criar projetos altamente customizados, para necessidades variadas, e que tenham em comum um ingrediente de sucesso encontrado nas melhores estratégias: o uso de dados para gerar inteligência e conhecimento aos clientes.

É assim que funciona a área chamada de “professional services” na Neoway, ou, simplesmente, setor de serviços. Trata-se de um conceito ainda novo no Brasil e que está a serviço das empresas para desenvolver soluções de inteligência de dados ‘fora da caixa’, muitas vezes do zero,  adaptadas à realidade de cada negócio. 

A missão da área de professional services é inovar e fomentar ofertas relacionadas a Big Data Analytics e Inteligência Artificial por meio da replicabilidade. Ou seja, criamos, testamos e escalamos o que dá certo.

Por dentro da área de professional services

O setor de serviços é formado por times multidisciplinares que atuam em sintonia. As equipes de engenharia e de produtos, por exemplo, são parceiras na tarefa de dar escala nas soluções desenvolvidas e que já foram testadas e homologadas no mercado.

Além disso, o setor conta ainda com os seguintes times parceiros (é muita gente boa pensando junto):

Infográfico: Por dentro da área de professional services

Como as ideias chegam?

Os projetos da área de professional services podem surgir de duas maneiras. 

Em alguns casos, as demandas surgem por meio dos times comercial e de CS (Customer Success) que identificam as necessidades dos clientes e trazem ideias para checar a viabilidade tanto do ponto de vista técnico quanto conceitual. Isso porque os projetos precisam estar alinhados com o core business da Neoway que é gerar inteligência baseada em dados. O que não atender a esse ponto de partida é descartado.

Outras vezes, os staff engineers, gestores e coordenadores de professional services, que também ficam próximos aos clientes, conseguem entender suas demandas e encontrar oportunidades com alto valor agregado. Eles fazem a ponte entre a visão técnica e de negócios para alinhar o melhor dos dois mundos.

Temos cases? Sim!

Agora que eu já expliquei a premissa da área e como ela funciona, nada melhor do que compartilhar as boas histórias que geramos a partir dela, certo? Afinal, que soluções são essas?

Para exemplificar o potencial de desenvolvimento “fora da caixa” dos professional services, selecionei cases de pilares variados: crédito, sales & marketing, compliance e integração. Ao todo são mais de 20 soluções no portfólio – e todas elas se mostraram replicáveis. Confira algumas:

Compliance

O motor de decisões é uma das principais criações da área de serviços da Neoway. Trata-se de uma solução automatizada e personalizável que permite a definição de regras de negócios baseadas em variáveis, pesos e medidas. O objetivo é facilitar a tomada de decisões com a agilidade e a precisão que só a análise de dados pode conferir.

Como diferencial, oferecemos um serviço de consultoria para a definição das regras mais adequadas perante o contexto de negócios do cliente. Como nossos profissionais atuam em empresas de diversos segmentos, eles são altamente capacitados e atuam com base em experiências enriquecedoras de mercado,o que garante a qualidade e aderência das sugestões perante as necessidades do cliente.

No compliance, o motor de decisão se mostra muito eficiente para o processo de onboarding de funcionários, fornecedores, parceiros ou grupos de interesse por meio da checagem de dados. Mas, é possível ir além e aplicar a solução também em outros pilares, como no de Sales & Marketing, para definir quais leads são mais qualificados, por exemplo.

Outra solução interessante na área de compliance é o uso de bots de coleta de dados exclusivos, que vasculham fontes diversas de acordo com o interesse de cada cliente. Tudo isso feito com o devido respaldo jurídico e da própria área de compliance em relação às diretrizes da LGPD e eventuais normas aplicáveis.

Sales & Marketing

Na indústria de bebidas, uma grande empresa nacional recorreu à área de serviços da Neoway para identificar os principais pontos de venda a fim de ofertar com mais eficácia produtos específicos para cada tipo de público. 

Por meio da análise de dados, a empresa teve acesso a um mapa de geolocalização completo, com insights fundamentais sobre consumo por produto, indicadores como faturamento dos concorrentes no entorno, faixa etária do público, nível de urbanização, segmentos de empresas no entorno, entre outros, para aumentar as chances de vendas em determinadas regiões.

Já na área de educação, outra grande empresa decidiu fazer uso da inteligência oferecida pela Neoway no marketing. Ao centralizar boa parte das informações na plataforma, as estratégias se tornaram mais eficientes e, a partir da inteligência comercial gerada, a empresa ganhou mais precisão no envio das campanhas de e-mail.

Integração

Certa vez fomos procurados por uma empresa que é parte de uma holding global. O desafio? Criar sua própria infraestrutura, com integrações que não dependessem mais da matriz. Mesmo sendo a última filial global a iniciar o trabalho, com o apoio da Neoway, a unidade brasileira foi a primeira a concluir o processo de migração que passou por três fases (avaliação, implementação e geração de inteligência de dados). Isso aconteceu devido à agilidade no tempo de desenvolvimento.

Crédito

Por fim, uma outra aplicação muito interessante foi validada recentemente em um projeto de recuperação de crédito. A partir do cruzamento de dados de endereços feito pela Neoway, foi possível identificar pessoas inadimplentes com mais eficiência em relação ao processo habitual, que implicava custos com emissão e entrega de documentos. A relação custo-benefício foi excelente.

Os nossos diferenciais

Nós da área de professional services percebemos que quanto mais complexo é o projeto, maior é a necessidade de customização. E para atingir um nível alto de personalização em vendas consultivas, é preciso se preocupar com o cliente além do discurso. Essa é uma premissa inegociável na Neoway, onde trabalhamos sob o mantra da customer centric – ou seja, o cliente no centro de tudo que fazemos.

Além disso, destaco como diferenciais da área de professional services alguns requisitos que fazem muita diferença na qualidade da entrega final: o tempo de casa, a maturidade e o nível elevado de especialização dos times; a velocidade no tempo de desenvolvimento e nas entregas; a busca pelo valor agregado; e a garantia de que os dados fornecidos são confiáveis e legítimos.

Por 

Fabrício Medeiros

Entusiasta da tecnologia e das relações interpessoais, atua há mais de 12 anos em frentes de análise e desenvolvimento de software e dados, utilizando diversas tecnologias, frameworks e linguagens de programação. Nos últimos 6 anos, dedicou-se à gestão de processos, projetos, pessoas e times de tecnologia. Atualmente, é diretor de Professional Services da Neoway.

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