Neste ano, a conferência Data Driven Brasil: connecting data and business trouxe diferentes cases de sucesso para exemplificar como o uso dos dados aplicados a negócios pode dar início desde um programa piloto até se tornar a ferramenta principal de tomada de decisão estratégica de uma empresa. Os cases são baseados em soluções desenvolvidas pela Neoway de acordo com o objetivo de cada cliente e auxiliam em diversas frentes.
No case de sucesso abaixo, o Santander mostra como conseguiu alcançar números surpreendentes tomando decisões mais precisas, orientadas a dados. De um programa piloto até a execução da estratégia, a maioria dos indicadores mais do que dobrou ou alcançou números inigualáveis para o segmento.
Santander: um piloto com aumento de mais de 23% na conversão
O Santander precisava de um piloto com objetivos bem específicos, segundo Marcos Abrantes Gomes, especialista em CRM do Santander: conquistar mais clientes com qualidade. Para atingir a meta, a ideia era utilizar as informações relevantes dos clientes, a partir de soluções avançadas, ampliando o conhecimento, a quantidade e, principalmente, a qualidade da aquisição. Em 2016, com metas de alta expectativa, iniciaram um projeto piloto de data driven business. No começo, foram selecionadas 11 agências e 84 gerentes que receberam um treinamento altamente qualificado, com suporte presencial, on-line, materiais de apoio e visitas nas agências.
Nos dois meses de projeto, os resultados foram surpreendentes: maior adesão dos gerentes das empresas, 49 prospects em média por gerente, aumento de 85% de contato com pessoas jurídicas, aumento de 61% de contato com pessoas físicas e uma conversão que cresceu em 23%. E esse era apenas um protótipo.