Neoway Maps: o que é, como funciona e benefícios

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Oferecer inteligência geográfica aos negócios: esse é o papel do Neoway Maps. Em um mercado cada vez mais baseado na coleta, análise e interpretação de dados, essa estratégia de geolocalização aplicada às ações comerciais vem ganhando força dentro das empresas.

E isso não se refere apenas a entender onde seus clientes estão, mas também ao que eles consomem, os lugares que mais frequentam e outras características sociodemográficas.

Quando analisadas corretamente, tais informações possibilitam a extração de insights relevantes para a tomada de decisão da empresa, das ações de marketing e vendas às estratégias de expansão dos negócios.

Neste post, conheça mais sobre o Neoway Maps, a ferramenta de inteligência geográfica da Neoway. Veja seus benefícios, funcionalidades e saiba como ele pode ajudar a sua empresa na prática. Acompanhe!

Conheça o Neoway Maps: uma aplicação de inteligência geográfica

O Neoway Maps é uma aplicação de inteligência geográfica que faz parte da Plataforma Neoway, que se baseia na tecnologia de Big Data Analytics para ampliar a inteligência de vendas do negócio.

A ferramenta de geolocalização foi criada para que as organizações possam mapear oportunidades e otimizar as regiões de atuação de forma a dar mais eficiência ao seu processo de vendas.

Assim, por meio da análise e da correlação de grandes volumes de dados, incluindo, claro, as georeferenciadas, é possível direcionar as ações para que se atue diretamente com prospects que têm maior potencial de conversão.

Como o Neoway Maps funciona?

Como o Neoway Maps funciona?

Como vimos, o Neoway Maps é uma aplicação que atua conjuntamente com a nossa plataforma. Portanto, ele vai interagir também com outras funcionalidades da solução.

Nesse sentido, o primeiro passo para as estratégicas de inteligência geográfica da empresa se dá, na verdade, com a ferramenta Neoway Search.

Por meio dela, a empresa pode realizar consultas aprofundadas de maneira fácil e intuitiva, e aplicar diferentes tipos de filtro sobre o mercado e do perfil de clientes para identificar novas oportunidades.

É a partir dessa qualificação que entra em cena o Neoway Maps. Essa aplicação é integrada ao Search, o que possibilita, entre outras coisas, a listagem específica das empresas ou pessoas, a partir de um ponto do mapa.

Depois de feito o reconhecimento de potenciais novos clientes e mercados, os dados podem ser exportados para uma mapa, onde as oportunidades são distribuídas geograficamente.

Sabendo onde elas estão, a equipe de vendas consegue otimizar as regiões de atuação e dar mais eficiência aos seus processos.

O Neoway Maps exibe os dados de pesquisa de mercado com base em geolocalização, utilizando como fonte o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dessa forma, a empresa tem em mãos um panorama completo sobre suas regiões de interesse ou de atuação.

A ferramenta oferece, por exemplo, a possibilidade de consultar dados georreferenciados para análises de mercado, expansão de infraestrutura e ações comerciais em uma determinada região, além das áreas em que a equipe comercial vai atuar.

Tudo isso traz uma maior compreensão sobre o potencial de cada mercado e auxilia no processo de refinamento das estratégias de cobertura e atuação.

Além disso, os dados geográficos e demográficos elencados pela ferramenta ainda favorecem o modelo de ‘clonagem de perfil’ de clientes, estratégia especialmente importante para a escalabilidade de vendas em matriz-filial.

Os insights e informações obtidos com o Neoway Maps podem ser ainda mais aprofundados com o uso das demais aplicações da Plataforma Neoway, como a ferramenta Neoway Leads.

Principais benefícios do Neoway Maps

Principais benefícios do Neoway Maps

Otimiza o planejamento de marketing e vendas

A combinação entre o Neoway Maps e outras aplicações da Plataforma Neoway permite que você saiba em quais regiões suas ações de marketing terão mais impacto, o que ajuda na priorização das áreas em que deve ocorrer a prospecção.

Direciona a expansão de negócios

Por meio do cruzamento de dados geográficos e demográficos, você consegue identificar as áreas com maior potencial de consumo e, assim, planejar estratégias de expansão mais acertadas, baseadas em dados concretos.

Facilita a localização e segmentação

Com o Neoway Maps, você pode definir diferentes camadas para as regiões geográficas em que atua.

Além de localizar visualmente onde estão seus potenciais clientes espalhados no seu território de atuação, você pode, por meio da integração com a aplicação Search, qualificar e quantificar o potencial desse público.

Assim, é possível segmentá-lo de forma mais precisa, auxiliando os vendedores a atingir o maior potencial de cada região.

Maximiza o fluxo de trabalho

Nossa aplicação de inteligência geográfica auxilia sua equipe comercial de diferentes formas.

Mas principalmente, atua da definição da capacidade de atendimento e trabalho em cada área à geração de leads de forma planejada. Possibilita o detalhamento e planejamento de cada região (do macro ao granular, do estado às microrregiões do município).

Funcionalidades do Neoway Maps

Mapeamento de oportunidades

Com o Neoway Maps, você pode exportar seus prospects para o mapa e distribuir suas oportunidades geograficamente. Assim, você consegue desvendar suas regiões de atuação e otimizar seu processo de vendas.

Construção de autoridade

Por meio da georreferenciação da concorrência e das áreas de atuação da sua equipe comercial, você pode compreender melhor o potencial de seus mercados e refinar suas estratégias de cobertura e atuação.

Obtenção de informações relevantes

A aplicação permite a seleção de diferentes níveis geográficos no mapa. Assim, fica mais fácil saber quais são as características demográficas predominantes em cada região analisada.

Mapa de Consumo como vantagem competitiva

Mapa de Consumo como vantagem competitiva

O Mapa de Consumo, que é uma das funcionalidades do Neoway Maps, tem o objetivo de colaborar para a análise e para o planejamento de vendas, marketing e estratégias de expansão de empresas.

Isso passa por obter estimativas de potencial de consumo mais acertadas por meio do cruzamento de dados e do mapeamento de pessoas físicas de uma determinada região e seu poder de compra.

O mapa de consumo utiliza informações sobre a renda de cada família, bem como dados públicos sobre a economia.

Assim, a cada trimestre, é possível fazer a estimativa do nível de consumo de diferentes produtos que fazem parte das despesas regulares de cada grupo familiar, abrangendo desde alimentação e habitação até gastos como recreação e higiene.

Com todos esses dados em mãos, o Mapa de Consumo permite visualizar o total da renda de cada município de acordo com o padrão de consumo de cada pessoa.

Dessa forma, é possível determinar a demanda potencial de cada item analisado, distribuindo-os em cinco faixas de renda.

O Mapa de Consumo é uma solução relevante para quaisquer empresas que comercializem bens de consumo procurados pelas famílias.

Aliado à Plataforma, permite visualizar os resultados da pesquisa em mapas e gráficos, além de disponibilizar a montagem do cruzamento de dados entre municípios e diferentes faixas de renda.

Dentre as utilizações do Mapa de Consumo, destacamos:

  • Identificação de oportunidades de investimento: com a ferramenta, a empresa identifica as cidades com maior mercado potencial e qual é a faixa de renda em que cada item é mais consumido, bem como o volume de consumo.
  • Foco dos investimentos em propaganda: a empresa que conhece o potencial de consumo em cada faixa de renda tem em mãos informações relevantes para direcionar suas ações de marketing para os canais que melhor atendam a esse público.
  • Estimativas mais precisas: sabendo quem, onde e quanto gasta, fica mais fácil definir metas realistas e traçar planos de expansão baseados em dados concretos e na própria experiência da empresa. Novos investimentos são determinados por comparação, propiciando uma tomada de decisão mais clara e acertada.

Leia mais: Prospecção e Geolocalização de clientes com o uso de informações estratégicas

Prospecção e inteligência de mercado: como o Neoway Maps pode ajudar sua empresa na prática?

A Neoway, por meio de suas soluções data driven, oferece a empresas de diferentes setores, ferramentas para prospectar novos clientes e mercados e analisar oportunidades de expansão de maneira inteligente e assertiva.

Selecionamos dois cases práticos do uso do Maps.

Escola Guga de Tênis

O Maps foi destaque na parceria entre a Neoway e a Escola Guga de Tênis, do tenista catarinense e ex-número 1 do mundo Gustavo Kuerten.

A empresa buscava formas de crescer e expandir sua rede de franquias de modo estruturado. Com o auxílio da Plataforma Neoway, foi elaborada uma estratégia para a identificação do público-alvo da instituição e para encontrar potenciais novos alunos.

O primeiro passo foi dado a partir da aplicação Search. Partindo dos dados dos alunos que já frequentavam as escolas da rede, foram elencadas as principais características para traçar o perfil ideal de potenciais novos alunos.

Para isso, variáveis fundamentais, como gênero, renda, idade, estilo de vida e inclusive a distância entre a escola e o endereço residencial de cada prospect foram consideradas .

Uma vez que o perfil do público-alvo foi traçado, a próxima etapa aconteceu com auxílio do Neoway Maps.

Ao inserir as informações na aplicação, foi possível visualizar de forma simples e prática a localização dos potenciais novos clientes da escola.

Por meio da análise dessas informações, a empresa verificou que a distância entre a casa e a escola era um dos principais fatores motivadores para os potenciais alunos.

Assim, foi definido um raio ao redor de cada unidade da escola para identificar a quantidade de pessoas que se encaixavam no perfil traçado durante a primeira etapa e que moravam na distância ideal da escola.

Por fim, por meio do cruzamento de dados geográficos e demográficos, a escola conseguiu reconhecer novas oportunidades para a expansão da rede, ampliando sua capacidade de atendimento.

Promob Software Solutions

A Promob é uma empresa de softwares especializada no setor moveleiro, que atua desde o projeto, fabricação e engenharia, até a gestão de lojas e fábricas.

O desafio da empresa ao iniciar seu projeto com a Neoway prospectar, segmentar e qualificar leads no Brasil inteiro.

Com públicos e perfis de clientes muito diferentes e espalhados pelo grande território de atuação da empresa, a Promob combinou as duas ferramentas, Search e Maps, para fazer um trabalho de segmentação e geolocalização.

Pelo Search foram definidos os mais diversos perfis de clientes que a empresa pode atender, em formatos de pesquisas salvas, que então foram extraídos para o Maps.

Assim, a Promob conseguiu atacar o problema inicial e combinar perfis com regiões na sua qualificação.

A Plataforma Neoway permitiu que a empresa não só pudesse identificar visualmente onde estava seu público de interesse, como também qualificar e quantificar o potencial desse público.

Na sequência, esta listagem foi segmentada e numerada, para que os vendedores pudessem atingir o maior potencial possível em cada região, por mais que a região estivesse distante da matriz.

A Promob também fez um estudo de canais de venda, identificando regiões com potencial de trabalho e descartando regiões sem potencial, sempre com foco no planejamento.

E ainda utilizando o Maps, conseguiu mapear rotas dos executivos de vendas para que a empresa pudesse fazer ações mais pontuais.

Os resultados do projeto de pouco mais de três meses foram excelentes: 500 leads prontos para um briefing técnico e comercial, 10 novos clientes, mais de R$ 250 mil reais em vendas e uma receita recorrente de R$ 72 mil reais.

Conclusão

Com o uso massivo dos smartphones e a concorrência cada vez mais acirrada no mercado, a inteligência geográfica aparece com um importante diferencial competitivo e fator preponderante para a tomada de decisões nas empresas.

O cruzamento entre dados sociodemográficos e de geolocalização propicia às organizações desenvolver estratégias muito mais precisas e acertadas de acordo com seus objetivos, suas soluções e seu público.

Além de mais eficiência nas ações de marketing e vendas, esses dados possibilitam uma maior economia, uma vez que impactam em aspectos que vão desde o deslocamento das equipes à decisão de onde abrir uma nova unidade.

Para trazer todos esses benefícios para a sua empresa, acesse o nosso site e peça uma demonstração do Neoway Maps aos nossos consultores!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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