Prospecção de empresas com Big Data Analytics: estudo de caso do Banco Santander

SCROLL DOWN

Segundo Pedro Escarabelin, Customer Success da Neoway especializado em instituições financeiras, “as soluções de Big Data e Inteligência Artificial ajudam a personificar, segmentar e interpretar o comportamento dos clientes dos bancos. Assim, podemos criar ofertas individualizadas, prestar serviços mais eficientes e atender segmentos específicos, que possuem características únicas. Além disso, é possível dar maior celeridade à análise de dados para que os bancos consigam entender o mercado e tomar rápidas decisões baseadas em dados”.

Para acompanhar o ritmo das mudanças do setor, também tornou-se comum firmar parcerias com startups. Não é a toa que muitos bancos hoje comandam aceleradoras e hubs de inovação, locais onde essas empresas jovens utilizam a estrutura oferecida para criar, de maneira ágil, produtos e serviços capazes de melhorar e até mesmo mudar as estruturas do mercado.

A Neoway, apesar de ter passado da fase de startup, carrega consigo essa cultura ágil e o mindset de inovação. Isto é o que você poderá conferir neste estudo de caso do Banco Santander.

Os desafios de um banco tradicional

O Banco Santander, terceiro maior banco privado do Sistema Financeiro Nacional, é um exemplo de instituição que implementou a análise de dados para ajudar a nortear as estratégias comerciais da companhia. Com a Neoway, a área de prospecção das Agências Especializadas em Negócios e Empresas ganhou uma ferramenta poderosa para gerar leads qualificados.

“Quando falamos de prospecção para bancos, a palavra-chave é o dinamismo que conseguimos dar ao dia a dia dos gerentes na prospecção de pessoas jurídicas”, explica Pedro. Mas, os desafios não acabam quando a tecnologia entra em cena.  

Cliente da Neoway desde 2017, a instituição já havia analisado as características dos seus melhores clientes e entendido o Ideal Customer Profile (ICP), mas enfrentava dificuldades para aumentar a adesão à Plataforma Neoway. “Observamos que apenas 38% dos usuários estavam acessando a ferramenta e começamos a investigar os fatores que influenciavam nisso”, conta Caroline Lopes, responsável do Santander pelo projeto.

Hoje, a prospecção no banco pode ser feita de três formas: a partir da carteira própria de clientes, em uma ferramenta exclusiva da instituição e pela Plataforma Neoway. Esta última apresenta a vantagem de unir dados tanto internos quanto de mercado, o que ajuda a saber exatamente o potencial de prospecção, conhecer os melhores clientes e encontrar prospects mais alinhados às ofertas que o banco tem a oferecer.

Apesar de dar acesso para que todos os gerentes de contas fizessem pesquisas de mercado e gerassem seus leads via Neoway, a companhia percebeu que a descentralização de responsabilidades acabava deixado-os acomodados na prospecção própria e pouco inclinados a mudar a rotina para aprender a manusear a ferramenta e, desta forma, encontrar oportunidades no mercado.

Então, como engajar o time?

O primeiro passo para superar esse desafio foi reestruturar o projeto. “Os líderes passaram a ter rotinas de estudo e mapeamento do mercado. Eles ficaram responsáveis por gerar as listas de leads mais qualificados e distribuí-las entre os gerentes de conta. Estes, por sua vez, passaram a ter foco apenas no andamento das oportunidades por meio do Neoway Leads, que permite organizá-las e atualizar o status de cada uma em tempo real”, explica Caroline.

Com as listas já prontas e as informações da Plataforma Neoway, os gerentes puderam entender quais prospects abordar primeiro e priorizá-los. Além disso, foi possível estudar as particularidades de cada prospect para oferecer um atendimento personalizado e, desta forma, preparar previamente um discurso de vendas mais atrativo e eficiente. 

O próximo passo foi intensificar a agenda de treinamentos para que os colaboradores conhecessem todas as vantagens e aprendessem a utilizar todas as funcionalidades da solução da Neoway. Desta forma, o Santander pretende disseminar seu uso para, em breve, conseguir rodar toda a estratégia do segmento na plataforma de Big Data Analytics.

Além da visão mais completa dos resultados alcançados, a previsibilidade é outro destaque da ferramenta, segundo Caroline. “Consigo acompanhar o pipeline, ver quantas oportunidades estão próximas do fechamento e prever o valor que conseguiremos fechar no mês. Para o próximo ano, projetamos em torno de 5,5 milhões em receita vinda a partir da Plataforma, número que pode mudar devido ao cenário de retração atual.”, completa.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura