Mineração de Dados: o que é e como funciona o data mining?

SCROLL DOWN

Já imaginou ter acesso a um mar de dados e não conseguir entender qual a utilidade que eles podem ter para o negócio?  A mineração de dados é uma técnica que envolve várias ferramentas e atua, exatamente, para que isso não ocorra.

Ter uma postura analítica diante dos dados permite que as informações que eles oferecem sejam aplicadas de uma forma valiosa para a empresa, ajudando a cortar custos, ter mais previsibilidade e reduzir riscos. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema!

O que é a Mineração de Dados?

A mineração de dados, também conhecida como data mining, é um processo voltado para a análise de um grande volume de dados, permitindo a identificação de informações úteis e valiosas para uma estratégia. 

Ela se baseia em uma metodologia de pesquisa que usa machine learning, inteligência artificial e combinações estatísticas, para identificar conexões, padrões, combinações sistemáticas e tendências apresentadas pelos dados.

Como comentamos constantemente por aqui, o Big Data revolucionou o mercado e trouxe uma quantidade infinita de dados que ajudam as empresas a aprimorarem seus processos, com mais inteligência e eficiência. É também nesse contexto que surge a mineração de dados, pois a tecnologia permite que eles sejam analisados de uma forma mais consistente e estratégica para o negócio.

Qual é a importância da Mineração de Dados?

Mineração de Dados: quais são os benefícios - infografico

Uma pesquisa realizada pelo Statista Research Department mostra que em 2020 existiam 64 zettabytes disponíveis no universo digital e que até 2025 nós poderemos encontrar mais de 180 zettabytes no mercado.

Esse é apenas um exemplo da infinita quantidade de dados e informações que existem e que são criadas diariamente. Por isso, mais do que nunca, é fundamental entender como tirar valor dos dados e aproveitar ao máximo as oportunidades que eles oferecem.

A mineração de dados ajuda na tomada de decisões nas empresas e permite que sejam mais rápidas e eficazes. Além disso, impulsionam os negócios a identificar o que é relevante ou não para a estratégia, trazendo informações que são realmente úteis e que podem influenciar nos resultados. Dentre outros benefícios, podemos citar:

  • Vantagem competitiva
  • Redução de custos
  • Previsibilidade de comportamentos
  • Análise de Mercado
  • Realização de pesquisas mais aprofundadas e informativas

Quais são as fases básicas da Mineração de Dados?

Para que a mineração de dados seja realizada, são necessárias algumas ações e ferramentas que permitam a execução de todo o processo. Elas ajudam a entender se os padrões dos dados são explicativos ou preditivos e permitem a identificação das relações entre os segmentos de dados ou a previsão de valores futuros. Veja só:

Classificação

Nesta etapa é realizada a categorização dos dados por meio de classes pré-definidas. São utilizados dados históricos e classes inseridas anteriormente para entender como os novos dados se enquadram nas categorias já definidas.

Associação

O processo é muito semelhante à classificação, mas aqui são usadas classes não definidas e o aprendizado não supervisionado. Ou seja, os dados são separados em clusters, de acordo com a similaridade que apresentam. Mesmo sendo semelhantes, esses dados podem ser considerados diferentes se comparados com outras categorias. 

Agrupamento 

Este é um dos procedimentos mais conhecidos da mineração de dados, pois ele indica uma relação simples entre os itens analisados, em busca da identificação de um padrão. São estabelecidas algumas regras para encontrar o relacionamento entre dados que são variáveis. 

Para entender como funciona essa etapa, é interessante pensar na segmentação de clientes, na qual dados variados são usados para entender a relação entre a venda de diferentes produtos. Um exemplo interessante são os e-commerces, que sempre sugerem um produto ao cliente, relacionado a um item já comprado. 

Onde a Mineração de Dados pode ser aplicada?

A mineração de dados permite a extração de informações valiosas e possibilita que esses conhecimentos sejam aplicados em várias áreas de uma empresa. No Marketing, por exemplo, ajuda a definir campanhas, identificar os melhores públicos e ainda a prever o comportamento do consumidor em cada um dos nichos de mercado.

Nas empresas de Soluções de Crédito é possível recuperar ativos financeiros, fazer monitoramento, cobrança e a identificação de fraudes. Já na área da saúde, a mineração de dados permite a realização de diagnósticos mais precisos, ajuda na realização de um tratamento mais eficiente e influencia, inclusive, na gestão hospitalar.

As Seguradoras podem utilizar a mineração de dados para fazer a gestão de risco de forma mais efetiva, assim evitam fraudes e garantem a conformidade da empresa com as exigências do mercado. No setor do varejo, a mineração de dados ajuda a mapear o comportamento do consumidor e a oferecer produtos personalizados, aumentando as vendas e melhorando o relacionamento com o cliente.

A mineração de dados está em constante evolução, mas é fato que pode trazer uma enorme vantagem para as empresas. Tanto que, em diversos negócios, já se tornou um processo essencial para a identificação de informações estratégicas oferecidas pelos dados. 

E então, gostou do artigo? Quer entender um pouco mais sobre o poder dos dados e sua influência no mercado? Acompanhe as atualizações do nosso blog e assine a nossa newsletter para receber as principais novidades sobre data analytics na sua caixa de entrada.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura