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Como o KLA Advogados aumentou em 233% a média mensal de Due Diligences realizadas para seus clientes

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O combate à corrupção e à lavagem de dinheiro é um tema corriqueiro e bastante discutido no nosso país. Muitas empresas já têm programas de integridade bem estruturados e eficientes e outras dão os primeiros passos para se manter em conformidade com as regulamentações. Para apoiar tomadas de decisão mais seguras e estratégicas, existem escritórios de advocacia que ajudam os clientes quando o assunto é compliance e mitigação de riscos.

Fundado em 2002, o KLA Advogados é um deles. Com atuação full-service, o escritório inaugurou a prática de “Compliance & Investigações” em 2009, com intuito de ajudar os clientes com soluções personalizadas, que possam gerar valor para seus negócios. Com inovação e dinamismo enraizados no DNA, a banca  busca constantemente novas tecnologias e plataformas para tornar o trabalho da sua equipe e os resultados para os clientes mais eficientes.

Dentro do escopo de atuação do KLA está a prática de Integrity Due Diligences (“IDDs”), utilizada na gestão de terceiros que queiram ou tenham relações contratuais com os clientes do escritório de advocacia. O IDD consiste em uma análise detalhada de uma Pessoa Física ou Jurídica, em que advogados especialistas em riscos investigam supostas violações às legislações atuais. É peça chave no processo de contratação e monitoramento de terceiros, pois identifica e minimiza riscos reputacionais e de compliance para a empresa.

 Cenário 

O processo de emissão de relatórios de IDD pelos profissionais de direito do KLA passou por três fases até alcançar o fluxo atual. 

No primeiro momento, as investigações e checagens de terceiros eram feitas de forma manual, assim como o armazenamento de evidências. Isso acarretava em dois principais problemas: falhas e erros materiais, – já que a gestão dos dados era feita em planilhas do Excel -, e demora acentuada no processo, pois gastavam tempo tirando “prints” da tela do computador, armazenando evidências e mantendo tudo organizado para conseguir fazer o rastreio depois.

Já na segunda fase, o escritório contratou uma plataforma para dar maior agilidade às pesquisas, o que garantiu análises mais abrangentes e mais eficiência para o processo. No entanto, a forma de apresentação dos resultados ainda era improdutiva. Uma análise de IDD de uma empresa sem envolvimento em qualquer operação suspeita, por exemplo, gerava um relatório com quase 800 páginas. Além disso, as informações não eram apresentadas de forma visual e sistemática e, às vezes, eram imprecisas e desorganizadas. Isso exigia pesquisas adicionais que prolongavam o processo.

Na última e atual etapa, o KLA migrou para a plataforma de Compliance da Neoway. Essa mudança permitiu uma análise jurídica focada e aprofundada, assim como uma abrangência completa das IDDs. As informações são apresentadas de modo visual, por meio de gráficos e dashboards variados. Com isso, os advogados podem dedicar a maior parte do tempo às análises jurídicas daquilo que é realmente relevante para o cliente. Como resultado, a banca ganhou em agilidade e reduziu custos.

O que foi feito com a Neoway?

A partir do momento em que o escritório de advocacia contratou a solução de Compliance da Neoway para aprimorar a emissão de relatórios de IDD, foi possível identificar algumas mudanças positivas no processo. 

A primeira diz respeito à confiabilidade das informações, que permitiu aos advogados usar o tempo que antes era gasto na busca por dados em desenvolvimento das  análises jurídicas, que, de fato, agregam  valor ao cliente. De acordo com a Head de Compliance & Investigações do escritório, Catarina Rattes, hoje eles fazem os relatórios com mais segurança e tranquilidade e não precisam fazer double check.

Outra evolução importante está relacionada ao layout dos relatórios gerados pela Neoway, pois a disposição das informações nos dossiês atuais facilitam a identificação de supostas red flags. Na plataforma, é possível subir uma base de fornecedores, por exemplo, e, em poucos segundos, ter o retorno dos principais riscos que aquela carteira representa. Além disso, o dossiê da Neoway é mais enxuto e dá destaque aos dados mais relevantes, o que evita perda de tempo com informações corriqueiras.

Ainda segundo a Head de Compliance & Investigações, a interatividade presente na solução de Compliance da Neoway possibilita que a leitura dos dados seja mais compreensível. Em relação às informações de Processos Judiciais, por exemplo, a navegação é intuitiva e permite desmembrar pontos importantes de um processo de forma simples e rápida. 

Além disso, o Pathfinder, uma das aplicações da Plataforma Neoway utilizadas pelo escritório, permite identificar possíveis relações conflituosas ou suspeitas de forma prática e rápida. Com ele, a banca consegue entender os vínculos entre duas pessoas (físicas e/ou jurídicas) para analisar se representam um risco para os seus clientes. É uma ferramenta estratégica que mostra toda a “teia” de relacionamentos e ligações entre duas entidades de forma visual, o que faz com que os advogados cheguem a conclusões mais facilmente, sempre baseadas em dados.

Resultados

Quantitativos

“Aumento de efetividade: essas são as primeiras palavras que ressoam quando o assunto é a solução Risk & Compliance da Neoway”, explica Catarina Rattes. Essa fala pode ser traduzida em números:

  • Aumento de 233% na média mensal de IDDs realizadas
  • Redução de 55% do tempo de emissão de relatórios de IDD
  • Incremento de 40% de produtividade com redução de custos

Qualitativos

  • Análises mais amplas e diagnósticos aprofundados para os clientes
  • Verificação e confirmação de informações sobre supostas red flags de terceiros
  • Construção de novas metodologias com o intuito de refinar as análises e entregáveis do time de Compliance & Investigações do KLA
  • Emissão e análise aprimoradas das informações presentes nos dossiês da Neoway – acabaram com o processo antigo, que era manual, lento e impreciso
  • Realização de pesquisas reputacionais acerca do target, seus sócios e pessoas relacionadas – por meio do Webcheck, uma das aplicações da plataforma de Compliance da Neoway
  • Análise jurídica dos principais processos em que o target e seus sócios estejam relacionados
  • Aumento da quantidade e qualidade dos relatórios e diminuição do tempo de análise, o que resulta em maior eficiência e rentabilidade para o escritório de advocacia
Colunista
Neoway
A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data e Inteligência Artificial para negócios. Desde 2002, desenvolvemos soluções que dão produtividade e precisão para marketing, vendas, compliance, jurídico, crédito e fraude em setores como finanças, tecnologia, seguros, bens de consumo e saúde. Nossos redatores escrevem sobre tecnologia, negócios e suas intersecções.
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