Previsão de faturamento: 7 aspectos importantes para o cálculo

SCROLL DOWN

A previsão de faturamento é um importante recurso para a saúde financeira da empresa e, principalmente, para possibilitar uma gestão estratégica das finanças e dos investimentos.

Como você deve imaginar, as projeções incorretas podem ser muito perigosas e comprometer os resultados. Quando a organização subestima seu faturamento, isso pode levar a empréstimos desnecessários ou a cortes de despesas que não precisam ser feitos.

Por outro lado, quando ela superestima a entrada de capital, acaba correndo um sério risco de comprometer a saúde financeira com compromissos que não poderá arcar. Mas, afinal, o que é previsão de faturamento e como calcular? Entenda melhor este conceito, para o que serve e quais cuidados são fundamentais.

O que é previsão de faturamento e para que serve?

Previsão de faturamento é uma análise realizada para estimar as receitas que entrarão no caixa da empresa em um determinado período. Para isso, calcula-se, com base em dados históricos e diferentes métricas, o quanto se espera arrecadar com vendas e serviços. Tendências de mercado também devem ser consideradas nesse cálculo.

É importante notar que a previsão de faturamento faz parte do escopo mais abrangente da projeção financeira, que busca prever as despesas futuras da organização. Sendo assim, é um recurso para a gestão e o planejamento estratégico da companhia. Ao projetar um cenário realista, a previsão de faturamento ajuda a direcionar investimentos, financiar expansões e definir o capital de giro.

Além de uma ferramenta importante para trazer mais eficiência às finanças da companhia, a previsão de faturamento é exigida pelas instituições financeiras nos processos de concessão de crédito.

Quais são os benefícios dessa previsão?

Infográfico: Quais são os benefícios da previsão de faturamento

A previsão de faturamento é um dos principais indicadores de venda para empresas de todos os portes e segmentos. E isso pode ser melhor entendido ao analisarmos os benefícios que ela proporciona. Veja quais são eles:

Redução de gastos

Uma das ações para reduzir custos é analisar o fluxo de caixa da organização. Isso facilita a identificação de possíveis gargalos e gastos desnecessários e possibilita uma análise mais estratégica das despesas que podem ser reduzidas.

Identificação de ameaças

Ao analisar a conjuntura para tentar estimar o que vai acontecer no futuro, a companhia consegue fazer uma previsão de faturamento e identificar potenciais ameaças aos seus negócios, antes mesmo que aconteçam. Com isso, há mais tempo para tomar decisões, corrigir rumos e planejar a mitigação de riscos.

Suporte ao crescimento da empresa

A previsão de faturamento é um recurso essencial para a gestão estratégica de uma empresa. Afinal, quem deseja crescer deve ter um bom controle sobre suas finanças, baseado em dados concretos para direcionar a tomada de decisões, incluindo projetos de expansão dos negócios.

Acesse também esse checklist com 5 passos para encurtar seu ciclo de vendas.

Como fazer o cálculo da previsão de faturamento?

Infográfico: Como fazer o cálculo da previsão de faturamento?

1. Faça uma análise dos dados financeiros

Para realizar a previsão de faturamento é necessário contar com os dados financeiros da empresa, de todos os departamentos. Por exemplo: os investimentos feitos no time de marketing devem apresentar um ROI satisfatório, pois impactam diretamente no caixa da companhia.

Assim, para que as projeções sejam fidedignas, é preciso que a organização considere tudo o que pode afetar seu faturamento, positiva ou negativamente.

2. Avalie o histórico de faturamento

Embora a previsão de faturamento deva ser feita olhando para o futuro, são as informações históricas que vão embasar a tomada de decisão. É por meio da análise desses dados que será possível prever, por exemplo, a sazonalidade de vendas e a flutuação das receitas em cada época do ano.

Para isso, é necessário, preferencialmente, analisar as informações do mesmo recorte de tempo em anos anteriores. Quando isso é feito de maneira minuciosa, analisando cada mês, a empresa consegue entender melhor o comportamento do mercado e dos seus consumidores e otimizar seu processo de compra e venda.

3. Conte com dados confiáveis

A gestão financeira não pode ser feita com base em suposições. Pelo contrário: é preciso contar com dados confiáveis e reais, seja da própria empresa, de seus consumidores, competidores, etc. E adquirir esses dados é um dos grandes desafios na hora de fazer a previsão de faturamento.

Para isso, é preciso buscar por soluções inteligentes que automatizam os processos de consulta, coleta, armazenamento e análise de dados em tempo real e também de passos.

Tecnologias como Big Data Analytics e Inteligência Artificial permitem fazer tudo isso de forma instantânea, oferecendo insights para uma previsão muito mais assertiva e eficiente.

4. Tenha atenção ao fluxo de caixa

Quando se fala em faturamento, se pensa em receita. E ter esse conceito em mente é muito importante para não confundi-lo com o fluxo de caixa. Ele considera tanto as receitas quanto as despesas — e, por isso, é um recurso essencial para a projeção financeira da organização.

Nesse sentido, é preciso manter as informações do fluxo de caixa sempre atualizadas, pois isso vai ajudar a empresa a prever os períodos em que haverá mais recursos disponíveis e também quando eles estão mais limitados.

5. Observe o cenário econômico

Existem muitos fatores que podem influenciar no faturamento da empresa, mas nem todos podem ser controlados. É o caso de aspectos externos, relativos à situação econômica do países. Crises, variações cambiais, questões políticas, tudo isso pode influenciar no mercado e alterar radicalmente a previsão de faturamento da empresa.

6. Analise a concorrência

A previsão de faturamento não depende apenas de fatores internos. Juntamente com a análise do histórico da companhia e panorama geral do país, é recomendado acompanhar os dados de competidores diretos, isto é, aquelas empresas que possuem porte, capacidade produtiva, área de atuação e público-alvo semelhantes.

Essa análise vai ajudar a identificar questões importantes, como as sazonalidades de vendas e estratégias que foram bem ou mal-sucedidas, permitindo uma estimativa mais próxima da realidade.

7. Monitore os resultados

O sucesso de uma estratégia só pode ser averiguado por meio do monitoramento dos resultados. Uma vez que a previsão de faturamento foi feita, é preciso mantê-la sempre em mãos e revisá-la sempre que necessário.

Esse acompanhamento é fundamental para comparar o andamento das atividades com o que foi projetado para o período. Além disso, serve para identificar tanto despesas inesperadas quanto vendas que não estavam previstas. Todas essas “surpresas” podem alterar o resultado imaginado na previsão de faturamento inicial.

Por que as vendas e o fluxo de caixa são importantes nesse conceito?

Fluxo de caixa é um indicador que reflete a liquidez da companhia, pois ele mede a entrada e a saída de capital para um determinado período. 

Fazer a previsão desse indicador é fundamental para que a previsão de faturamento reflita a realidade da empresa. Afinal, ter um faturamento alto não é, necessariamente, sinônimo de boa saúde financeira, uma vez que os custos podem ser muito elevados.

A projeção do fluxo de caixa atua de forma complementar à previsão de faturamento, oferecendo uma visão mais estratégica das finanças e do potencial de crescimento do negócio.

E assim como o fluxo de caixa, é imprescindível realizar o forecast de vendas, que visa a estabelecer uma estimativa dos resultados futuros de uma empresa, isto é, as vendas e o faturamento em um determinado período de tempo.

Quais cuidados devem ser tomados?

Ao realizar a previsão de faturamento, é preciso ter atenção a algumas medidas importantes, como:

  • Garantir a comunicação e integração entre os diferentes setores da empresa, como forma de facilitar a centralização dos dados.
  • Não confundir receita com fluxo de caixa, pois, como vimos, este último não reflete o lucro efetivo da empresa.
  • Monitorar as entradas e saídas para ter um melhor controle sobre os recebimentos e possíveis inconsistências que possam impactar na gestão financeira.
  • Antecipar cenários e tendências para aproveitar movimentos que podem impactar positivamente o negócio, assim como preparar soluções para eventos potencialmente negativos.
  • Ter atenção aos investimentos, para escolher o momento certo de acordo com a realidade da empresa (o período do ano, recursos disponíveis, previsão de receita etc.).

E para saber mais sobre este assunto, acesse o artigo Ciclo de Vendas: como alcançar melhores resultados e veja todos os detalhes para geri-lo e otimizá-lo: as etapas, as ferramentas, as melhores estratégias e mais!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura