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Location Intelligence: O que é, e sua importância para decisões estratégicas

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No artigo, confira os benefícios da Location Intelligence para o seu negócio e saiba como utilizar dados de localização de forma inteligente e precisa.

Location Intelligence é o termo utilizado para denominar a utilização inteligente de dados de localização para tomar melhores decisões para os negócios, afinal, não basta coletar a enorme quantidade de dados disponíveis. É necessário entender quais servem para os propósitos da empresa e analisá-los para gerar insights relevantes.

Neste artigo, explicaremos a importância do Big Data e do Location Intelligence e como colocá-los em prática para aumentar a precisão e a eficiência das suas decisões estratégicas. 

Importância do Big Data

Empresas de diversos segmentos comumente tomam decisões por meio de diversas fontes de informações. Porém, além da quantidade enorme de dados disponíveis, eles podem ser estruturados e não estruturados, o que dificulta a agilidade para seu processamento e uso em diversas plataformas. Adicionalmente, o processo de digitalização das empresas foi acelerado durante a pandemia.

Por esses motivos, essas empresas estão investindo em plataformas de Big Data Analytics que permitem enriquecer as análises e tomar decisões mais precisas e rápidas a partir dos dados gerados.

Apesar dessas ferramentas serem essenciais, sem pessoas preparadas para lidar de maneira eficiente com o imenso poder dos dados, não é possível desenhar uma estratégia de Big Data Analytics benéfica para os negócios. Sendo assim, toda a cultura organizacional da empresa que lidará com tecnologia precisa ser trabalhada.

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Afinal, o que forma um Big Data e quais os seus principais benefícios?

Sendo bem breve, o termo Big Data é utilizado para descrever volumes de dados que são tão grandes ou complexos que sistemas computacionais tradicionais não conseguem processar. Atualmente, o termo “Big Data” está relacionado com o grande volume de dados e informações que a digitalização gera por meio de smartphones, redes sociais, IoT, etc.

À definição de Big Data, são “classicamente” atribuídos três Vs, que definem a capacidade de processamento dos dados: “Volume”, “Variedade” e “Velocidade”. Cada uma dessas dimensões apresenta desafios tecnológicos distintos. Porém, mesmo que esses desafios sejam vencidos, a utilidade e a veracidade desses dados também são relevantes e, hoje, é comum se atribuir outros dois Vs: “Veracidade” e “Valor”.

O Big Data tornou possível entender cenários amplos e complexos a partir da coleta e disponibilização dos dados relacionados a diversos setores do mercado, pessoas, empresas, hábitos, entre outros.

Benefícios do Location Intelligence

Quando adicionamos a variável de localização contida nos dados de Big Data, geramos uma infinidade de insights de comportamento perceptíveis somente quando adicionamos o local onde esses fatos acontecem e com que frequência ocorrem.

A enorme quantidade de dados de negócios e de clientes estão relacionados a locais e horários específicos, favorecendo a análise para descobrir uma inteligência oculta, como por exemplo, um insight que pode criar vantagens competitivas.

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Como utilizar Location Intelligence na prática

Dentre os benefícios e resultados de uso do location intelligence, está a criação de métricas relevantes que ajudam a tornar os processos de tomada de decisão internas e externas muito mais conscientes e fundamentados.

A maioria das empresas tomam decisões baseadas em hipóteses e estudos – desde o planejamento anual até a previsão de quais mercados irão se expandir na próxima década. E os executivos conhecem muito bem os perigos de uma informação imprecisa.

As ferramentas de Big Data Analytics e localização podem apoiar decisões de expansão, por exemplo. Juntas, elas combinam dados cadastrais, de potencial de consumo e de localização, entre outros, com técnicas analíticas modernas para encontrar tendências e comportamentos e prever o desempenho de uma localização específica que ainda está em análise.

Os executivos financeiros, por sua vez, podem solicitar uma projeção de receita de uma agência bancária para o ano inteiro em um mercado que estão avaliando e recebê-la em segundos.

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Para o planejamento estratégico, alguns executivos querem expandir seus negócios, enquanto outros estão projetando retrações. Dependendo do objetivo comercial, eles podem comparar as vendas esperadas em várias localidades diferentes e instalar um novo canal de venda na localização com maior potencial.

Também é possível projetar vários locais, como uma rede de filiais, favorecendo a conveniência do público-alvo e, ao mesmo tempo, evitar conflitos entre diferentes pontos de venda, além de entender o impacto na receita da rede e na cadeia logística de abastecimento como um todo.

Os cenários hipotéticos de hoje estão ficando cada vez mais sofisticados com a ajuda de Big Data Analytics e Location Intelligence. Sem essa nova forma de gerar insights, os executivos podem correr riscos ao planejar grandes investimentos com base apenas na intuição e em suposições.

Conheça a parceria de Location Intelligence da Neoway com a imagem/Esri

Uma das soluções de Big Data Analytics e Inteligência Geográfica mais completas do mercado foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a Neoway e a imagem (distribuidora oficial da Esri no Brasil).

A solução integra a melhor plataforma de sistema de informação geográfica (GIS) e Location Intelligence do mundo, o ArcGIS, a um Big Data completo e atualizado, disponibilizado pela Neoway.

Com isso, as empresas conseguem fazer análises geográficas avançadas, potencializar sua capacidade analítica e tomar decisões estratégicas mais ágeis e precisas.

Colunista
Neoway
A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data e Inteligência Artificial para negócios. Desde 2002, desenvolvemos soluções que dão produtividade e precisão para marketing, vendas, compliance, jurídico, crédito e fraude em setores como finanças, tecnologia, seguros, bens de consumo e saúde. Nossos redatores escrevem sobre tecnologia, negócios e suas intersecções.
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