6 Cs do Crédito: como essa análise de crédito é aplicada?

SCROLL DOWN

Índice

  • O que são os 6 Cs do Crédito?
    – Caráter
    – Capacidade
    – Capital
    – Condições
    – Colateral
    – Conglomerado
  • Qual a importância e as vantagens de aplicar os 6 Cs?
  • Como utilizar os 6 Cs na sua empresa com segurança na concessão de crédito, afinal?

A concessão de crédito é uma estratégia muito utilizada por empresas que desejam atrair novos clientes e fidelizar os mais antigos.

Embora em muitos casos seja um diferencial competitivo importante, a oferta de créditos e a negociação de valores e condições de pagamento facilitadas exigem planejamento para não expor a empresa a riscos desnecessários.

Seja para pessoas físicas ou jurídicas, a concessão de crédito é sempre uma tarefa que envolve riscos. 

Por isso, a análise de crédito é um recurso indispensável para dar mais segurança e confiabilidade ao processo, sobretudo quando a negociação é feita sem intermediários – situação em que a própria empresa concedente arca com as responsabilidades de cobrança da dívida e a potencial inadimplência na quitação dos valores.

Nesse cenário, um dos métodos mais utilizados para uma análise de crédito eficaz e segura são os 6 Cs do crédito

É uma série de critérios que tem como objetivo ajudar as empresas a traçar um perfil do seu cliente ideal e, a partir dele, avaliar os riscos que cada solicitante de crédito representa, direcionando a aprovação ou rejeição dos valores requisitados.

Assim, a aplicação dos 6 Cs do crédito na análise de risco visa a assegurar que a empresa irá receber de volta os recursos que está emprestando. 

Para isso, cada um desses critérios foca em avaliar um ponto específico do perfil de cada tomador de crédito, garantindo que ele tenha condições de arcar com a nova dívida que será assumida.

Neste post, veja o que são os 6 Cs do crédito, qual é a sua importância, sua relação com as políticas de crédito, como utilizá-los na sua empresa e como a Neoway pode auxiliar nesse processo.

O que são os 6 Cs do Crédito?

Caráter

O mais importante dos 6 Cs do crédito refere-se à avaliação do histórico financeiro de quem solicita o crédito, seja pessoa física ou jurídica. 

Aqui, é fundamental realizar uma varredura completa das suas transações anteriores, de modo a identificar o comportamento do solicitante, se quitou suas dívidas por completo e no prazo estipulado, ou seja, se tem o hábito de cumprir suas obrigações financeiras e contratuais.

Quando o pedido por crédito vem de uma empresa, pode-se incluir também uma análise dos perfis dos seus sócios, buscando verificar seu histórico, bem como sua idoneidade. 

Vale notar que, quando nos referimos a empresas iniciantes, esse é o principal ponto a ser avaliado, uma vez que essa pessoa jurídica ainda não possui um histórico no mercado que permita tirar conclusões mais concretas.

Todas essas informações podem ser obtidas junto a órgãos de proteção ao crédito, como SPC, Serasa, associações comerciais, Cadin, SINAD, entre outros.

Capacidade

Como o próprio nome sugere, a capacidade avalia se o solicitante tem como arcar com seus compromissos e efetivamente quitar suas dívidas, ou seja, se há margem para a contratação de novas parcelas e qual é o seu limite de endividamento.

Deve ser avaliado o perfil das dívidas que o tomador de crédito já possui e os vencimentos das obrigações já contratadas, já que isso pode comprometer sua capacidade de pagamento e levá-lo à inadimplência. Esses dados podem ser obtidos de diferentes formas.

A imagem mostra uma ilustração de uma mulher realizando uma compra. Há também um homem, o atendente. Ao fundo, há ícones financeiros (moedas, cartões de crédito) que representam tudo que ocorre numa negociação

Para pessoas físicas, comprovantes de renda, escritura de imóveis, IPVA, cargo e remuneração, estado civil e a declaração de imposto de renda podem ser utilizados para a análise.

Para as empresas, é importante observar o fluxo de caixa do solicitante, relatórios contábeis, se há ou não outras garantias que podem ser utilizadas para o pagamento do empréstimo, o tempo de vida da empresa, o setor em que atua. Além disso, é fundamental analisar o perfil de seus sócios e empregados, seu histórico de sucessos e fracassos, declarações financeiras e até mesmo como o crédito concedido será utilizado.

Capital

Outro dos 6 Cs do crédito, o capital diz respeito ao patrimônio e liquidez do solicitante de crédito, como forma de garantir que há bens que podem ser solicitados na Justiça no caso de inadimplência.

A análise deste ponto busca avaliar se o tomador dispõe de outros recursos, além do crédito que solicitou. 

Para isso, fatores como rentabilidade, nível de endividamento, patrimônio líquido dos sócios e da empresa devem ser observados, assim como o impacto da nova dívida nesse patrimônio.

Para essa análise, é importante consultar dados dos balanços da empresa, suas demonstrações financeiras (contracheques, declaração de imposto de renda etc.), fontes de financiamentos, liquidez, índice de endividamento, estrutura de  capital, entre outros aspectos que forem considerados relevantes.

Condições

As condições referem-se ao momento pelo qual passa a empresa solicitante de crédito; isto inclui a situação em que se encontra, as perspectivas do mercado e do setor em que atua, a conjuntura do cenário macroeconômico e se seus negócios estão em ascensão, queda ou estagnação.

Para essa análise, é preciso observar o histórico comercial de vendas da empresa, seu faturamento nos últimos meses, além de considerar o contexto econômico em que ela se está inserida – incluindo a situação dos seus parceiros e concorrentes.

Assim, se a empresa está em dificuldades, seus negócios estão enfraquecendo e suas dívidas aumentando, certamente não é o momento mais indicado para aprovar o crédito e assumir riscos.

Por outro lado, uma companhia em crescimento e com caixa em alta apresenta um perfil mais animador e o crédito pode ser liberado – a não ser que o empréstimo esteja sendo tomado para cobrir dívidas.

Colateral

Este integrante dos 6 Cs do crédito se refere às garantias que o solicitante pode dar em troca da concessão do empréstimo. 

Nesses casos, podem entrar ativos como móveis, maquinário, imóveis, estoque, hipotecas, contas a receber e quaisquer outros bens que deem segurança à instituição fornecedora de crédito de que o valor emprestado poderá, de uma forma ou de outra, ser quitado.

Quanto maior for a garantia apresentada, maiores são as chances de obtenção do crédito solicitado, uma vez que também são maiores as chances de a instituição recuperar o valor cedido – seja por decisão judicial ou não.

Outro ponto importante é que esta etapa geralmente envolve a presença de avalistas da negociação, que, em muitos casos, são os próprios sócios da empresa. 

Nesse sentido, vale lembrar que os bens em nome dos sócios e dos proprietários da empresa também podem ser utilizados como contrapartida durante a negociação.

Conglomerado

Adicionado posteriormente, o último dos 6 Cs do crédito geralmente é observado quando se trata da análise de crédito para pessoas jurídicas. É muito comum que a empresa solicitante faça parte de um conjunto maior de organizações. 

Por isso, é natural observar as circunstâncias gerais das demais companhias que fazem parte do conglomerado. Em outras palavras, o quanto a estrutura coletiva pode impactar os critérios de concessão e impedir ou proporcionar as condições ideais para a realização do negócio. 

Leia mais: Risco de crédito: como fazer análise e gestão de forma eficaz.

Qual a importância e as vantagens de aplicar os 6 Cs?

Um grupo de pessoas, formado por homens e mulheres, em uma reunião de negócios ao redor de uma mesa.]

Quando uma empresa atua com a concessão de crédito, a gestão de riscos é um fator primordial para ajudar a reduzir possíveis problemas e imprevistos. 

Isso porque ela consegue analisar melhor seus processos de empréstimo, contando com “filtros” que colaboram para uma melhor predição de possíveis inadimplências.

Assim, empresas que trabalham com a concessão de crédito usam esses cinco critérios para decidir se o solicitante está efetivamente elegível para o crédito requisitado e para determinar as taxas de juros, o prazo e os limites de crédito que serão fornecidos.

Os 6 Cs do crédito ajudam a determinar os riscos que cada cliente representa e a sua propensão em quitar a respectiva dívida em sua totalidade e no prazo estipulado.

Ao conhecer a aplicação de cada um dos critérios, a empresa terá uma melhor compreensão do que é necessário e como se preparar para a concessão do crédito.

Como resultado, é possível evitar problemas e gargalos no planejamento financeiro que aconteceriam em função de possíveis déficits causados por atrasos ou pela não quitação das dívidas por parte dos clientes. 

Com menos inadimplentes, é possível planejar-se melhor e cumprir com as metas estabelecidas.

Complemente a leitura com o podcast sobre como análises inteligentes mudaram o cenário de crédito com tecnologia de ponta.

O bate-papo reúne Guilherme Mendonça, vice-presidente de Parcerias Estratégicas da Neoway, e Berthier Ribeiro, CEO e um dos fundadores da Scudra sobre a relevância de análises inteligentes nesse processo.

6 Cs e a Política de Crédito: qual a relação?

A imagem mostra uma pessoa segurando um contrato sobre a mesa, enquanto outra segura uma caneta, prestes a assiná-lo.

Quando falamos em políticas de crédito, estamos nos referindo a um conjunto de normas estabelecidas pela empresa para viabilizar novos financiamentos e empréstimos para os seus clientes.

Cada organização define seus próprios critérios de acordo com sua realidade e com o que julga ser mais relevante para sua avaliação de crédito.

As políticas de crédito têm o objetivo de dar o equilíbrio necessário entre as metas financeiras da empresa e as necessidades dos seus clientes. 

Para isso, elas podem ser utilizadas de diferentes formas e com finalidades diversas, que podem variar desde a redução do risco de inadimplência ao aumento da carteira de clientes.

Empresas que querem expandir seus negócios, por exemplo, podem adotar políticas de crédito mais moderadas.

Já organizações bem consolidadas no mercado podem lançar mão de critérios mais rigorosos, para atuar somente junto a clientes com garantias sólidas.

E o que isso tem a ver com os 6 Cs do crédito? Cada um desses critérios de análise são elementos fundamentais de uma política de concessão de crédito que se propõe a ser eficiente e a atender os objetivos da organização.

Os 6 Cs do crédito têm como base uma série de metodologias objetivas e subjetivas para a análise de solicitantes. 

São esses elementos que vão guiar a criação das políticas de crédito de uma empresa, ajudando na definição dos padrões e dos prazos, além da política de cobrança e de concessão de descontos.

Como utilizar os 6 Cs na sua empresa com segurança na concessão de crédito, afinal?

A imagem mostra um homem de terno observando alguns documentos. Ao seu lado, uma mulher observa uma folha de papel.

Muitas instituições hesitam na hora de conceder crédito, já que, devido às altas taxas de inadimplência, boa parte das requisições acabam sendo recusadas. Mas não precisa ser dessa forma.

Com a aplicação dos 6 Cs do crédito, grandes empresas do setor financeiro mostraram que é possível reduzir riscos e negociar créditos e prazos com seus clientes.

Embora inicialmente voltada para instituições que atuam com avaliação de crédito, essa metodologia pode ser implantada nos mais diversos negócios, mostrando resultados igualmente eficientes. 

Os 6 Cs do crédito podem ser utilizados em, basicamente, duas frentes:

  • Análise de clientes: para oferecer condições de prazo e pagamento que visem diminuir os riscos de inadimplência e realizar uma negociação com mais segurança e confiabilidade.
  • Autoanálise: para que a empresa avalie sua própria capacidade de tomada de novos créditos e, quando necessário, adote medidas que ajudem a melhorar esse cenário.

Essas avaliações podem ser feitas com o auxílio de diferentes ferramentas de análise de crédito, que vão desde planilhas prontas ao uso de aplicativos e softwares específicos para a análise do perfil dos clientes.

Conclusão

Os 6 Cs do crédito são importantes aliados quando se fala de  análise de crédito eficiente e que traga segurança para as operações da empresa concedente. 

Ao se debruçar sobre os aspectos mais importantes a serem avaliados em cada solicitação de crédito, esses cinco critérios ajudam a organização a reduzir os riscos aos quais se expõe e a negociar apenas com aqueles clientes que ofereçam garantias suficientes de pagamento da dívida e cumprimento dos prazos estabelecidos.

Fale com nossos especialistas e conheça as soluções de Prevenção à Fraude, Mercado de Capitais e Marketing e Vendas da Neoway.

Soluções inteligentes para transformar seus dados em vantagens competitivas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura