Grupo Ultra aumentou a retenção de clientes por meio da Plataforma Neoway

SCROLL DOWN

Uma das formas para ampliar a fidelização é conhecer a fundo o seu cliente atual. Para isso, você pode segmentar a base existente e agrupá-la por perfis, de acordo com características importantes para a sua empresa, como os hábitos de consumo, o valor do tíquete médio, a localização, o segmento do negócio, etc.

Apesar dessa estratégia não ser uma novidade, o modo como é operacionalizada ganhou mais possibilidades, agilidade e precisão com a aplicação do Big Data Analytics. A tecnologia permite que se defina em segundos o perfil da carteira de clientes.

Em poucos cliques, uma ferramenta como a Plataforma Neoway agrupa os dados estratégicos fornecidos pela empresa e faz o cruzamento com mais informações – de mercado, sociodemográficas, macro e micro cenários de consumo, concorrência etc. Deste modo, abre-se um panorama mais amplo para definição de um plano de retenção de clientes, por exemplo.

Saber com precisão a participação de mercado que uma empresa possui é outra facilidade proporcionada pelo Big Data Analytics. Depois de definir o perfil do seu cliente e estabelecer os nichos de atuação, é possível enxergar em quais regiões a empresa atua e qual o seu potencial de expansão. A partir daí, por meio de uma clonagem, pode-se encontrar mais perfis semelhantes aos que já são atendidos, inclusive por localização geográfica.

Um exemplo de sucesso de uso de Big Data Analytics para segmentação da carteira é o do Grupo Ultra, que por meio da Plataforma Neoway conseguiu reter mais pontos de venda (PDVs) para uma de suas empresas, a Ipiranga Lubrificantes. Conheça a estratégia adotada e os resultados obtidos nesse projeto que foi um dos cases vencedores do Neoway Advisor 2019.

Como a Ipiranga Lubrificantes chegou a quase 50% de retenção de clientes usando Big Data Analytics

O maior desafio do Grupo Ultra para o projeto da Ipiranga Lubrificantes era justamente não conhecer bem seu cliente. Para poder chegar a bons números na retenção de clientes – nesse caso PDVs – era preciso saber mais detalhes sobre o segmento de cada um e entender quais tinham mais chances de sair ou de permanecer na carteira. Também era preciso conhecer seu real market share e todo o potencial de mercado.

A estratégia com a Plataforma Neoway iniciou pelo mapeamento do potencial de mercado, ou seja, quantos e quais pontos de venda (PDVs) poderiam ser revendedores dos lubrificantes Ipiranga em uma determinada região – um dos destaques da Plataforma é possibilitar a análise de indicadores comportamentais do mercado.

Depois, a equipe de inteligência do Grupo Ultra uniu os dados disponibilizados na Plataforma Neoway à informações da base de clientes e analisou o histórico de consumo de cada PDV para detalhar melhor cada perfil e, desta forma, segmentar a carteira.

Por meio da segmentação, foi possível traçar um perfil daqueles que teriam maior probabilidade de churn versus os que trariam maior prejuízo caso saíssem da carteira. Com base nesse levantamento, a empresa criou uma lista prioritária e começou a trabalhar pela permanência dos PDVs por meio de ligações e outras estratégias de relacionamento. O resultado foi uma taxa de 46% de retenção de clientes, o que representou cerca de 10% do faturamento da área de lubrificantes.Quer entender na prática como a Plataforma Neoway ajuda sua empresa a vender mais e melhor? Solicite uma demonstração ou fale com nossos especialistas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura