Como fazer uma consulta de CPF rápida e eficiente?

SCROLL DOWN

Inadimplência e fraudes são dois dos fatores que mais prejudicam a gestão financeira de uma empresa. A implementação de processos e ferramentas são ações que ajudam a reduzir esses riscos, e a consulta de CPF é uma das medidas mais importantes.

Neste post, veja por que e como realizá-la, quais são os riscos de ignorar esse processo e como a tecnologia pode facilitar essa tarefa.

Por que fazer a consulta de CPF?

Infográfico: Vantagens de fazer consulta de CPF

Todo cidadão possui um CPF próprio, ao qual está atrelada uma série de informações sobre a pessoa e suas atividades, como processos judiciais e irregularidades fiscais.

Verificar os dados do documento é uma das ações mais eficazes para que a empresa conheça com quem ela está prestes a se relacionar porque ajuda a conferir a veracidade e consistência dos dados cadastrais fornecidos. 

Do ponto de vista operacional da empresa, a consulta de CPF contribui para um ambiente mais transparente, onde as operações comerciais ocorrem com mais segurança.

Algumas das vantagens que essa prática pode trazer para a organização são:

  • Identificação de pendências financeiras: identificar clientes que podem não honrar seus compromissos.
  • Pontuação score: indica se o consumidor é bom ou mau pagador.
  • Segurança: reduz as chances de fraudes e golpes, como falsidade ideológica, fraude com cheques e calotes.

Quais informações verificar?

Infográfico: Quais informações verificar ao fazer uma consulta de cpf

A consulta de CPF levanta informações valiosas para as estratégias de compliance, de crédito e de prevenção a fraudes das empresas.

Entre as questões a serem verificadas com frequência, estão:

  • Negativação de crédito: é o principal aspecto verificado durante a consulta de CPF. Permite à empresa entender se o consumidor está negativado junto a outra instituição, bem como o valor da sua dívida e quando foi contraída.
  • Status junto à Receita Federal: mostra a situação cadastral do CPF, com informações sobre o registro da pessoa física.
  • Pessoas Politicamente Expostas: permite identificar PEPs, o que é importante para mapear os riscos inerentes aos negócios.
  • Ações judiciais: para verificar se existe algum processo na Justiça que represente algum risco para a negociação.
  • Score de crédito: verifica o score do cliente junto aos órgãos de proteção do crédito. Isso influencia diretamente na concessão de crédito e financiamento.
  • Protestos: traz informações que indicam se há algum pagamento pendente, seus valores, data e quem o solicitou.

Quais os riscos de não fazer a consulta de CPF?

Quando uma organização não adota  a consulta de CPF – e também de CNPJ – em seus processos de concessão de crédito, compliance e anti-fraude, aumentam as chances de golpes, contratação de parceiros inidôneos ou onboarding de clientes com alto risco de inadimplência.

Como resultado, a empresa pode ter que lidar com prejuízos operacionais, financeiros e até mesmo de imagem.

Como fazer a consulta de CPF?

Esse processo pode ser feito junto a fontes públicas, como a Receita Federal, ou fontes privadas, no caso de empresas especializadas.

No primeiro caso, o acesso a informações mais abrangentes sobre a situação do CPF é gratuito. No entanto, geralmente não constam dados fiscais ou financeiros; apenas aqueles relacionados ao Fisco, como a entrega das declarações do Imposto de Renda.

Já empresas que oferecem essa solução permitem acesso ao banco de dados mais específicos, como ações judiciais, negativação de nome, regularização do cpf, cheques sem fundo, entre outras informações que foram citadas.

Veja mais no podcast sobre análises inteligentes e como elas mudam o cenário de crédito com tecnologia de ponta:

Como a tecnologia pode ajudar neste processo?

Ferramentas de Big Data Analytics permitem a realização de consulta de CPF mais rápida e eficiente.

Por meio de plataformas especializadas e APIs, é possível acessar, em um só ambiente, todas as informações necessárias para fazer a validação de forma ágil e segura, com dados atualizados direto das fontes oficiais.

A Neoway é uma empresa especializada em soluções de Big Data Analytics. Por meio das soluções de Risk & Compliance, Fraud Prevention e Credit Management, a plataforma Neoway oferece tudo o que uma empresa precisa para fazer os processos de onboarding e análise de crédito de forma segura e ágil.Quer saber mais sobre como a Neoway pode ajudar? Acesse o case Monitoramento de compliance: Engie Brasil acompanha mais de 8 mil stakeholders e saiba como a empresa passou a monitorar todos os seus fornecedores, parceiros e projetos!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura