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Neoway desenvolve indicador de Impacto para ajudar as empresas em momentos de crise

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Neoway

  • 14 de setembro de 2020
A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.
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A equipe de cientistas de dados da Neoway acaba de desenvolver um indicador de Impacto para ajudar empresas de todos os tamanhos e setores a superarem o momento atual. A partir da solução, é possível analisar quais segmentos do mercado estão mais suscetíveis ao impacto econômico causado pela pandemia do Coronavírus. Ao ser utilizado junto da nossa plataforma de Big Data Analytics, o indicador serve como um guia, que pode orientar os negócios na análise da sua carteira de clientes, assim como na tomada de decisão nos próximos meses.

O indicador traz duas visões: uma mais ampla, que leva em conta os movimentos da Bolsa de Valores, e classifica o impacto (Baixo, Médio ou Alto) das empresas por Ramo de Atividade, como Bens de Capital, Indústria da Construção e Varejo. E uma segunda visão, em um nível mais detalhado, por CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), que também categoriza as empresas de acordo com o impacto (Baixo, Médio, Alto, Crítico). Essa segunda visão foi desenvolvida em conjunto com uma parceira da Neoway que concede crédito a Pequenas e Médias Empresas (PME’s).

Se fizermos uma análise com a versão mais detalhada do indicador, que considera o CNAE, a perspectiva da Neoway mostra que cerca da metade (49,96%) das empresas ativas do país estão classificadas dentro do nível de impacto “Crítico” ou “Alto”. Esse número engloba cerca de 11.534.094 funcionários, em regime CLT, que poderão ser mais afetados com a atual recessão econômica. Já as empresas que tendem a sofrer um baixo impacto, representam apenas 9,65% do número total de estabelecimentos operantes no Brasil, que compreendem 5.952.528 funcionários celetistas.

Também é possível, junto da plataforma Neoway, utilizar um filtro criado com base nos decretos mais recentes do governo, chamado de Atividades Essenciais, que faz parte também do Indicador de Impacto. Esse campo em questão identifica quais empresas podem permanecer abertas no período da quarentena, pois prestam atividades consideradas essenciais, e quais estão fora dessa classificação.


Mas, como o indicador ajuda na prática? Do ponto de vista de Sales & Marketing, ele contribui na geração de pipeline com empresas de baixo impacto que, na perspectiva da Neoway, são aquelas que tendem a sentir menos o efeito da recessão econômica. A solução também permite que as companhias analisem o cenário atual da sua carteira de clientes para direcionar estratégias personalizadas de acordo com o nível de impacto sofrido pelos diferentes segmentos.

Já no contexto de Risk & Compliance, o indicador dá uma previsibilidade sobre quais são as verticais de negócios que tendem a ser mais afetadas (risco “Crítico”), e, que, portanto, demandam um olhar mais atento. Dentro de uma carteira de clientes, também é possível mapear as empresas que têm risco de inadimplência devido ao alto impacto. É possível ainda direcionar a força de vendas geograficamente para reter tais clientes. Por meio do indicador e dos seus diferentes casos de uso, a Neoway traz uma percepção de como o mercado deve se comportar daqui pra frente.

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