Amanco Wavin: Desafios e conquistas da estruturação de CRM

SCROLL DOWN

Resultado da união de uma das maiores empresas de tubos e conexões do Brasil e da líder na Europa para sistemas e soluções de tubulações plásticas,  a Amanco Wavin faz parte do Grupo Orbia – comunidade de empresas que trabalham juntas para enfrentar alguns dos desafios mais complexos do mundo. Entre os projetos mais prioritários da empresa nos últimos anos estava a estruturação de um CRM, dados e processo de vendas.

Isso porque, quando se trata do mercado de Construção Civil, quanto antes se sabe sobre o surgimento de uma nova obra e seus detalhes, mais cedo é possível entender os produtos necessários para a realização dela. Para uma empresa como a Amanco Wavin, isso significa um grande diferencial competitivo, pois possibilita que um técnico possa ir até o local, conheça o projeto e entenda os produtos que serão utilizados para tentar fazer uma proposta comercial antes dos concorrentes. 

Cenário 

Antes do projeto com a Neoway, a empresa de tubos e conexões já trabalhava com dados na área de prospecção, mas não eram estruturados e utilizados de forma estratégica. Isso impactava diretamente no mapeamento de novas obras do mercado imobiliário, industrial ou de infraestrutura, que não era feito da forma ideal. Também não tinham o controle de quais obras eram mais rentáveis e relevantes para o time comercial prospecta

  O processo de mapeamento de obras era realizado de forma individual e regionalizada por meio dos clientes (atacados e varejos de construtoras) e pelo time de serviços técnicos. No entanto, não havia uma abrangência nacional, padronização, nem acompanhamento direto. Cada profissional fazia do seu jeito, da sua maneira, sem métricas para balizar a performance. Assim, os resultados eram pouco claros, o que dificultava as tomadas de decisão e planos de ação.

Outra desafio encontrado era compreender a jornada do lead de ponta a ponta e mapear os resultados. A partir do momento que estavam dentro do projeto de uma obra,  a enfrentavam algumas dúvidas como “Eu ganhei ou perdi a venda de determinado produto? Se eu perdi, qual o motivo? Se ganhei,  qual foi o diferencial ou a linha de produto que me fez ganhar?” Eram perguntas que não sabiam responder. Não havia um acompanhamento da jornada do lead. 

Diante desses fatores, era difícil crescer a atuação em número de obras trabalhadas e, consequentemente, de ganhá-las efetivamente. Sem uma visão clara do processo, conforme citado acima, é muito difícil que uma empresa consiga trabalhar com novos projetos e clientes e conquistar o mercado em que atua.  

O que foi feito com a Neoway?

Em dezembro 2018, quando foi iniciado o projeto de estruturação de CRM junto a Neoway, foram realizados os primeiros estudos, a partir de dados referentes a obras em todo o país, e foi iniciada a geração de leads. Por meio da Plataforma Neoway, a Amanco Wavin pôde visualizar quantas obras existiam por região, quais seus valores, metragens, entre outras informações do projeto. 

Já no ano de 2019, foi quando consolidaram todos os dados obtidos a partir da tecnologia da Neoway em um painel (BI) de obras, que foi estruturado de acordo com região e valor. Começaram a fazer a prospecção de forma segmentada, dividindo em infraestrutura, industrial e imobiliária, e a calcular o potencial de PVC por obra, com base na junção das informações da Neoway (metragem, localização, etc) e de uma fórmula interna que já utilizavam. Assim, passaram a saber o valor de tubo/conexão ideal para cada obra. 

Outra melhoria implementada foi a análise de regiões de obras X potencial de vendas que, agora, possibilita que o time comercial direcione tempos e esforços específicos para cada projeto. A partir dessa análise, os vendedores conseguem priorizar obras com maior potencial e também por fase de atuação – outro dado disponibilizado pela Neoway. 

Para a Amanco Wavin, não adianta chegar em uma obra quando ela já está na etapa de “Fundação” ou, principalmente “Em estrutura”, visto que essa última é quando a hidráulica é instalada. Se os vendedores chegam nesse momento, o fornecedor e o produto, muito provavelmente, já estão definidos e não há mais o que fazer. Por isso, quanto antes a empresa chegar na obra, melhor, pois aumentam as chances de venda.

Uma das principais realizações do projeto foi a estruturação do CRM, que era uma das prioridades iniciais quando procuraram a Neoway. Agora, com os dados de marketing e vendas devidamente estruturados, puderam criar um funil de evolução e finalização do lead.  Hoje, a partir de um painel de BI embasado em dados da Neoway, já é possível entender em qual momento “perdem” uma obra – se foi no primeiro orçamento, para um determinado concorrente, porque não tinham certo produto. A partir disso, podem tomar decisões mais estratégicas, como: lançar produtos, melhorar preços ou priorizar outra região. 

Resultados do projeto

Quantitativo

  • ROI de 2.000% – referente ao investimento feito com a Neoway e o retorno do primeiro ano de projeto. (Hoje essa análise ainda não é feita de uma forma totalmente automatizada, mas já estão trabalhando nesse ponto).
  • Lucro Líquido de R$ 1,3 MM – a partir de obras que estavam na base da Neoway e o time comercial começou a prospectar. 

Qualitativos 

  • Todos os leads atualmente são gerados por meio da Plataforma Neoway” – o que garante maior clareza e segurança, já que é uma origem única e fiel de dados. 
  • Prospecção antecipada, antes da concorrência – o time comercial tem conhecimento das obras desde a etapa “Projeto”, o que permite que a Amanco encaminhe, com antecedência, alguém do serviço técnico/engenheiros para conhecer melhor o local.
  • Identificação de regiões de atuação com maior potencial de mercado – hoje a empresa não precisa mais “atacar” qualquer região. Podem evitar, por exemplo, ir em obras de menor valor agregado ou que exijam produtos que não sejam tão rentáveis para a Amanco. 
  • Alinhamento com a equipe de vendas – com a estruturação do CRM , hoje o time tem conhecimento de tudo que está acontecendo dentro da obra, bem como os resultados.
  • Acompanhamento de mercado, a partir de índices de construção MCC enviados periodicamente pela Neoway.
  • Retorno de informações estruturadas e relevantes para a empresa – por exemplo, é muito valioso para o time da Amanco entender que uma obra foi perdida para o concorrente X, porque ele tinha o preço Y, ou porque chegou na obra 3 dias antes do que ele.

Agora em 2020, o escopo do projeto será ampliado para que a estrutura do CRM esteja cada vez mais redonda, com processos mais eficientes que gerem novos insights e garantam melhores resultados e vantagens competitivas para a Amanco Wavin.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura