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Plataforma de marketing digital: como funciona o Neoway Digital

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Saiba mais sobre o que é uma plataforma de marketing digital, quais são os benefícios e como escolher a melhor e mais completa.

Introdução

Campanhas publicitárias de rádio e televisão, anúncio em jornais e revistas, banners e outdoors nas ruas. Estratégias que eram muito utilizadas antigamente e conhecidas por trazerem bons resultados hoje em dia já não fazem mais sentido. A verdade é que a forma de trabalhar e de fazer Marketing mudou totalmente nos últimos anos.

Antes, o objetivo principal era atingir a grande massa, sem saber ao certo se a marca estava falando com a pessoa certa ou não. Hoje, muito se fala em segmentação: delimitar um público específico e se comunicar com ele de forma prática e eficiente. Mudanças como essas acontecem constantemente no mundo digital.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e inovador, empresas que visam alcançar bons resultados precisam acompanhar e se adequar às evoluções e tendências tecnológicas para não ficar para trás. Isso inclui desenvolver processos mais ágeis e eficientes em todas as áreas, automatizar ações manuais, otimizar tempo e analisar resultados com métricas sólidas e bem definidas.

Áreas comerciais e de Marketing, por exemplo, podem atualmente contar com ferramentas que permitem gerar novos negócios e aumentar as vendas. São as chamadas plataformas de Marketing Digital.

O que é uma plataforma de marketing digital?

O Que E Uma Plataforma Marketing Digital

Seja para produção de conteúdo, geração e gestão de leads ou relacionamento com prospects e clientes, as plataformas de marketing digital são soluções que facilitam as estratégias de venda e promoção da marca na internet. Além de auxiliar o trabalho de profissionais da área, esses softwares são conhecidos por reduzir o custo de aquisição do cliente (CAC), simplificar processos complexos e alcançar resultados de forma mais rápida e escalável.

Hoje existem diferentes ferramentas de Marketing Digital com funcionalidades como gestão e monitoramento de redes sociais, criação de conteúdo, Landing Page, E-mail Marketing, análises e relatórios, automação, entre outras.

Independentemente do porte da empresa, essas plataformas possibilitam que os usuários lidem com um grande volume de informação de forma clara e organizada, automatizem e acelerem processos e, com isso, obtenham melhores resultados e garantam diferenciais competitivos em seu mercado de atuação.

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Quais são os tipos de ferramenta de marketing digital?

Quais Tipos Ferramenta Marketing Digital

Como comentado anteriormente, existem ferramentas digitais específicas para diferentes funcionalidades e também plataformas completas, que reúnem algumas das principais ações que são demandadas de uma área de Marketing.

Entenda um pouco mais sobre cada uma delas:

Gestão de redes sociais

Essas ferramentas têm como objetivo, principalmente, programar posts para diferentes canais sociais de forma simultânea, interagir com o público a partir de respostas de comentários ou mensagens diretas, e acompanhar relatórios com os resultados – tudo em um mesmo painel.

Cada uma tem sua particularidade: monitorar conversas mais relevantes para a sua empresa, descobrir temas que estão gerando buzz, encurtar URLs, fazer reposts, criar infográficos. Normalmente, são sites ou apps que permitem, de forma geral, a gestão e monitoramento de redes sociais.

Marketing de conteúdo

Aqui se enquadram plataformas que otimizam o processo de conteúdo como um todo, desde a gestão de blogs até a criação de demandas para a produção de posts. Existem plataformas de planejamento, que organizam a grade de publicações do mês, e agem como uma espécie de calendário editorial e podem ser acessadas do celular ou do computador. Já outras, ajudam a encontrar ideias e novos assuntos, mostram temas que a sua empresa deveria escrever e auxiliam na identificação de influenciadores que podem ser ótimos parceiros para a divulgação do seu conteúdo.

SEO

Para empresas que desejam melhorar o ranqueamento das páginas do seu site ou blog nos buscadores como Google, é necessário contratar ferramentas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca).

Entre as principais funcionalidades dessas plataformas estão pesquisa de palavras-chave, análise de desempenho de velocidade do site em dispositivos móveis e desktop, comparação com a concorrência e insights para gerar mais tráfego orgânico para o seu portal. De forma resumida, são softwares que permitem que a sua marca entenda como o Google “lê” o seu site.

Landing Page

Também conhecidas como páginas de conversão, a principal função das Landing Pages é receber visitantes e convertê-los em leads. Para isso, costumam ofertar conteúdos relevantes em troca de informações do usuário, como nome, email, telefone ou empresa.

Muito utilizadas em campanhas de Marketing Digital, é a partir das Landing Pages, por exemplo, que uma marca pode iniciar seu relacionamento com um lead e mandar materiais de acordo com seu perfil e interesse. Como nem sempre é fácil criar essas páginas de conversão do zero, pois demandam um profissional que entenda de desenvolvimento web, hoje já existem várias ferramentas que cumprem esse papel. Normalmente são softwares que oferecem diferentes layouts personalizáveis, permitindo que o usuário altere cor, texto e imagem de forma simples e rápida.

Email Marketing

Se as Landing Pages são responsáveis por atrair a atenção dos usuários por meio de conteúdo e capturar seus dados convertendo-o em leads, o Email Marketing é o canal utilizado para fazer o relacionamento com essa base. Seja com leads ou clientes, é por meio do Email Marketing que a sua marca vai se comunicar e engajar com um público específico.

Existem inúmeras ferramentas no mercado que foram desenvolvidas com esse intuito de trabalhar com uma base de contatos a partir de comunicações via e-mail, que podem ser divulgações de conteúdo e/ou eventos, newsletter, catálogo de produto/serviços, cupons de desconto, entre outros.

Análises

Tão importante quanto desenvolver estratégias para atrair visitantes, convertê-los em lead e se relacionar com eles, é analisar e medir os resultados dessas ações. Ter métricas bem definidas e acompanhá-las periodicamente é um fator fundamental para que você consiga obter os melhores dados do seu negócio.

Normalmente, tais análises e relatórios são feitos a partir de plataformas de Analytics, como Google analytics, Google Trends, Similarweb, entre outros. Além de permitir uma melhor compreensão sobre o comportamento dos visitantes do seu site, elas também são peça chave para medir o retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas, detectar possíveis falhas e gaps no processo e identificar quais ações estão gerando os melhores resultados.

Automação de marketing digital

Da mesma forma que uma empresa pode contratar uma ferramenta específica para uma das funcionalidades citadas acima, também estão disponíveis hoje no mercado plataformas completas, que reúnem diferentes aplicações em um único sistema. São os chamados software de automação de marketing digital, que englobam funções de planejamento, geração e gestão de leads, Landing Page, Email Marketing, SEO, redes sociais, monitoramento e análise, réguas de comunicação, entre outros.

Essas ferramentas permitem criar segmentações de públicos e, com base nisso, definir fluxos de automação de email, que facilitam e conectam as etapas do funil de vendas. Você pode, por exemplo, definir gatilhos e regras e deixar as ações de marketing como um todo pré-automatizadas.

Quais são os benefícios de usar uma plataforma de marketing digital?

Beneficios Usar Plataforma Marketing Digital

Além de auxiliar em diferentes frentes – seja de forma individual ou integrada – conforme explicado acima, algumas vantagens do uso de plataformas de marketing digital são claras. Conheça alguns benefícios:

Custo

Em comparação com os gastos exorbitantes que podem estar envolvidos em propagandas no rádio, na televisão ou em revistas e jornais de prestígio, o custo de estratégias e plataformas de marketing digital são relativamente menores. As mídias tradicionais costumam ter um custo mais elevado do que os softwares de automação de marketing, por exemplo.

Normalmente, essas ferramentas funcionam no modelo SaaS (Software as a Service), no qual o cliente paga um valor mensal e pode utilizar as funcionalidades livremente de acordo com suas necessidades, seja para disparar campanhas de email marketing, criar landing pages ou gerar relatórios, por exemplo.

Produtividade

Ao centralizar todas as técnicas e estratégias digitais em uma única plataforma, sua companhia ganha produtividade e mais eficiência para conquistar novos clientes.

É comum encontrar equipes de marketing e vendas que utilizam em suas estratégias e campanhas de geração de leads diferentes sistemas ou ferramentas próprias que não se conectam. Com isso, acabam investindo muito tempo em ações que não são fundamentais no processo ou tendo retrabalho. Plataformas digitais são fundamentais para empresas que buscam criar processos mais ágeis e escaláveis.

Automação

Este item está diretamente ligado a ganho de produtividade e eficiência nos times de marketing e vendas. Isso porque, ao utilizar sistemas de marketing digital, sua empresa pode automatizar processos que antes eram feitos de forma manual, exigindo tempo e esforço dos profissionais dessas áreas.

Essas automações permitem aumentar a geração de leads e, ainda assim, falar com diferentes públicos de forma personalizada, o que gera maior engajamento e aumenta a taxa de conversão. Você define regras e requisitos, por exemplo, e os leads que atenderem àquelas características específicas entram em fluxos de automação criados para fazer com que eles avancem na jornada de compra.

Métricas

Não tem como falar de estratégias de marketing digital e não relacionar com análises, relatórios e métricas. Afinal, é a partir delas que a sua empresa consegue entender como o público está reagindo à comunicação e a determinadas ações de marketing. Em e-commerces, por exemplo, são esses números que permitem analisar a conversão em visitas no site ou vendas.

Quando você define quais métricas são importantes para o seu negócio e consegue interpretá-las, é possível comparar o desempenho de campanhas, identificar gaps e falhas, corrigi-los e reduzir erros. É praticamente impossível alavancar uma empresa sem mensurar resultados.

Redução do CAC (custo de aquisição de cliente)

O uso de softwares de marketing digital pode ser associado também à redução do CAC (Custo de Aquisição de Cliente) de uma empresa, que é a métrica responsável por mostrar o quanto que um negócio investe para conquistar cada novo cliente.

Essa diminuição do CAC se dá porque aquele trabalho recorrente que seria feito pelo time de marketing, muitas vezes de forma manual, agora acontece por meio de processos automatizados e escaláveis. Com isso, o time do marketing pode focar seus esforços em mensurar resultados e pensar em novas estratégias de atração e conversão de leads.

Como escolher uma boa plataforma de marketing digital para o seu negócio?

Como Escolher Plataforma Marketing Digital Para Negocio

Após entender o conceito de plataformas de marketing digital, suas funcionalidades e benefícios, você deve estar se perguntando: como decidir qual delas utilizar? Qual é a melhor para o meu negócio? O que devo levar em conta antes de contratar alguma dessas ferramentas? São questionamentos pertinentes, ainda mais se considerarmos o mar de opções que temos disponíveis hoje no mercado. Por isso, não é uma tarefa fácil decidir qual delas usar.

O mais importante antes de fazer essa escolha é analisar seus processos atuais, identificar quais são as maiores dificuldades da sua área de marketing para, aí sim, começar a analisar as plataformas que solucionam esses desafios.

Por exemplo, se você identificou que ainda não se relaciona com seus leads e clientes, pode ser interessante começar com um software de email marketing para tentar uma maior interação e engajamento com o seu público. Se o maior problema for criar “iscas” e páginas de conversão para ofertar conteúdos relevantes, um bom caminho é investir em ferramentas de criação de Landing Pages.

Para empresas que querem adotar estratégias de marketing digital como um todo, de ponta a ponta, o mais recomendado são as plataformas completas de automação, que permitem criar conteúdos, fazer a gestão dos leads, disparar emails marketing e criar réguas de nutrição a partir de gatilhos pré-definidos – tudo isso em um mesmo lugar. Portanto, o primeiro passo é ter em mente quais são seus desafios e objetivos em relação às ações e campanhas digitais.

Afinal, qual a melhor e mais completa plataforma de marketing digital?

Qual Melhor Mais Completa Plataforma Marketing Digital

Não tem receita nem fórmula mágica. Conforme comentado no item anterior, a melhor plataforma de marketing digital é aquela que atende às suas reais necessidades, que resolve os seus problemas, que garante produtividade e eficiência para o seu time. Afinal, de nada adianta uma empresa que ainda está definindo seu público-alvo, engatinhando em estratégias de marketing e criando as primeiras campanhas digitais, contratar a plataforma mais robusta do mercado.

Muitas vezes, por falta de alinhamento na negociação comercial, empresas contratam softwares mais complexos, com inúmeras funcionalidades, sem nem saber ao certo o que é um lead ou um material rico. Aí vem aquela comum sensação de “dirigir uma Ferrari, quando o que eu precisava no momento era um “Fusca”. Porque, às vezes, o que a sua empresa precisa é começar com pequenas mudanças e incluir novos processos de forma gradativa, ao invés de querer abraçar o mundo de uma vez só.

Para que isso não aconteça, é fundamental definir seu principal objetivo, analisar quais ferramentas atendem essa demanda e colocar na ponta do lápis o custo-benefício de cada uma delas. Assim, será mais fácil avaliar o que de melhor cada uma delas pode lhe trazer.

A importância da integração de dados on e offline

Importancia Integracao Dados On Offline

Diante desse contexto de grande competitividade no mercado e de mudanças tecnológicas constantes, as empresas precisam estar ainda mais inteiradas sobre o perfil e comportamento dos seus consumidores. Afinal, é dessa forma que elas conseguirão direcionar produtos e serviços que mais façam sentido para as reais necessidades do seu público. Felizmente, hoje as marcas podem contar com a internet e com plataformas inovadoras para auxiliar nesse processo.

Se você quer entender mais sobre o perfil dos visitantes que entram no seu site, por exemplo, assim como suas preferências e hábitos de consumo, já existem tecnologias direcionadas para isso.

Algumas permitem, inclusive, obter informações como propensão e capacidade de compra. O grande diferencial é quando se consegue unir dados offline, como faturamento (empresa) ou renda estimada (pessoa física) e localização, por exemplo, com dados online, como páginas visitadas no site, que demonstram interesse em produtos ou serviços específicos.

Conhecer dados assim são importantes não só para segmentar seus leads e clientes e fazer comunicações mais direcionadas, mas, também, para que a empresa saiba se determinado perfil está alinhado com o que considera um cliente ideal, antes de gastar recursos de campanhas ou acionar o time de pré-venda sem necessidade. Com isso, é possível investir tempo, esforço e dinheiro apenas em leads qualificados, que de fato interessam e possam gerar novos negócios à marca.

Além disso, ao conseguir refinar bem sua audiência, as marcas têm a possibilidade de iniciar campanhas eficientes e realizar um retargeting preciso, direcionando os recursos da maneira mais adequada. Esse é um dos melhores caminhos para aumentar o Retorno Sobre Investimento (ROI) das campanhas e diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), fazendo com que mais visitantes se transformem em reais compradores.

Um exemplo são as lojas de varejo online, em que a conversão está mais ligada ao impulso. Nesse tipo de e-commerce, deve-se conhecer, em tempo real, além do comportamento “virtual”, com dados de navegação, outras informações como a localização do consumidor, seu potencial de consumo e suas preferências.

É por meio dessa análise rápida e precisa que se pode ativar leads (ou não) com as melhores ofertas, seja na loja virtual ou encaminhando para uma conversão na loja física mais próxima de onde ele se encontra. Isso é integrar de fato o mundo online e o offline – é o chamado marketing personalizado e omnichannel.

Quer saber como otimizar campanhas omnichannel no varejo? Acesse aqui!

Plataforma de marketing digital da Neoway

Uma das plataformas que se encaixa neste cenário de integração mencionado acima é o Neoway Digital, que consegue unir estratégias on e offline com maestria por meio de um sistema de inteligência artificial.

A partir dele, as empresas podem identificar os visitantes do seu site, segmentar suas audiências e fazer a ativação em diferentes canais digitais. Todas essas funcionalidades estão dispostas em um só ambiente, o que permite a visualização e controle total da automação de marketing

Mas, como funciona o Neoway Digital na prática?

O passo inicial se dá com o sistema On Target, uma ferramenta embarcada na solução Neoway Digital, que utiliza machine learning e Big Data Analytics para encontrar os prospects similares aos melhores clientes das empresas. Ao cruzar informações cadastrais internas (CRM, por exemplo) com outras informações externas, de bases públicas, o On Target aplica diferente variáveis para criar grupos de clientes e entrega uma espécie de ranking dos que têm mais similaridade de aderência e intenção de compra.

Em seguida, com base nesses parâmetros iniciais, o Neoway Digital, também por meio de algoritmos inteligentes, identifica as oportunidades que chegam por meio do site da marca, e já qualifica os melhores leads. Pode-se saber, em tempo real, o comportamento do consumidor pelos cliques e páginas navegadas e, então, iniciar a ativação com promoções e recomendações específicas para ele, incluindo lojas virtuais e físicas.

A ativação pode ser feita por meio de workflows e réguas de relacionamento pré-automatizadas com campanhas de ofertas, recomendação de produtos, nutrição por conteúdos, entre outros. Além disso, as empresas podem utilizar diferentes canais digitais para fazer essa ativação, como email, SMS, push notification, overlay, entre outros.

Um grande diferencial do Neoway Digital é que tudo é 100% clusterizado e customizado: por meio de IA e machine learning, as campanhas são geradas e retroalimentadas de forma automática, realizando um retargeting inteligente.

Portanto, as campanhas só atingem quem a empresa quer, no momento mais adequado e com a oferta mais precisa, aumentando a taxa de conversão. Além disso, os diferentes insights gerados pela análise de dados possibilitam determinar com precisão em que momento o lead deve ser encaminhado e abordado pelo time de vendas. De maneira resumida, a empresa gasta menos para converter leads em clientes, ou para orientar e refinar cada etapa do funil com análises e ações eficientes.

Dessa forma, a plataforma de marketing digital da Neoway resolve um dos grandes desafios dentro das soluções de segmentação, que é o target da audiência certa. Ao utilizar a ferramenta, você consegue saber de fato quem é a pessoa/empresa que visita o seu site. Lembrando que o comportamento online de um consumidor é apenas parte da visão. O perfil offline mostra quem ela é e quais produtos ou serviços pode adquirir.

Entenda os principais benefícios que o Neoway Digital oferece às empresas

Segurança de dados

Alguns pontos positivos do Neoway Digital têm a ver com segurança e banco de dados: a plataforma oferece disponibilidade de instalação em servidores próprios e possibilita que o domínio de cookie seja do cliente. Em termos de segurança jurídica, trabalha apenas com uso de dados concedidos por titulares e/ou fontes públicas e garante a privacidade dos mesmos, com impossibilidade de qualquer cruzamento de dados entre empresas.

Integração on e off

O Neoway Digital permite que você combine dados do comportamento online dos seus clientes e prospects com informações estratégicas offline e, com isso, seja capaz de segmentá-los a partir de cruzamentos inteligentes. Assim, sua empresa consegue entregar o conteúdo perfeito para cada perfil, de forma personalizada. Por exemplo, pessoas que tenham uma renda estimada acima de R$ 10 mil reais e que sejam de São Paulo (capital) podem ser impactados por campanhas sobre produtos ou serviços específicos .

Diversos canais de comunicação

Depois de identificar o perfil do visitante do site, seus interesses e potencial de compra, a plataforma que você faça a ativação dos leads mais relevantes por meio de campanhas automatizadas em diversos canais. Alguns deles são Overlay, Email, SMS. A pluralidade de canais digitais de comunicação permite, além de uma mensagem mais direcionada, uma redução de custos com anúncios.

Automação de campanhas personalizadas

Com o Neoway Digital é possível criar diferentes clusters (segmentações) e definir gatilhos de acordo com perfil e interesse do usuário. Se um lead atender tais requisitos pré-definidos e configurados na plataforma, ele entrará em um determinado fluxo de comunicação, que tem como objetivo levá-lo à etapa de conversão do funil de vendas. A plataforma cria essas campanhas automatizadas e você configura as condições de entrada, intervalo de tempo entre um email e outro, conteúdo da mensagem e o canal de ativação.

Ao chegar até aqui, você deve ter entendido sobre o conceito e importância de plataformas de marketing digital no contexto atual. Afinal, elas têm muito a oferecer para profissionais e empresas que desejam prosperar no ambiente online. Por isso, não deixe de considerar suas necessidades e realizar seus próprios testes na hora de escolher a melhor opção para o seu negócio.

Quer conhecer mais a fundo uma plataforma completa para automação de marketing digital? Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre as vantagens e diferenciais do Neoway Digital!