Mapeamento de oportunidades para gerar resultados

SCROLL DOWN

O data-driven sales, também conhecido como vendas impulsionadas por dados, contribui para as tomadas de decisão dos gestores e faz com que os representantes comerciais se sintam mais seguros, já que o funil de vendas converte mais e, consequentemente, gera mais resultados para a empresa. Vendas preditivas, mapeamento de oportunidades e investimento em tecnologia são algumas ferramentas dessa metodologia.

Mas como trabalham as empresas que ainda não despertaram para o Big Data e que não contam com uma cultura organizacional baseada em dados? De que maneira elas conquistam novos clientes? A rotina desses vendedores ainda é exaustiva, uma vez que uma das maiores preocupações do departamento comercial é a geração de leads: ligações telefônicas, alto volume de e-mails e visitas sem fazer uma análise se o prospect está pronto para se tornar lead qualificado. Pular de cabeça no processo de vendas sem o mapeamento de oportunidades de negócio, portanto, faz com que a empresa gaste mais recursos, tanto financeiros quanto de pessoal.

Assim, o mapeamento de oportunidades é fundamental e antecede até mesmo o esforço para gerar mais leads. Afinal, para que isso ocorra, os prospects devem ter interesse em seu negócio. Essa atração só acontece se a gestão entender as reais necessidades e o perfil do público que pretende atingir.

De que mapeamento de oportunidades estamos falando?

Os resultados de uma empresa passam por diferentes processos e estão conectados com as várias análises necessárias para colocar em prática o planejamento estratégico. Esse fluxo de trabalho engloba desde a contratação de novos colaboradores, passando pela compra de materiais e funções dos departamentos de marketing e vendas, como geração e qualificação de leads, negociações para o fechamento da compra e fidelização por meio do processo de pós-venda.

Muito desses processos é uma bifurcação entre os departamentos de marketing e vendas. Quem é o responsável pela geração de leads: marketing ou vendas? A resposta pode parecer difícil, mas a grande verdade é que são setores que devem contribuir entre si e contar com metas comuns. Afinal, o marketing cria ações para gerar leads e entregá-los ao departamento de vendas, mas é este último quem tem informações necessárias para criar conteúdos mais assertivos. De forma que, o primeiro passo para um mapeamento de oportunidades eficaz é haver uma integração que realmente funcione entre essas duas áreas.

Identificar as necessidades dos prospects

Antes mesmo de iniciar o ciclo de venda é preciso fazer o levantamento das necessidades dos prospects para que o mapeamento de oportunidade tenha resultado. Para tanto, é essencial realizar uma pesquisa a respeito das intenções, preferências, passo a passo do processo de compra e de quem é o responsável pela tomada de decisão para fechar o negócio. Essas informações podem ser conseguidas a partir de estudos de mercado orientados pelo Big Data Analytics, em que são cruzados dados internos com outros do setor de atuação da empresa. De forma precisa e preditiva, é possível entender e identificar as dores dos prospects e atuar para diretamente para saná-las.

Analisar o posicionamento do concorrente

O mercado está cada dia mais competitivo e isso não é novidade. As empresas precisam inovar sempre para continuarem com bons resultados. A questão é que para aproveitar as oportunidades e se diferenciar da concorrência é necessário ter muito claro o que os produtos das outras empresas têm que a sua não tem. Afinal, só é possível se tornar diferente daquilo que se tem conhecimento.

Mas como colocar isso em prática? O primeiro passo é identificar quem são os concorrentes diretos, ou seja, aqueles que oferecem aos clientes o mesmo serviço ou produto que a sua empresa. Além de mapear também os concorrentes indiretos, que oferecem outros produtos, mas que satisfazem o mercado da mesma forma que o seu negócio. Por fim, vem a análise na prática. Existem várias formas de executá-la:

  • Benchmarking – nada mais é do que uma troca de informações entre os concorrentes de forma a beneficiar as duas organizações;
  • Mistery Shopping – mais conhecido como cliente oculto, no qual os serviços e estratégias do concorrente são analisadas de maneira discreta, com o objetivo de identificar preços praticados, atendimento e formas de entregar valor;
  • Matriz de Competitividade – realiza o levantamento das características do concorrente listando as suas forças e fraquezas.

Previsão de vendas mais precisa

É preciso pensar a previsão de vendas como um ciclo completo, que inicia no marketing e termina na linha de frente que efetiva a venda. Atualmente, as vendas preditivas estão em alta, sendo aplicadas em empresas de diferentes portes e segmentos, com métodos e tecnologias cada vez mais eficazes para segmentar prospects e analisar mercados.

Gerar (ou coletar) dados, estruturá-los e tirar bons insights é um trabalho complexo. Mas a tarefa se torna simples se a empresa conta com Big Data Analytics. Principalmente porque filtrar essas informações para que elas tenham valor é um processo fundamental para a previsão de vendas, assim como saber quais os meios confiáveis de se obter os dados.

Há muitas definições para um bom prospect e dependendo de cada empresa, ele pode ser o que possui ticket médio alto ou então o que está em determinada área de atuação. Antes de processar os dados, é necessário entrar em um consenso sobre o perfil do cliente em potencial. E a análise de dados gerados pelo Big Data pode ajudar com isso, mapeando, por exemplo, perfis atrativos por região, comportamento de consumo, entre outras variáveis. Inclusive, com a persona já traçada, o Big Data possibilita encontrar e contabilizar quantos clientes similares existem no mercado.

Com essas informações em mãos, é hora de entender seu mercado e sua participação, analisar a concorrência e preparar-se para expandir seus negócios localmente ou ampliar sua área de atuação.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura