Ciclo de Vendas: como alcançar melhores resultados

SCROLL DOWN

Assim que uma nova oportunidade chega à empresa, o time comercial começa uma jornada com o objetivo de conquistar esse lead e levá-lo até o momento do fechamento do negócio, onde ele se torna, de fato, um cliente. Todo esse processo é conhecido como ciclo de vendas, um componente fundamental para as estratégias comerciais das organizações.

Neste post, veja o que é ciclo de vendas, qual seu tempo médio, as etapas, como mensurá-lo, como reduzi-lo e as ferramentas que podem auxiliar neste processo. 

Acompanhe!

Ciclo de Vendas: como alcançar melhores resultados

O que é exatamente um Ciclo de Vendas?

O ciclo de vendas nada mais é do que a duração média do processo de transformação dos leads em clientes, ou seja, o tempo que se passa entre o contato do time comercial com uma oportunidade de negócio e o fechamento da venda.

A duração do ciclo de vendas vai depender de quão complexas são as vendas da empresa, fator que depende do valor do produto/serviço oferecido, do mercado em que a organização atua, da persona do negócio, entre outras variáveis que possam interferir na decisão do comprador.

A partir disso, o ciclo de vendas é formado por diferentes etapas que representam os estágios de interesse de um lead. Essas etapas são definidas de acordo com a estrutura e a realidade de cada empresa.

Acompanhar o ciclo de vendas é fundamental para entender a situação de cada lead no funil, compreender o que deve ser feito em cada etapa do processo e definir quais ações, estratégias, materiais e abordagem devem ser utilizados para fazer com que esse lead avance na jornada de compra.

Dessa forma, o ciclo de vendas é uma ferramenta que ajuda a dar mais eficiência ao trabalho do time comercial, que passa a otimizar e organizar as etapas com base no momento de cada lead, agindo para evitar que o ciclo se estenda e passe, assim, a não valer a pena para a empresa.

Leia mais: Planejamento de vendas: boas práticas para ter mais resultados

Qual o tempo médio do Ciclo de Vendas

Qual o tempo medio do Ciclo de Vendas

Toda venda é o resultado de um ciclo de vendas com princípio, meio e fim. Como vimos, nesse processo existem etapas que devem ser respeitadas – e aproveitadas – pelo time comercial.

Quando se analisa os processos comerciais de diferentes empresas, é possível perceber que há particularidades bastante específicas, que variam de acordo com cada modelo de negócio. 

Enquanto algumas organizações trabalham com vendas rápidas e objetivas, outras possuem um ciclo mais lento, complexo e trabalhoso. E por tudo isso, é importante conhecer as diferenças entre ciclos de vendas longos e curtos:

Curto

No ciclo de vendas curto, o amadurecimento do lead até a tomada de decisões acontece de maneira bastante rápida. 

É um modelo mais comum em empresas B2C, já que menos variáveis impactam no processo de vendas: o consumidor tem uma necessidade, encontra uma loja que possa atendê-lo, escolhe o produto que resolva seu problema e finaliza a compra.

Importante notar que nem todas as empresas B2B têm um ciclo de vendas longo. A depender da complexidade do seu público-alvo e do produto/serviço oferecido, os ciclos podem ser bastante curtos. 

De fato, essas organizações precisam tentar encurtar seu ciclo de vendas com o objetivo de ganhar eficiência e reduzir custos.

Longo

O ciclo de vendas longo, por sua vez, é aquele mais complexo, que possui diversas etapas, que podem tornar o processo mais ou menos lento. 

Quando a demora é muito grande, isso pode representar um risco para a empresa, devendo ser monitorada e, sempre que possível, otimizada.

No entanto, existem realidades e situações em que é inviável pular etapas, sobretudo em empresas que trabalham com soluções que exigem amostragem para teste. Neste caso, a saída é reconhecer as oportunidades de melhorias que surgem em cada negociação.

Vale notar que existem processos que são naturalmente longos e precisam ser respeitados para que a negociação seja bem sucedida. É o que acontece, por exemplo, com empresas B2B que trabalham com vendas complexas.

Essa realidade, porém, não exime essas organizações de tentarem reduzir ao máximo o seu ciclo de vendas. Afinal, todo o tempo que um lead permanece no funil representa um gasto para a empresa, o que impacta diretamente no CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

Etapas de um Ciclo de Vendas

Etapas de um Ciclo de Vendas

Prospecção

O primeiro passo do processo de vendas é conhecer de fato para quem a empresa está vendendo. É a partir dessa definição que serão montadas todas as abordagens e estratégias de vendas.

A prospecção de clientes começa com a criação da persona do negócio. Essa ferramenta ajuda a compreender qual é a melhor linguagem a ser utilizada, baseando-se em características completas – demográficas, comportamentais, hábitos de consumo – dos potenciais clientes da empresa.

Qualificação

Uma vez que o público esteja bem definido, o passo seguinte é classificar os contatos de acordo com a possibilidade de fechamento de negócio. 

É uma triagem, em que se deve buscar entender se o interesse do lead na empresa e nas suas soluções, suas condições financeiras e suas necessidades se encaixam no perfil traçado.

A qualificação de leads ajuda a poupar esforços do time, uma vez que são descartados os contatos que provavelmente não vão fechar uma venda, pois não tem o perfil ou fit necessário para aquele produto e/ou serviço. 

Assim, a empresa pode focar nas oportunidades mais quentes e que têm maior probabilidade de setornarem clientes.

Leia mais: Sales development representative: o papel do SDR na inteligência em vendas

Contato inicial

Esta etapa deve ser posta em prática quando a empresa já conhece seus leads, tem sua persona bem definida e sabe qual é a melhor forma para abordá-los. 

O contato inicial é fundamental, uma vez que se trata da primeira impressão que o futuro cliente terá da empresa.

O canal de comunicação utilizado vai depender do perfil do negócio e também do público. O primeiro contato pode acontecer por meio de e-mail, ligação, envio de brindes, em eventos ou até mesmo nas redes sociais.

O responsável pelo contato inicial deve apresentar a empresa e buscar entender as dores do lead. 

No entanto, é preciso evitar fazer propostas logo no início da conversa, já que, provavelmente, este lead ainda não está qualificado o suficiente para fechar um negócio.

Avaliação

Quando o lead já está qualificado para uma venda, é hora de o profissional de vendas apresentar uma proposta. 

Nesse caso, quando falamos em B2B, geralmente o futuro cliente precisa de um tempo para pensar e comparar a solução com outras ofertas que lhe foram apresentadas.

Na avaliação, é fundamental que o profissional responsável pela conta saiba negociar. Isso porque esta é a etapa em que ele vai encarar objeções, contrapropostas e comparações com a concorrência por parte do cliente, exigindo bom jogo de cintura para garantir a venda.

Fechamento

O fechamento é o momento em que o lead decide adquirir a solução da empresa e se torna de fato um cliente. Em negócios B2B, esta é a etapa em que é feita a formalização do negócio, o acerto das condições de pagamentos e outros detalhes.

Pós-venda

O ciclo de vendas continua após o fechamento. Afinal, é preciso acompanhar o cliente após a compra, analisando sua satisfação com a solução adquirida. 

Esta etapa é o momento para solicitar indicações ou referências, além de ser fundamental para a fidelização dos novos clientes.

Leia mais: Customer experience: o que é, importância e desafios

Como mensurar o Ciclo de Vendas da minha empresa?

A forma mais fácil de mensurar o ciclo de vendas é com o auxílio de um CRM (Customer Relationship Management). Essa ferramenta permite registrar e organizar todas as informações acerca dos contatos de um consumidor ou cliente com a empresa, além de auxiliar na criação de abordagens mais eficientes, uma vez que armazena todo o histórico do lead e as interações feitas.

Com o CRM, é possível gerar relatórios e filtrar as métricas que mais interessam para a empresa, possibilitando ao time ter visibilidade total sobre todo o ciclo de vendas.

Como diminuir o processo de Ciclo de vendas? 6 estratégias

Ciclo de Vendas: 6 estratégias para diminuir o processo de ciclo de vendas

Melhorias na estratégia de prospecção de clientes

Para reduzir o ciclo de vendas, o primeiro passo é definir o perfil do cliente ideal (ICP). Sem ele, a empresa acabará perdendo tempo tentando vender para consumidores que não se encaixam na persona do negócio.

Assim, otimizar o processo de prospecção com estratégias mais estratégicas de atração de leads – inbound ou outbound – é fundamental para mirar nos alvos certos.

Configuração bem elaborada nas etapas do funil

Nem sempre é possível pular etapas para reduzir o ciclo de vendas. Existem passos que não podem ser negligenciados, sobretudo os três estágios básicos do funil de vendas: topo (aprendizado e descoberta), meio (reconhecimento do problema e consideração de compra) e fundo (avaliação e compra).

Produção de conteúdo de valor

A captação de leads passa pela produção de conteúdos que lhe sejam úteis e interessantes. Aliás, a mesma lógica vale também para os contatos que se encontram no meio e no fundo do funil. 

O objetivo dessa estratégia é tornar o lead mais informado e seguro para adquirir a solução da empresa.

Investimento no time de pré-vendas

O time de pré-vendas é essencial para tornar o ciclo de vendas mais curto. É ele que vai avaliar se o lead pode ou não avançar na jornada de compra, evitando que a equipe de vendas perca tempo com oportunidades pouco qualificadas e menos propensas a fechar negócio.

Qualificação do time comercial

Mesmo com um time de pré-vendas, o gargalo pode estar na equipe comercial. Assim, é preciso capacitar e treinar esses profissionais  periodicamente, otimizando sua atuação para evitar a perda de leads quentes e para melhorar suas habilidades de negociação e análise.

Investimento em tecnologias e inovações que ajudam a qualificar o Lead

Existem diversas tecnologias que podem ajudar a tornar o processo de vendas mais eficiente e, consequentemente, a reduzir o ciclo de vendas. 

Essas ferramentas permitem a automação de processos comerciais , otimizando e organizando a atuação do time de vendas, poupando o tempo e os esforços que seriam dedicados a tarefas manuais e repetitivas.

Quando automatizado, o ciclo de vendas torna-se consideravelmente menor, já que os profissionais podem focar em funções mais estratégicas e no contato com os leads mais interessados.

Saiba mais sobre tecnologias para vendas e as oportunidades do uso de dados para guiar equipes no podcast Big Data e IA: os caminhos para errar, entregar valor e acertar na estratégia comercial, com a participação de Marcos Tadeu de Freitas, Head de Distribuição da Nestlé.

https://open.spotify.com/episode/3Qto6hcCWbX9DQIvhAJQCh

Por que a previsibilidade de vendas é tão importante no Ciclo de Vendas

previsibilidade vendas e o cliclo de vendas

Conforme novos clientes chegam à empresa, o ciclo de vendas se torna um processo repetitivo e constante. 

Com o passar do tempo, as vendas começam a ser mais previsíveis, o que favorece a mensuração de indicadores importantes para a empresa, como taxa de conversão, ticket médio, entre outros.

Essa capacidade de predição dos lucros e dos gastos da empresa possibilita aos gestores destinar recursos para os projetos e setores que sejam mais estratégicos para o negócio . Além disso, a previsibilidade em vendas traz mais confiança para a empresa assumir riscos, já que ela poderá trabalhar dentro de uma margem segura de rentabilidade.

Ferramentas que ajudam uma empresa a ter um Ciclo de Vendas saudável

Neoway B2B Intelligence

neoway b2b intelligence

Permite o acesso a uma base de dados com todas as empresas do Brasil para iniciativas  de marketing, inteligência comercial e prospecção qualificada. 

Com essa ferramenta, é possível consultar informações como CNAE, porte, faturamento estimado, número de funcionários, entre outros dados importantes para a estratégia comercial da empresa.

Com o Neoway B2B Intelligence, sua empresa consegue descobrir o potencial de mercado em que atua (TAM, SAM, SOM), entender as características da sua carteira de clientes de forma rápida e  gerar leads com perfil semelhante aos seus melhores clientes. Você também pode acompanhar cada etapa da evolução do funil de vendas, transferindo, descartando e aprimorando o potencial da força de vendas.

Neoway B2B2C Intelligence

neoway b2b2c intelligence

Acesso a uma base de dados de pessoas físicas de todo o Brasil: idade, localização, renda estimada, profissão, histórico funcional, probabilidade empregatícia, entre outros. 

Por meio da integração com outras aplicações Neoway, o B2B2C Intelligence permite conhecer em detalhes o perfil dos clientes em potencial, além de realizar pesquisas e análises para gerar leads mais qualificados.

Como a Neoway pode ajudar você a reduzir o Ciclo de Vendas na sua empresa?

As soluções de Sales & Marketing da Neoway, como as que mostramos acima, trazem mais precisão e produtividade para que a sua empresa possa entender seu mercado, encontrar oportunidades de expansão, conhecer o perfil do seu melhor cliente e gerar leads mais qualificados.

Sua estratégia comercial sai fortalecida por meio da priorização dos seus melhores leads e da possibilidade de distribuí-los geograficamente entre os vendedores e suas filiais, otimizando o gerenciamento de oportunidades.

Nossa plataforma também permite que você alie informações online de comportamentos dos consumidores com dados offline de potencial de compra e, a partir dessa integração, crie estratégias mais eficientes para o seu público

Conclusão

O ciclo de vendas é uma ferramenta que sintetiza todas as etapas do processo de vendas e auxilia os profissionais do setor a saber qual passo tomar na sequência.Ele deve ser adequado à realidade da organização, considerando as características do público, do mercado e do tipo de solução que oferece. Independentemente da operação da empresa, reduzir o ciclo de vendas deve ser o objetivo de todo negócio. Afinal, o tempo que o lead permanece no funil sem avançar etapas representa um custo para a empresa. Assim, quanto mais longo for o ciclo, menos eficiente e lucrativo ele tende a se tornar.

Quer entender melhor sobre a estruturação do time comercial para encurtar seu ciclo de vendas? Assista o webinar Negócios diferentes pedem modelos diferentes: quando ter uma área de pré-vendas

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura