Marketing Ops: o que é e quais benefícios pode trazer para a empresa?

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Em um mercado altamente competitivo, é importante que as empresas busquem formas para aumentar o valor entregue a seus clientes. E nos times de marketing isso não é diferente. O trabalho dessa área tem se tornado cada vez mais complexo, o que, por sua vez, exige soluções igualmente mais complexas.

É nesse contexto que surge o Marketing Ops, que tem o objetivo de gerenciar pessoas, processos e ferramentas para trazer resultados cada vez melhores. A seguir, vamos apresentar melhor esse conceito. Acompanhe!

O que é Marketing Ops?

Marketing Ops (abreviação de Marketing Operations) é uma área ou cargo dentro do próprio time de marketing, responsável por desenvolver soluções, otimizar processos e adotar ferramentas tecnológicas que ajudam a garantir o alto desempenho da equipe.

A atuação desses profissionais está intimamente ligada ao uso de dados, que são usados para embasar uma tomada de decisões mais segura e que seja capaz de aproveitar os recursos disponíveis (humanos e financeiros). O objetivo é trazer resultados com mais agilidade e proporcionar entregas com mais qualidade.

Trata-se, portanto, de um serviço de inteligência focado nas operações do setor de marketing, buscando transformar a forma como o time trabalha para aumentar sua produtividade e eficiência. E muito disso se dá por meio da automação.

Quais são suas funções?

Infográfico: Quais as Funções do Marketing Ops

O principal objetivo do profissional ou time de Marketing Ops é otimizar as estratégias do setor. O que se busca é preparar o terreno para que essas ações sejam executadas da melhor forma possível, de modo a garantir que atinjam os objetivos traçados pela empresa.

Para que isso seja possível, o Marketing Ops deve assegurar que a otimização abranja todo o processo, desde o planejamento das ações à análises dos resultados alcançados. E durante todo o tempo, deve acompanhar os dados para sustentar decisões e definir estratégias.

Sendo assim, podemos destacar como funções do Marketing Ops:

  • Aprimorar conteúdos;
  • Coletar dados;
  • Definir o orçamento para campanhas;
  • Fazer o planeamento estratégico a curto, médio e longo prazos;
  • Implementar ferramentas que ajudem a impulsionar a performance da equipe;
  • Mensurar e analisar o desempenho do time de marketing;
  • Promover a melhoria do fluxo de trabalho;
  • Realizar pesquisas de mercado.

Qual a sua importância

Infográfico: Qual a Importância do Marketing Ops

O resultado mais imediato da atuação do Marketing Ops na empresa é o aumento da produtividade da equipe, seja em função da otimização dos fluxos de trabalho ou por conta da adoção de novas ferramentas que automatizam tarefas.

Como mantém-se atento aos indicadores de cada uma das campanhas, o Marketing Ops consegue identificar gargalos e ações pouco eficazes. Com isso, seu trabalho evita o desperdício de recursos e permite adotar melhorias para aumentar a eficiência.

Outros benefícios que merecem destaque são:

  • Alinhar as operações de marketing e vendas;
  • Aumentar a produtividade do time;
  • Dar uma visão ampla das ações e campanhas;
  • Estruturar processos;
  • Embasar a tomada de decisões com dados seguros e confiáveis;
  • Otimizar o uso da tecnologia no setor.

Quais ferramentas podem ajudá-lo?

Como vimos, as atividades do Marketing Ops dependem, em grande parte, do acompanhamento de dados. Cabe a ele também a implementação de novas tecnologias na rotina do setor.

Nesse sentido, é fundamental contar com ferramentas que proporcionem a coleta de informações confiáveis e de forma ágil, além da análise facilitada, com a geração de relatórios, gráficos etc.

Desde soluções como um CRM até ferramentas baseadas em tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial, tornar o trabalho mais enxuto, automatizado e otimizado é importantíssimo para reduzir falhas e a necessidade de retrabalho, além de proporcionar um aumento na eficiência e na produtividade.

Integrar equipes de marketing e vendas pode ser uma tarefa desafiadora. Porém, cada vez mais empresas crescem ao alinhar a estratégia comercial entre essas duas áreas: o chamado smarketing.

Acesse nosso e-book Marketing e vendas: como integrar as áreas para potencializar os resultados e veja mais sobre esse conceito e como adotá-lo na sua empresa.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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