Em um mercado altamente competitivo, é importante que as empresas busquem formas para aumentar o valor entregue a seus clientes. E nos times de marketing isso não é diferente. O trabalho dessa área tem se tornado cada vez mais complexo, o que, por sua vez, exige soluções igualmente mais complexas.
É nesse contexto que surge o Marketing Ops, que tem o objetivo de gerenciar pessoas, processos e ferramentas para trazer resultados cada vez melhores. A seguir, vamos apresentar melhor esse conceito. Acompanhe!
O que é Marketing Ops?
Marketing Ops (abreviação de Marketing Operations) é uma área ou cargo dentro do próprio time de marketing, responsável por desenvolver soluções, otimizar processos e adotar ferramentas tecnológicas que ajudam a garantir o alto desempenho da equipe.
A atuação desses profissionais está intimamente ligada ao uso de dados, que são usados para embasar uma tomada de decisões mais segura e que seja capaz de aproveitar os recursos disponíveis (humanos e financeiros). O objetivo é trazer resultados com mais agilidade e proporcionar entregas com mais qualidade.
Trata-se, portanto, de um serviço de inteligência focado nas operações do setor de marketing, buscando transformar a forma como o time trabalha para aumentar sua produtividade e eficiência. E muito disso se dá por meio da automação.
Quais são suas funções?
O principal objetivo do profissional ou time de Marketing Ops é otimizar as estratégias do setor. O que se busca é preparar o terreno para que essas ações sejam executadas da melhor forma possível, de modo a garantir que atinjam os objetivos traçados pela empresa.
Para que isso seja possível, o Marketing Ops deve assegurar que a otimização abranja todo o processo, desde o planejamento das ações à análises dos resultados alcançados. E durante todo o tempo, deve acompanhar os dados para sustentar decisões e definir estratégias.
Sendo assim, podemos destacar como funções do Marketing Ops:
- Aprimorar conteúdos;
- Coletar dados;
- Definir o orçamento para campanhas;
- Fazer o planeamento estratégico a curto, médio e longo prazos;
- Implementar ferramentas que ajudem a impulsionar a performance da equipe;
- Mensurar e analisar o desempenho do time de marketing;
- Promover a melhoria do fluxo de trabalho;
- Realizar pesquisas de mercado.
Qual a sua importância
O resultado mais imediato da atuação do Marketing Ops na empresa é o aumento da produtividade da equipe, seja em função da otimização dos fluxos de trabalho ou por conta da adoção de novas ferramentas que automatizam tarefas.
Como mantém-se atento aos indicadores de cada uma das campanhas, o Marketing Ops consegue identificar gargalos e ações pouco eficazes. Com isso, seu trabalho evita o desperdício de recursos e permite adotar melhorias para aumentar a eficiência.
Outros benefícios que merecem destaque são:
- Alinhar as operações de marketing e vendas;
- Aumentar a produtividade do time;
- Dar uma visão ampla das ações e campanhas;
- Estruturar processos;
- Embasar a tomada de decisões com dados seguros e confiáveis;
- Otimizar o uso da tecnologia no setor.
Quais ferramentas podem ajudá-lo?
Como vimos, as atividades do Marketing Ops dependem, em grande parte, do acompanhamento de dados. Cabe a ele também a implementação de novas tecnologias na rotina do setor.
Nesse sentido, é fundamental contar com ferramentas que proporcionem a coleta de informações confiáveis e de forma ágil, além da análise facilitada, com a geração de relatórios, gráficos etc.
Desde soluções como um CRM até ferramentas baseadas em tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial, tornar o trabalho mais enxuto, automatizado e otimizado é importantíssimo para reduzir falhas e a necessidade de retrabalho, além de proporcionar um aumento na eficiência e na produtividade.
Integrar equipes de marketing e vendas pode ser uma tarefa desafiadora. Porém, cada vez mais empresas crescem ao alinhar a estratégia comercial entre essas duas áreas: o chamado smarketing.
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