Como a Volkswagen Caminhões e Ônibus utilizou as soluções Neoway para prosperar na crise

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Em 2016, o setor de caminhões passava por uma crise histórica, alcançando 80% de ociosidade nas fábricas, segundo dados da Revista Exame, e queda de quase 30% nas vendas, passando de R$ 70,7 mil em 2015 para R$ 49 mil em 2016. Apesar de ser uma das maiores montadoras do país, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VW MAN) também sofreu os impactos dessa instabilidade e, por isso, precisou repensar o modo como fazia a prospecção de clientes.

Anteriormente, sua estratégia de vendas era muito focada nos clientes internos, ou seja, aqueles que já possuíam automóveis da marca. Com a crise, muitos passaram a cortar investimentos e adiar o momento de renovar ou aumentar a frota, por isso surgiu a necessidade de procurar novos leads no mercado. Foi neste período que a montadora decidiu utilizar a tecnologia para superar estes desafios, escolhendo a Neoway como parceira.

Com a plataforma Neoway e as informações de empresas do Brasil, a montadora pôde fazer análises que permitiram identificar seus melhores clientes – aqueles que traziam mais retorno com menos esforços -, entender o perfil deles e encontrar outras empresas com as mesmas características e potencial de compra.

Os conhecimentos gerados culminaram no Projeto Estoque, no qual a Volkswagen avaliou os caminhões que não tinham sido vendidos pelos concessionários e disponibilizou o contato de potenciais novos clientes para comprar cada tipo de caminhão em estoque. Para isso, foi feito um levantamento de todos os modelos concorrentes da VW MAN, a região de atuação do concessionário e uma pré-aprovação do crédito para enviar o lead mais quente possível.

Resultados

  • 20 mil leads distribuídos para os concessionários
  • 400 vendas realizadas
  • Ticket Médio de R$ 120 mil
  • Resultado financeiro do negócio: R$ 48 milhões

Dando sequência ao sucesso do projeto, a VW MAN criou uma área de pré-qualificação dos leads que tem a missão de entender a real necessidade de cada possível cliente e entregar apenas os leads mais qualificados para os concessionários, otimizando o tempo dos vendedores e encurtando o ciclo de compra dos consumidores.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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