Como a Sankhya ajustou sua estratégia de prospecção de novos clientes utilizando as soluções Neoway

SCROLL DOWN

Além da complexidade, do alto valor investido e da quantidade de tempo gasto, essas ações traziam pouco retorno para um mercado no qual apenas 10% dos contatos gerava novos negócios.

Por isso, em 2015, a empresa pesquisou no mercado soluções que pudessem otimizar e alinhar os processos de prospecção em todas as suas unidades. Acabaram escolhendo a plataforma de Big Data Analytics da Neoway, que possibilitou o acesso a dados confiáveis de todas as empresas do Brasil.

Soluções

Com a plataforma Neoway, foi possível descobrir o perfil dos clientes que traziam mais retorno, acessar todos os CNPJs do país, encontrar outras empresas com o mesmo perfil e gerar uma lista de prospects em poucos minutos. Muitas empresas do ramo de distribuição, apesar de atenderem grandes marcas, sequer sinalizam seus centros logísticos, o que acabava dificultando a prospecção feita diretamente na rua.

“Sabíamos qual era nosso nicho, mas só descobrimos o perfil ajustando os filtros na plataforma Neoway com a ajuda do Customer Success. Antes, nós só íamos conhecer o perfil das empresas quando já estávamos em reunião, o que causava perda de oportunidades e frustração à equipe. A plataforma nos ajudou a entender as características dos nossos melhores clientes e encontrar rapidamente outras empresas parecidas”, explica Vinicius.

O apoio da Neoway também foi essencial para ajustar tanto a estratégia de outbound da Sankhya, com a ajuda da metodologia Receita Previsível, quanto a de inbound, principalmente ajudando a qualificar o lead e identificar a melhor solução a ser ofertada para cada perfil de cliente.

Organização

Outro ponto importante nas mudanças implementadas pela Sankhya foi a organização da distribuição de prospects. Para isso, a companhia contratou o módulo Leads e criou usuários em todas as unidades; desta forma, foi possível distribuir geograficamente as listas de leads geradas por meio da plataforma. “Demos fim à desorganização e conseguimos padronizar o processo entre todas as unidades”.

Quanto ao uso da ferramenta, a equipe não encontrou dificuldades. Em um primeiro momento, vídeos de poucos minutos foram gravados para ajudá-los a iniciar o projeto, mas logo os colaboradores se acostumaram. De acordo com Vinicius, “a recepção pela equipe de vendas não poderia ser melhor e hoje quase 80% da prospecção é feita por meio da plataforma Neoway.”

Estratégia complementar

Para dar mais precisão à estratégia de vendas, a Sankhya criou uma área de pré-qualificação de leads para entrar em contato com alguns clientes das listas extraídas da ferramenta, entender se as empresas realmente tem o perfil desejado e só então passar os prospects mais qualificados para a área comercial. Isso ajuda a melhorar a taxa de conversão, diminuindo os esforços e otimizando o tempo do time de vendas.

Há três anos, quando iniciou o projeto, a Sankhya possuía em torno de 15 unidades pelo país; neste período, obteve um crescimento de 66%. Em 2019, a expectativa é aumentar em 32% o número de novas unidades. Para manter o ritmo de expansão, a companhia continuará aliando Big Data Analytics à organização dos processos de prospecção e vendas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura