Como manter seu programa de privacidade e proteção de dados eficiente

SCROLL DOWN

Para celebrar o Dia Internacional da Proteção de Dados (28/01), a Neoway fez seu primeiro webinar do ano “Como manter o programa de privacidade e proteção de dados vivo e eficiente em 2023?”.

Paula Zanona, nossa Head of Legal, Privacy e Data Protection, conduziu um papo com duas especialistas no tema: Camila Nagano, DPO e Privacy Manager do iFood, e Raíssa Moura Ferreira, DPO do Nubank.

O webinar começou com as participantes falando que a principal expectativa para o ano de 2023 é a consolidação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As questões de compliance, como adequação e conformidade das empresas, já ficaram no passado e, agora, o olhar é para o amadurecimento e a evolução dos programas de privacidade e proteção de dados.

Porém, sabemos que essa não é uma conquista fácil. Muitos desafios devem ser vencidos, a começar por uma boa comunicação com os públicos interno e externo. Mais do que processos e normas, é preciso que as empresas internalizem uma cultura de proteção de dados e, para que isso aconteça, Raíssa é enfática: “Engajar a altíssima liderança é fundamental”.

Novos aprendizados e evoluções

Outra evolução que também deve acontecer é nos materiais internos das empresas. Estes foram feitos inicialmente abordando a LGPD de forma geral para que todos soubessem o básico do básico, segundo Paula. Agora é fundamental produzir documentações técnicas e trilhas de conhecimento específicas para cada área.

Durante o papo, Camila contou que, de início, muitos passaram a procurar suas áreas de compliance pedindo guias e diretrizes. Isso porque todos precisam saber o que podem ou não fazer.

Hoje, muito mais do que só registrar o que foi feito, as documentações técnicas são uma maneira de manter todo o trabalho desenvolvido até aqui vivo e escalável. Registrar o fluxo que os dados seguem, desde que entram na empresa, é uma forma de garantir que todos estejam seguindo o mesmo caminho. Além disso, faz com que novos funcionários aprendam o processo interno de modo simples e rápido e, ainda, ajuda na manutenção e a garantir que os dados estão sendo tratados de maneira adequada.

As duas especialistas também concordam que o principal a ser feito neste ano de 2023 é começar a produzir trilhas de conhecimento específicas para cada área, uma vez que, hoje, os colaboradores já estão acostumados com os termos gerais da LGPD e as dúvidas atuais estão em processos específicos de cada setor.

“Não adianta fazer [materiais] genéricos porque não vai atender as necessidades das pessoas”, alerta Raíssa. A DPO do Nubank também enfatizou que proporcionar conhecimento segmentado é a melhor forma de empoderar os colaboradores para que eles tomem decisões de forma mais rápida e assertiva, sendo necessário que os conteúdos falem a língua de cada um dos times

O time de privacidade e proteção de dados deve apropriar-se das ferramentas que as demais equipes já utilizam em seu dia a dia para garantir uma boa comunicação. Segundo Camila, não são os times que têm que se adaptar ao programa de privacidade, mas o programa é que precisa falar a linguagem dos times. O momento é de traduzir as informações que estavam em linguagem jurídica para a realidade de cada área, que tem necessidades totalmente diferentes. “Inclua-se na discussão, não seja uma área de privacidade passiva. Devemos ser participativos e propositivos”, incentivou a DPO do iFood.

Leia mais: Conheça os 7 princípios do Privacy by Design

Como medir o desempenho do seu programa de privacidade?

Outro grande desafio para 2023 é entender como os números do seu programa de privacidade e proteção de dados podem relacionar-se com os números do negócio ou virar insumo para a estratégia do próximo ano ou ciclo. Segundo Camila, hoje, estamos no mesmo barco: todos aprendendo juntos.

Já Raíssa acrescentou que: “Os dois principais indicadores envolvem a transparência e a excelência do produto daquele negócio. Vale a pena discuti-los internamente.”

Um indicador de transparência ajuda a entender o quanto as comunicações para os titulares dos dados está adequada e efetiva. Segundo Paula, o indicativo pode ser levantado a partir do quanto a sua empresa é acionada pelos titulares. Uma demanda exacerbada pode indicar que sua comunicação não está clara e não está tirando as dúvidas do público externo. 

Uma política de privacidade eficiente deve sanar as questões do público geral e fazer com que este não precise entrar em contato com a empresa com questionamentos sobre os rumos de seus dados pessoais.

O webinar ainda passou por temas como ética de dados, responsabilidade com o uso de dados pessoais e inteligência artificial. Quer conferir como foi esse papo na íntegra? Descubra como manter o programa de privacidade de dados vivo e eficiente. 

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura