Carregando...

Processo de due diligence: como a Braskem ganhou eficiência

Scroll Down

Veja como a Braskem, empresa do setor petroquímico, conseguiu reduzir o tempo de entrega de resultados da equipe de Due Diligence com ajuda da Neoway!

O processo de Due Diligence permite às empresas avaliar e mitigar riscos antes mesmo de concretizar novas parcerias. 

Combinando gestão de riscos e compliance com a realização de auditorias (internas e externas) e outros procedimentos, permite avaliar terceiros, fornecedores e associados com o objetivo de identificar riscos reputacionais e de compliance, ajudando as empresas na tomada de decisão quanto ao seu relacionamento com terceiros.

Nesse sentido, direcionar a área de conformidade das empresas para uma cultura data driven, isto é, baseada em dados, é fundamental para reduzir custos e dar mais precisão, segurança e agilidade às análises realizadas.

Foi pensando nesses benefícios que a equipe de Compliance da Braskem decidiu buscar as soluções da Neoway. 

A Braskem foi criada em 2002 pela junção de seis empresas e, hoje, é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. A empresa tem participação relevante em muitas cadeias produtivas e desempenha importante papel para o desenvolvimento financeiro das regiões em que atua.

O atual Sistema de Conformidade da Braskem envolve todos os seus integrantes em um compromisso que visa a uma atuação ética, íntegra e transparente em todas as suas ações – internas, externas e capitaneadas por terceiros. 

Cenário e desafios

Desafios Do Processo De Due Diligence Na Brasken 1024x685

O grande desafio da Braskem ao buscar a Neoway foi remodelar o processo de Due Dilligence que já existia na empresa. Para isso, a empresa pensou em três grandes objetivos relacionados à área:

  • Estabelecer um processo robusto de Due Dilligence e, ao mesmo tempo, eficiente que atendesse às especificações de requisitos de uma monitoria independente realizada por órgãos nacionais e internacionais, como Ministério Público Federal (MPF), Advocacia Geral da União (AGU), Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) e a Securities and Exchange Commission (SEC);
  • Internalizar o processo de Due Dilligence para reduzir os gastos fixos na área de Compliance, diminuindo custos com consultorias, escritórios de advocacia e diversas ferramentas de pesquisa;
  • Reduzir o Service Level Agreement (SLA) médio do processo de Due Dilligence, melhorando a qualidade das análises realizadas e também diminuindo o tempo de execução das análises que era gasto com falsos positivos e informações imprecisas.

De todas as demandas que foram analisadas em 2019, em aproximadamente 50% dos casos a análise era entregue em um período considerado elevado pelos clientes internos do processo, isto considerando a data de início das análises e da entrega do relatório final de classificação de risco. Apenas 9% das análises foram atendidas em prazo que atenderia às expectativas das áreas de negócio.

Além de buscar mais eficiência na aplicação dos recursos despendidos com o processo de Due Diligence e a diminuição do tempo de entrega, também havia previsão de novas demandas que seriam absorvidas pela empresa no ano seguinte, o que impactaria na proposta de internalização do processo de Due Diligence. 

Antes da Neoway

Como A Neoway Pode Ajudar Em Risk Compliance 1024x685

Antes da implementação da solução da Neoway, para atender todas as demandas do processo, a Braskem contava com uma equipe de três integrantes dedicados ao processo de Due Dilligence, além do apoio de uma consultoria externa, escritórios de advocacia e do uso de três ferramentas de automação de pesquisas.

O processo era feito em três etapas:

  • Geração de dossiês de dados por meio dos buscadores, enfrentando instabilidades e resultados defasados;
  • Geração de relatórios preliminares de apontamentos, depurando falsos positivos e realizando pesquisas manuais e suplementares para composição final de risco;
  • Revisão dos relatórios e elaboração de sumário final indicando a classificação de risco.

Leia mais: Guia: Conceitos e boas práticas de prevenção à fraude

O que foi feito com a Neoway

Com A Neoway A Brasken Simplificou O Processo De Due Diligence 1024x685

Com a contratação da Neoway em fevereiro de 2020, a Braskem conseguiu aprimorar significativamente o processo de Due Diligence, simplificando o processo de pesquisa e busca de informações, concentrando todo o esforço de análise apenas na plataforma da Neoway. 

Com isso, a empresa conseguiu internalizar o processo na sua própria equipe e dispensar, de imediato, o apoio de consultores externos que prestavam serviços na modalidade de loan staff.

Alguns resultados observados foram:

  • Redução considerável no SLA já no mês seguinte à implementação da Neoway: a média de tempo entre o recebimento de uma demanda e a formatação de uma análise de risco passou para apenas um SLA médio de 4 dias no mês de maio, prazo muito inferior aos prazos anteriormente praticados;
  • Redução de 91% no SLA de entrega no segundo trimestre de 2020, incluindo análises emergenciais e o processo de cadastro de terceiros.

Essas melhorias foram realizadas mesmo havendo um aumento de 22% nas demandas quando comparado ao ano anterior.

Adicionalmente, além do processo regular de Due Dilligence para terceiros, a plataforma Neoway possibilitou ações de análise em massa. Somente em setembro de 2020, foram regularizados mais de 500 terceiros, cujos vencimentos aconteceriam ainda no final daquele ano.

Com a parceria, foi possível fazer o enriquecimento de dados para consulta durante o processo de Due Diligence. 

Para tanto, foi realizado o upload de bases de clientes, fornecedores, integrantes, terceiros e partes relacionadas à plataforma Neoway, cruzando dados de mais de milhares de entidades ligadas à empresa.

Isso possibilitou um novo enfoque de análise e a identificação de riscos até então desconhecidos pela empresa ou que demandam um processo de análise muito mais extenso para se chegar aos mesmos resultados, tais como:

  • Identificação imediata de eventuais vínculos políticos entre terceiros, integrantes e parceiros de negócios;
  • Revelação de potenciais conflitos de interesse não declarados anteriormente;
  • Utilização da plataforma em outros processos de compliance, como investigações internas.

Leia mais: Gestão de riscos de ponta a ponta com inteligência de dados e automação

Resultados do projeto de otimização de due diligence

Resultados Do Projeto De Due Diligence 1024x347

Quantitativos

  • Descontinuação do uso de três ferramentas de pesquisas utilizadas para análise;
  • Redução de custos com terceiros sem impactar sensivelmente o headcount da área, internalizando o processo de Due Diligence;
  • Redução de 91% do SLA para entrega de análises após a implementação;
  • Utilização de dados não normalizados de milhares de entidades para pesquisa.

Qualitativos

  • Conhecimento de riscos ainda não mapeados pela equipe de conformidade no processo regular de análise;
  • Adoção de uma ferramenta que se adequa ao processo implementado durante monitoria independente;
  • Manutenção de modelo existente e enriquecimento do processo com novas fontes de pesquisa;
  • Melhoria na qualidade das análises e no tempo de entrega de resultados da equipe de Due Diligence;
  • Otimização dos esforços dos integrantes da equipe e entrega de análises emergenciais no tempo acordado com as áreas de negócio, reduzindo o SLA médio para entregas entre 3 a 5 dias;
  • Utilização de informações que antes não eram normalizadas em bases sistêmicas.

A parceria com a Neoway possibilitou à Braskem internalizar o processo de Due Diligence, gerando economia de tempo e recursos, além de otimizar a realização de análises de terceiros.

A Neoway conta com  Soluções | Risk & Compliance que atendem às estratégias de gestão de riscos por completo. 

Elas ajudam a otimizar o setor de prevenção de fraudes e compliance, pois diminuem o tempo de busca e interpretação das informações, além de reduzir as chances de uma análise equivocada.

A solução Neoway Risk & Compliance utilizada pela Braskem reúne em um único local todas as informações necessárias para fazer a diligência prévia de públicos de interesse, e, dessa forma, a empresa se resguarda de fazer negócios com pessoas, parceiros e/ou fornecedores envolvidos em atividades ilícitas ou que são expostas politicamente.

Se quiser saber mais sobre soluções inteligentes para Due Diligence para a sua empresa, a Neoway pode ajudar você! Entre em contato e converse com nossos especialistas.

Colunista
Neoway
A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data e Inteligência Artificial para negócios. Desde 2002, desenvolvemos soluções que dão produtividade e precisão para marketing, vendas, compliance, jurídico, crédito e fraude em setores como finanças, tecnologia, seguros, bens de consumo e saúde. Nossos redatores escrevem sobre tecnologia, negócios e suas intersecções.
Veja todos os artigos do colunista