Índice de Atividade da Construção Imobiliária (IACI): acompanhe o desempenho do setor imobiliário e saia na frente

SCROLL DOWN

Em um cenário de incertezas, é ainda mais importante que as empresas do mercado da construção civil disponham de indicadores de desempenho do setor imobiliário. O Monitor da Construção Civil (MCC) é um indicador capaz de identificar o movimento do mercado imobiliário. Com as informações geradas, é possível traçar estratégias de acordo com o perfil de cada empresa.

O MCC, resultado de uma parceria entre a Neoway e a Tendências Consultoria, é um sistema de monitoramento e análise do mercado da construção, com abrangência nacional. Sua principal ferramenta, o Índice de Atividade da Construção Imobiliária, mensura a metragem quadrada em construção (fundação, estrutura e acabamento) e em lançamento de obras residenciais, comerciais, turismo e outros.

Construção imobiliária em 2018

Em 2018, a série histórica entrou em seu décimo ano e, com a riqueza de informações que dispõem, é possível realizar uma infinidade de cruzamentos. Assim, se para um determinado nicho de mercado é importante o padrão das obras, as análises podem considerar, por exemplo, as obras em andamento (IACI) por padrão, ou ainda, as obras em lançamento (IACI-L) por padrão.

Considerando o IACI por padrão podemos confirmar que no ano de 2017, comparado ao ano anterior, as obras de baixo e médio padrões, e habitação de interesse social foram as que sofreram menor queda (-7,4%), enquanto as obras de médio alto e alto padrão sofreram retração de 26,3%. Entre os indicadores que compõem o MCC, o destaque é para o IACI Geral, que engloba todos as obras em construção, de todos os segmentos, em todas as regiões.

Como o indicador é divulgado mês a mês, as análises podem ser restritas ou amplas. A metragem quadrada em construção medida pelo IACI apresentou queda de 2,5% em fevereiro ante janeiro. Em relação ao mesmo mês de 2017, o índice mostrou retração de 16,6%. No acumulado de 12 meses a queda foi de 14,6%.

Outros indicadores de desempenho do setor imobiliário

Outro importante termômetro do mercado é o índice de lançamento (IACI -L), apurado com dois meses de defasagem frente aos demais índices do MCC. Em dezembro de 2017, o IACI-L registrou alta de 17,0% ante novembro. Nos últimos meses, o índice apresenta sinais de inversão da trajetória de queda observada nos últimos anos.

A elaboração dos índices tem como base o banco de obras monitorado pela Neoway com cerca de 35 mil obras do mercado imobiliário. Esse monitoramento, realizado também nos mercados industrial e de infraestrutura, é fonte abundante de informações, com múltiplas possibilidades a serem exploradas. O monitoramento de obras permite, por exemplo, avaliar o potencial de demanda de produtos específicos por fase da obra, tipo construtivo, padrão, localização, entre inúmeros outros itens.

Mas isso é assunto para outro artigo! Fale com o nosso time e descubra como a Neoway pode te ajudar a utilizar essas informações na sua empresa.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Posts relacionados

Homem observa um mapa mundi em um monitor, com o objetivo de compreender profundamente o cenário das empresas que investem em tecnologia.

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura